23/05/2018

Diretoria Executiva

Clique no nome para acessar o currículo.
DIRETOR-PRESIDENTE: Bruno César Alves Marcelino (Brasil)

Doutorando no Programa de Pós-graduação binacional em Estudos Sociais Interdisciplinários de Europa e América Latina (2019-2023), área de investigação em Estudos Socioculturais ofertado pelo Institut für Politik- und Verwaltungswissenschaften (Instituto de Ciências Políticas e Administrativas) da Universität Rostock (Alemanha) e pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata (Argentina), com auxílio financeiro do Centro Universitário Argentino-Alemão (CUAA-DAHZ). Cursando especialização em Epistemologías del Sur (2019-2020) pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Mestre em Integração Contemporânea da América Latina – ICAL (2016-2018), linha de pesquisa em Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais pelo Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política – ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, sendo bolsista do Programa de Demanda Social da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Bacharel em Produção e Política Cultural (2012-2015) pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, sendo bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Produção e Política Cultural. Diretor-Presidente e Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC, Editor-chefe da Editora CLAEC e da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (Qualis-CAPES – B2), organizador das edições do livro e-book Dossiê Cultura em Foco, Coordenador Geral da Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura – ELACult. Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade Feevale, na linha de pesquisa: Dinâmicas da cultura e conflitos sociais. Tem experiência e interesse nas áreas de Estudos culturais em regiões de fronteira; Integração cultural latino-americana; Movimentos sociais e políticas públicas; Políticas culturais e Produção e gestão cultural.

DIRETOR VICE-PRESIDENTE: Agnaldo Mesquita de Lima Junior (Brasil)

Licenciado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – Campus Jaguarão. Mestre pelo Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador Regional do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC no Rio Grande do Sul. Editor assistente da Editora CLAEC. Coordenador acadêmico da Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura – ELACult. Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos em Educação Ciência e Cultura (NEC/CE/UFSM), como membro do Grupo de Pesquisa e Extensão INOVAEDUC – Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores.

DIRETOR VICE-PRESIDENTE: Icaro Vasques Inchauspe (Brasil)

Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (2019). Membro do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR). Bacharel em Produção e Política Cultural pela Universidade Federal do Pampa (2016). Atualmente vem trabalhando na área da Antropologia Urbana com temáticas que versam sobre a temporalidade das cidades com o enfoque em dinâmicas de produção da cidade e da criatividade no espaço urbano com as seguintes áreas: memória coletiva, itinerários urbanos, deslocamentos, patrimônio industrial, expressões e manifestações artísticos-culturais, lazer, culturas juvenis, redes de sociabilidades.

DIRETORA VICE-PRESIDENTE: Juliana Porto Machado (Brasil)

Bacharel em Produção e Política Cultural (2012-2015) pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa, sendo bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Produção e Política Cultural (2013-2016). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPEL- Universidade Federal de Pelotas/2018. Bolsista CAPES ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desde 2016-2018. Membro do grupo de pesquisa, Relações de Fronteira: História, Política e cultura na tríplice aliança,Brasil, Argentina e Uruguai. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Diretora Vice-Presidente do Instituto Conexão Sociocultural desde 2015 e Diretora Vice-Presidente do Centro Latino Americano de Estudos em Cultura-CLAEC. Tem interesse nas áreas de Patrimônio Material e Imaterial Rural e Urbano, desenvolvimento rural, Identidade, Tradição, Memórias e Culturas Populares.