19/08/2020

Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação

Criada pela Resolução da Diretoria Executiva nº 004/2020, a Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) do CLAEC é o órgão interno responsável pelo desenvolvimento e efetivação de políticas e projetos inerentes à pós-graduação lato e stricto sensu e também as ações vinculadas a pesquisa no âmbito institucional.

Estando sob sua responsabilidade, as seguintes ações (clique no nome para conhecer):

  1. Coordenação e Presidência do Comitê Científico.
  2. Coordenação do Programa de Iniciação Científica (PROIC).
  3. Coordenação e Presidência do Comitê Institucional de Iniciação Científica (COIIC).
  4. Representação junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do CLAEC.
  5. Coordenação da área de pós-graduação.
  6. Coordenação da área de pesquisa e pesquisadores.
  7. Coordenação das Linhas de Pesquisas.
  8. Coordenação do Grupo de Pesquisa central do CLAEC junto ao CNPq.
  9. Guardar e fazer cumprir o Regimento Interno de Pesquisa e Pós-Graduação do CLAEC.

Contato: cppg@claec.org


Conheça a equipe de coordenação:


Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação: Dra. Cristiane Dambrós (Brasil)

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e doutorado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016), com doutorado-sanduíche na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real – Portugal.. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão de Recursos Hídricos e Geografia Agrária e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, gestão de recursos hídricos, análise integrada da paisagem, patrimônios naturais e culturais.

E-mail: cristianedambros@claec.org

Coordenadora Adjunta de Pós-Graduação: Dra. Betania Maciel (Brasil)

Possui Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP (2002), mestrado profissionalizante Master em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação e Cultura pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Université de Sherbrooke, Canadá (1994), especialização em associativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (1982). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – POSMEX na Universidade Federal Rural de Pernambuco, professora titular e pesquisadora do Grupo ESUDA de Interlocução Acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em metodologia de ensino e pesquisa e metodologias ativas, atuando principalmente nos temas: educação, comunicação e cultura, comunicação científica e tecnológica, processos comunicacionais, folkcomunicação e desenvolvimento local. Ex presidente e Membro do conselho deliberativo da Rede Folkcom – Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação da Cátedra Unesco-UMESP de comunicação para o desenvolvimento regional. Prêmio Luiz Beltrão 2012 categoria: liderança emergente.

E-mail: betaniamaciel@claec.org

Coordenadora Adjunta de Pesquisa: Dra. Nadja Maria Mourão (Brasil)

Doutora em Design, pelo PPGD/UEMG, Linha de pesquisa: Cultura, Gestão e Processos em Design, Título da Tese: Tecnologias Sociais: Diretrizes para Empreendimentos Criativos. Possui mestrado em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2011). Pós-Graduação em Arte Educação pela FAE/UEMG – Faculdade de Educação (1999). Graduação em Design de Ambientes pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho – Escola de Artes Plásticas (1994). Atualmente é pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura. Professora Titular da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Estudos em Design, Comunidades, Tecnologias Sociais e Iniciativas Sustentáveis (DECTESIS) e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Design, Identidade e Território. É consultora e gestora de projetos solidários, socioculturais e ambientais, em APLs – Arranjos Produtivos Locais, empreendimentos criativos. Atuante em projetos comerciais de Design de Ambientes e do Sebraetec/MG. É coordenadora de projetos e membro do CEDTec – Centro de Estudos de Design e Tecnologia da Escola de Design/UEMG – Linha de Pesquisa: Design, Inovação e Tecnologia – Design inclusivo e Tecnologia Social. É membro de criação e execução da Tecnologia Social Librário. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Design, Sustentabilidade e Inclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo Social e Cultural, Comunidades, Identidade e Cultura.

E-mail: nadjamourao@claec.org


Documentos da CPPG:


Regimentos:
Portarias:
Editais:

CNPq CLAEC   

plugins premium WordPress