23/05/2018

Diretoria Executiva

Clique no nome para acessar o currículo.
DIRETOR-PRESIDENTE: Bruno César Alves Marcelino (Brasil)

Doutorando no Programa de Pós-graduação binacional em Estudos Sociais Interdisciplinários de Europa e América Latina (2019-2025), área de investigação em Estudos Socioculturais e Sociopolíticos ofertado pelo Institut für Politik- und Verwaltungswissenschaften (Instituto de Ciências Políticas e Administrativas) da Universität Rostock (Alemanha) e pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata (Argentina) em cotutela com o Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (Brasil), com bolsa de estudos do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e auxílio financeiro do Centro Universitário Argentino-Alemão (CUAA-DAHZ). Mestre em Integração Contemporânea da América Latina – ICAL (2016-2018), linha de pesquisa em Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais pelo Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política – ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, sendo bolsista do Programa de Demanda Social da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Bacharel em Produção e Política Cultural (2012-2015) pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, sendo bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Produção e Política Cultural. Diretor-Presidente e Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC, Editor-chefe da Editora CLAEC e da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (Qualis-CAPES – B2), organizador das edições do livro e-book Dossiê Cultura em Foco, Coordenador Geral da Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura – ELACult. Membro do Grupo de Pesquisa Dinâmicas socioterritoriais e culturais da/na América Latina do CLAEC. Pesquisador Visitante no Instituto Iberoamericano de Berlim (Alemanha) e no Instituto Universitario de Investigación en Estudios Latinoamericanos (IELAT) da Universidad de Alcalá (Espanha). Tem experiência e interesse nas áreas de Estudos culturais em regiões de fronteira; Integração cultural latino-americana; Movimentos sociais e políticas públicas; Políticas culturais e Produção e gestão cultural.

E-mail: [email protected]

DIRETOR VICE-PRESIDENTE: Agnaldo Mesquita de Lima Junior (Brasil)

Licenciado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Jaguarão. Mestre pelo Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador Regional do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC no Rio Grande do Sul. Editor assistente da Editora CLAEC. Coordenador acadêmico da Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura – ELACult. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa “DIALOGUS: educação, formação e humanização com Paulo Freire”.

E-mail: [email protected]

DIRETORA VICE-PRESIDENTE: Cristiane Dambrós (Brasil)

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e doutorado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016), com doutorado-sanduíche na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real – Portugal.. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão de Recursos Hídricos e Geografia Agrária e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, gestão de recursos hídricos, análise integrada da paisagem, patrimônios naturais e culturais.

E-mail: [email protected]

DIRETOR VICE-PRESIDENTE: Rafael Henrique Cruz de Sousa (Argentina)

É doutorando em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO Argentina) e pesquisador convidado da área de Comunicação e Cultura da instituição. Integrou a equipe de Novas Mídias do Centro Paulista de Rádio e TV Educativas (Rádio e TV Cultura de São Paulo), de Informação e Estatística Cultural do Ministerio de Cultura de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires e do Sistema de Información Cultural de la Argentina (SInCA), do Ministerio de Cultura de la Nación. Se dedica a estudos relacionados à economia política da comunicação e da cultura.

E-mail: [email protected]