20/05/2019

Linhas de Pesquisa

As atividades de pesquisa do CLAEC são desenvolvida por meio de quatro linhas:

Linha 1: Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais


O objetivo dessa linha de pesquisa está no aprofundamento teórico (Antropologia, História, Geografia, Sociologia, Educação, Letras, Direito, Economia e Filosofia) e no desenvolvimento de metodologias que permitam a construção e a proposição de estratégias e ações vinculadas às Ciências Humanas e Sociais. As diferentes espacialidades da América Latina permitiram amplitude nas pesquisas, como por exemplo, o pensamento decolonial, economias criativas, estruturas políticas e educacionais e desenvolvimento cultural.

Líder: Profa. Dra. Célia Foster Silvestre (Brasil)

Integrantes: Ahtziri Molina Roldán, Bruno Marcelino, Célia Maria Foster Silvestre, Célia Souza da Costa, Chryslen Mayra Barbosa Gonçalves, Cristiane Dambrós, Diógenes Braga Ramos, Elizeu Pinheiro da Cruz , Felipe de Proença, Fernando Vieira da Cruz, Flavia Neves de Oliveira Castro, Giovani Orso Borile, Isabel Cristina Chaves Lopes, José Reinaldo Felipe Martins Filho, Lucas da Silva Martinez, Mariana Aparecida dos Santos Panta, Maysa Mayara Costa de Oliveira, Nadja Maria Mourão, Nathan Dourado, Rafael Henrique Cruz de Sousa, Raildis Azevedo Avelino , Rodrigo Sanches Peres, Ronaldo Martins Gomes e Walkyria Chagas da Silva. 

 

Linha 2: Linguística, Literatura, Artes e Cultura Latino-Americana


Esta linha de pesquisa tem o objetivo desenvolver estudos que envolvam Artes (em todas as suas especialidades), Linguística Aplicada, Comunicação, Mídias, Gestão e Produção Cultural, Desenvolvimento da Informação. Dessa forma, busca-se identificar e compreender a realidade Latino-americana, respeitando suas singularidades e particularidades, além de alicerçar propostas eficientes que contribuam a todas as representações socais.

Líder: Profa. Dra. Nádia Saito (Reino Unido)

Integrantes: Adriana Mota Bastos, Alessandra Sagica Gonçalves, Betania Maciel, Danilo Espindola Catalano, Djalma Thürler, Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque, Fernando Vieira da Cruz, Ida Maria Morales Marins, Jarson da Silva, José Reinaldo Felipe Martins Filho, José Serafim Bertoloto, Karin Helena Antunes de Moraes, Nadia Saito, Rosa Amélia Barbosa e Sonia Alessandra Barbosa.

 

Linha 3: Dinâmicas socioterritoriais e culturais da/na América Latina


Nessa linha de pesquisa tem-se como base a análise de mudanças na multidimensionalidade e na multiescalaridade, priorizando as dinâmicas territoriais, culturais e políticas que definem modelos de desenvolvimento e novas formas de produção que refletem movimentos socioterritoriais, cidades, campo, integração e representações culturais, movimentos sociais e populacionais, paisagens e patrimônios culturais.

Líder: Profa. Ma. Ana Célia Carneiro Oliveira (Brasil)

Integrantes: Alessandra Sagica Gonçalves, Aline Moschen de Andrade, Ana Célia Carneiro Oliveira, Ângela M. B. Ribeiro, Célia Souza da Costa, Cristiane Dambrós, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, Elizeu Pinheiro da Cruz, Gabriel Dib Daud De Vuono, Isabel Cristina Chaves Lopes, Júlio Ernesto Souza de Oliveira, Luciana Mendes dos Santos, Marcos Roberto Pisarski Junior, Nathan Dourado, Veronica Diaz Rocha, Walkyria Chagas da Silva e Weldy Saint-Fleur.

 

Linha 4: Educação, Sociedades Globais e Direitos Humanos


A linha de pesquisa se constitui no desenvolvimento de estudos sobre processos ensino-aprendizagens, formação de educadores, avaliação e proposição de políticas educacionais que contribuam na diminuição das desigualdades sociais. Também investigará elementos que constituem as sociedades globais abrangendo direitos humanos, democracia, trabalho, justiça social, direitos e relações internacionais.

