20/05/2019

Linhas de Pesquisa

A política institucional de pesquisa do CLAEC é desenvolvida por meio de quatro linhas de pesquisa. Clique sobre o nome da linha para conhecer seus membros e grupos de pesquisas.

 

Linha 1: Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais

O objetivo dessa linha de pesquisa está no aprofundamento teórico (Antropologia, História, Geografia, Sociologia, Educação, Letras, Direito, Economia e Filosofia) e no desenvolvimento de metodologias que permitam a construção e a proposição de estratégias e ações vinculadas às Ciências Humanas e Sociais. As diferentes espacialidades da América Latina permitiram amplitude nas pesquisas, como por exemplo, o pensamento decolonial, economias criativas, estruturas políticas e educacionais e desenvolvimento cultural.

 

Linha 2: Linguística, Literatura, Artes e Cultura Latino-Americana

Esta linha de pesquisa tem o objetivo desenvolver estudos que envolvam Artes (em todas as suas especialidades), Linguística Aplicada, Comunicação, Mídias, Gestão e Produção Cultural, Desenvolvimento da Informação. Dessa forma, busca-se identificar e compreender a realidade Latino-americana, respeitando suas singularidades e particularidades, além de alicerçar propostas eficientes que contribuam a todas as representações socais.

 

Linha 3: Dinâmicas socioterritoriais e culturais da/na América Latina

Nessa linha de pesquisa tem-se como base a análise de mudanças na multidimensionalidade e na multiescalaridade, priorizando as dinâmicas territoriais, culturais e políticas que definem modelos de desenvolvimento e novas formas de produção que refletem movimentos socioterritoriais, cidades, campo, integração e representações culturais, movimentos sociais e populacionais, paisagens e patrimônios culturais.

 

Linha 4: Educação, Sociedades Globais e Direitos Humanos

A linha de pesquisa se constitui no desenvolvimento de estudos sobre processos ensino-aprendizagens, formação de educadores, avaliação e proposição de políticas educacionais que contribuam na diminuição das desigualdades sociais. Também investigará elementos que constituem as sociedades globais abrangendo direitos humanos, democracia, trabalho, justiça social, direitos e relações internacionais.