24/04/2019

Diretorias Regionais

SUBSEDE ARGENTINA:

Diretor Regional: Rafael Henrique Cruz de Sousa (Brasil – Argentina)

É doutorando em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO Argentina), pesquisador convidado da área de Comunicação e Cultura da instituição, co-realizador da Pública Argentina e Coordenador Administrativo da Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura (ELACult).
Integrou a equipe de Novas Mídias do Centro Paulista de Rádio e TV Educativas (Rádio e TV Cultura de São Paulo) e de Informação e Estatística Cultural do Ministerio de Cultura de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires e do Sistema de Información Cultural de la Argentina (SInCA), do Ministerio de Cultura de la Nación.
Se dedica a estudos relacionados à economia política da comunicação e da cultura.

SUBSEDE URUGUAI:

Diretora Regional: Tânia Rodriguez Ravera (Uruguai)

Diretora da Subsede do CLAEC no Uruguai. Graduada do Curso de Historia com enfase na América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Foi bolsista do Programa de Monitoria da UNILA, na disciplina Fundamentos da América Latina I. Entre outros projetos, foi voluntaria como educadora no Projeto de Extensão da Prof. Dra. Andreia Moassab "Educação para a Cidadania e o Territorio", e bolsista do projeto de iniciacao cientifica "ANÁLISE DO IMPACTO DA EDUCAÇÃO PARA O TERRITÓRIO NA CONSOLIDAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS A PARTIR DE ESTUDO DE CASO EM FOZ DO IGUAÇU". No final do ano 2014 defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) titulado: "Entre los muros de la transición democrática: privados de libertad – Carandirú (1988-1993)", com a orientação da Prof. Dra. Tereza Spyer. Foi representante discente no Colegiado de Professores do curso de Historia – América Latina e representante estudiantil titular no Conselho Universitario da UNILA. É Magister em Integração Contemporánea de América Latina pelo PPG-ICAL, também na UNILA, com sua dissertação titulada "Violencias e (in) seguridades institucionalizadas: la baja de la edad de imputabilidad penal en Uruguay y Brasil (2012 ? 2016)". Pesquisa temas relacionados à violência, direitos humanos, punitivismo, encarceramento, setores populares, trabalho e América Latina.

Diretora Regional: Manuella Sampaio da Silva (Uruguai)

Diretora da Subsede do CLAEC no Uruguai. Mestranda em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pampa (2014). Técnica em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete-RS (2009). É integrante do grupo de pesquisa Relações de Fronteira: história, política e cultura na tríplice fronteira Brasil, Argentina e Uruguai da Universidade Federal do Pampa. Tem interesse e desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: História Contemporânea da América Latina, Memória social, História oral e Ditaduras militares do século XX no Cone Sul.

Endereço: Calle Libres, esquina Calle General Flores, nº 1610, apartamento 08, Ciudad de Montevideo, departamento de Montevideo, Uruguai, Código Postal: 11.800.

Site: www.claec.org/uruguay

SUBSEDE RIO DE JANEIRO:

Diretora Regional: Isabel Cristina Chaves Lopes (Brasil)

Profª Associado I da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Serviço Social: Serviço Social, fundamentos e prática profissional, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da PUC/SP (2014). Mestre em Serviço Social, política social e trabalho pela UERJ (2002). Especialista em Serviço Social Contemporâneo pela UFF (1996). Graduada em Serviço Social pela UFF (1989). Atuações profissionais: assistente social no Projeto de Habitação Popular da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (1991). Exercício de docência junto ao ensino fundamental público estadual, como alfabetizadora, no Centro Integrado de Educação Pública (1986-1992). Exercício da docência no magistério superior (1992 até o momento)., Coordenadora do Nediger (Núcleo de Estudos em Ética e Desigualdades de Gênero, Etnia e Racismo) e do Nucems (Núcleo de Estudos em Cultura, Educação e Movimentos Sociais) ambos da Universidade Federal Fluminense. Experiência e interesse nos seguintes temas: Intervenção Profissional do Serviço Social; Metodologia de ensino superior; Gestão acadêmica no ensino superior ( Vice- coordenadora de curso, Coordenação de estágio profissional, Coordenação de extensão universitária); Política pública para a infância e adolescência; Política pública de educação e Serviço Social; Cultura e movimentos sociais; Direitos Humanos e diversidade social; Ética e Serviço Social; Educação e comunicação digital; Arte e processos formativos emancipatórios; Mobilização e organização comunitária de mulheres; Controle social , capacitação política e participação popular.

Endereço: Avenida São João da Barra, nº 1261, Parque Califórnia, Campos dos Goytacazes/RJ, CEP: 28015-471.

Site: www.claec.org/rj

SUBSEDE RIO GRANDE DO SUL:

Diretor Regional: Agnaldo Mesquita de Lima Junior (Brasil)

Licenciado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Jaguarão. Mestre pelo Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador Regional do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC no Rio Grande do Sul. Editor assistente da Editora CLAEC. Coordenador acadêmico da Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura ? ELACult. Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos em Educação Ciência e Cultura (NEC/CE/UFSM), como membro do Grupo de Pesquisa e Extensão INOVAEDUC – Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores.

Diretor Regional: Icaro Vasques Inchauspe (Brasil)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR). Bacharel em Produção e Política Cultural pela Universidade Federal do Pampa (2016). Atualmente pesquisa na área da Antropologia Urbana com temáticas que versam sobre temporalidades das cidades com o enfoque em dinâmicas de produção da cidade através da memória coletiva; e da sua criatividade no espaço urbano a partir de expressões e manifestações artísticos-culturais, culturas juvenis e redes de sociabilidades. Tem interesse também em áreas da Antropologia da Educação e do Trabalho.

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 377, Anexo CAJUJA, Centro, Jaguarão/RS, CEP: 96300-000.

Site: www.claec.org/rs