20/05/2019

Linhas de Pesquisa

A atividade de pesquisa do CLAEC é desenvolvida por meio de quatro linhas:

Linha 1: Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais

O objetivo dessa linha de pesquisa está no aprofundamento teórico (Antropologia, História, Geografia, Sociologia, Educação, Letras, Direito, Economia e Filosofia) e no desenvolvimento de metodologias que permitam a construção e a proposição de estratégias e ações vinculadas às Ciências Humanas e Sociais. As diferentes espacialidades da América Latina permitiram amplitude nas pesquisas, como por exemplo, o pensamento decolonial, economias criativas, estruturas políticas e educacionais e desenvolvimento cultural.

Líder: Profa. Dra. Célia Foster Silvestre (Brasil)

Linha 2: Linguística, Literatura, Artes e Cultura Latino-Americana

Esta linha de pesquisa tem o objetivo desenvolver estudos que envolvam Artes (em todas as suas especialidades), Linguística Aplicada, Comunicação, Mídias, Gestão e Produção Cultural, Desenvolvimento da Informação. Dessa forma, busca-se identificar e compreender a realidade Latino-americana, respeitando suas singularidades e particularidades, além de alicerçar propostas eficientes que contribuam a todas as representações socais.

Líder: Profa. Dra. Nádia Saito (Reino Unido)

Linha 3: Dinâmicas socioterritoriais e culturais da/na América Latina

Nessa linha de pesquisa tem-se como base a análise de mudanças na multidimensionalidade e na multiescalaridade, priorizando as dinâmicas territoriais, culturais e políticas que definem modelos de desenvolvimento e novas formas de produção que refletem movimentos socioterritoriais, cidades, campo, integração e representações culturais, movimentos sociais e populacionais, paisagens e patrimônios culturais.

Líder: Profa. Ma. Ana Célia Carneiro Oliveira (Brasil)

Linha 4: Educação, Sociedades Globais e Direitos Humanos

A linha de pesquisa se constitui no desenvolvimento de estudos sobre processos ensino-aprendizagens, formação de educadores, avaliação e proposição de políticas educacionais que contribuam na diminuição das desigualdades sociais. Também investigará elementos que constituem as sociedades globais abrangendo direitos humanos, democracia, trabalho, justiça social, direitos e relações internacionais.

Líder: Prof. Dr. Ronaldo Martins Gomes (Brasil)


Coordenação de Pesquisa

[email protected]

 

Coordenadora: Cristiane Dambrós (Brasil)

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e doutorado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016), com doutorado-sanduíche na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real – Portugal.. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão de Recursos Hídricos e Geografia Agrária e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, gestão de recursos hídricos, análise integrada da paisagem, patrimônios naturais e culturais.

E-mail: [email protected]

 

Coordenadora Adjunta: Betania Maciel (Brasil)

Possui Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP (2002), mestrado profissionalizante Master em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação e Cultura pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Université de Sherbrooke, Canadá (1994), especialização em associativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (1982). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – POSMEX na Universidade Federal Rural de Pernambuco, professora titular e pesquisadora do Grupo ESUDA de Interlocução Acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em metodologia de ensino e pesquisa e metodologias ativas, atuando principalmente nos temas: educação, comunicação e cultura, comunicação científica e tecnológica, processos comunicacionais, folkcomunicação e desenvolvimento local. Ex presidente e Membro do conselho deliberativo da Rede Folkcom – Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação da Cátedra Unesco-UMESP de comunicação para o desenvolvimento regional. Prêmio Luiz Beltrão 2012 categoria: liderança emergente.

E-mail: [email protected]

 

Coordenadora Adjunta: Nadja Maria Mourão (Brasil)

Doutora em Design, pelo PPGD/UEMG, Linha de pesquisa: Cultura, Gestão e Processos em Design, Título da Tese: Tecnologias Sociais: Diretrizes para Empreendimentos Criativos. Possui mestrado em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2011). Pós-Graduação em Arte Educação pela FAE/UEMG – Faculdade de Educação (1999). Graduação em Design de Ambientes pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho – Escola de Artes Plásticas (1994). Atualmente é pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura. Professora Titular da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Estudos em Design, Comunidades, Tecnologias Sociais e Iniciativas Sustentáveis (DECTESIS) e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Design, Identidade e Território. É consultora e gestora de projetos solidários, socioculturais e ambientais, em APLs – Arranjos Produtivos Locais, empreendimentos criativos. Atuante em projetos comerciais de Design de Ambientes e do Sebraetec/MG. É coordenadora de projetos e membro do CEDTec – Centro de Estudos de Design e Tecnologia da Escola de Design/UEMG – Linha de Pesquisa: Design, Inovação e Tecnologia – Design inclusivo e Tecnologia Social. É membro de criação e execução da Tecnologia Social Librário. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Design, Sustentabilidade e Inclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo Social e Cultural, Comunidades, Identidade e Cultura.

E-mail: [email protected]


Como participar?

Se você já é um pesquisador/a colaborador/a ou pesquisador/a associado/a do CLAEC entre em contato com a Coordenação de Pesquisa solicitando seu registro em uma das linhas, grupos e projetos vigentes.

Se você deseja integrar a rede e não possui vinculação com o CLAEC utilize o formulário de associação para cumprir as etapas prévias de participação.

Modalidade

Virtual e vinculado a atividades da Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura (ELACult) e da Editora CLAEC.


CNPq CLAEC