Líder: Prof. Dr. Ronaldo Martins Gomes (Brasil)

Integrantes: Alessandra Sagica Gonçalves, Alexandre Ribeiro Aquino, Célia Maria Foster Silvestre, Celso Gabatz, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, Fábio Hoffmann, Felipe de Proença, Felipe Eloy Teixeira Albuquerque, Fernando Vieira da Cruz, Iza Reis Gomes Ortiz, Joséli Fiorin Gomes, Lucas da Silva Martinez, Marcus Fernando da Silva Praxedes, Nadja Mourão, Renata Peixoto de Oliveira, Rodrigo Koch, Ronaldo Martins Gomes, Rubens Lacerda de Sá e Walkyria Chagas da Silva.

 


Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação

www.claec.org/institucional/cppg

[email protected]

Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação: Dra. Cristiane Dambrós (Brasil)

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e doutorado em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2016), com doutorado-sanduíche na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real – Portugal.. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Gestão de Recursos Hídricos e Geografia Agrária e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, gestão de recursos hídricos, análise integrada da paisagem, patrimônios naturais e culturais.

E-mail: [email protected]

 
Coordenadora Adjunta de Pós-Graduação: Dra. Betania Maciel (Brasil)

Possui Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP (2002), mestrado profissionalizante Master em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação e Cultura pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Université de Sherbrooke, Canadá (1994), especialização em associativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (1982). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – POSMEX na Universidade Federal Rural de Pernambuco, professora titular e pesquisadora do Grupo ESUDA de Interlocução Acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em metodologia de ensino e pesquisa e metodologias ativas, atuando principalmente nos temas: educação, comunicação e cultura, comunicação científica e tecnológica, processos comunicacionais, folkcomunicação e desenvolvimento local. Ex presidente e Membro do conselho deliberativo da Rede Folkcom – Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação da Cátedra Unesco-UMESP de comunicação para o desenvolvimento regional. Prêmio Luiz Beltrão 2012 categoria: liderança emergente.

E-mail: [email protected]

 
Coordenadora Adjunta de Pesquisa: Dra. Nadja Maria Mourão (Brasil)

Doutora em Design, pelo PPGD/UEMG, Linha de pesquisa: Cultura, Gestão e Processos em Design, Título da Tese: Tecnologias Sociais: Diretrizes para Empreendimentos Criativos. Possui mestrado em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2011). Pós-Graduação em Arte Educação pela FAE/UEMG – Faculdade de Educação (1999). Graduação em Design de Ambientes pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho – Escola de Artes Plásticas (1994). Atualmente é pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura. Professora Titular da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Estudos em Design, Comunidades, Tecnologias Sociais e Iniciativas Sustentáveis (DECTESIS) e Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Design, Identidade e Território. É consultora e gestora de projetos solidários, socioculturais e ambientais, em APLs – Arranjos Produtivos Locais, empreendimentos criativos. Atuante em projetos comerciais de Design de Ambientes e do Sebraetec/MG. É coordenadora de projetos e membro do CEDTec – Centro de Estudos de Design e Tecnologia da Escola de Design/UEMG – Linha de Pesquisa: Design, Inovação e Tecnologia – Design inclusivo e Tecnologia Social. É membro de criação e execução da Tecnologia Social Librário. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Design, Sustentabilidade e Inclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: Design, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo Social e Cultural, Comunidades, Identidade e Cultura.

E-mail: [email protected]


Como participar?

Se você já é um pesquisador/a colaborador/a ou pesquisador/a associado/a do CLAEC entre em contato com a Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação solicitando seu registro em uma das linhas, grupos e projetos vigentes.

Se você deseja integrar a rede e não possui vinculação com o CLAEC utilize o formulário de associação para cumprir as etapas prévias de participação.

Modalidade

Virtual e vinculado as atividades da Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura (ELACult) e da Editora CLAEC.


CNPq CLAEC