Obs.: Solicitamos que antes de enviar o seu trabalho, leia atentamente o Regulamento Geral de Inscrições e as normas para produção do resumo expandido e do relato de experiência.

LISTA DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: DE 12/03/2018 ATÉ 21/05/2018

INFORMAÇÕES GERAIS:

A segunda edição do SEMLACult apresenta algumas modificações frente à edição passada.

O evento conta com duas categorias de trabalhos: Resumos Expandidos e Relatos de Experiências.

Haverá simpósio específico para apresentação de trabalhos de graduandos, mesmo que em co-autoria com graduados ou mais (Simpósio Temático 10 – Jovens Pesquisadores – Temática Livre).

Estima-se que cada comunicador tenha entre 10 e 15 minutos para se apresentar. Recomendamos que apresentações em slides sejam salvas em formato .pdf para evitar problemas de compatibilidade que possam prejudicar a apresentação. Será disponibilizado aos apresentadores Data-Show e Power-Point.

Garantindo maior difusão dos temas e debates proporcionados pelo evento,  todos os trabalhos submetidos no evento poderão ser apresentados nas seções de apresentação dos Simpósios Temáticos. Os mini resumos dos resumos expandidos e relatos de experiências enviados serão publicados no site do evento em formato de Caderno de Resumos e receberão código ISBN. Os resumos expandidos/relatos de experiências serão avaliados pelos coordenadores dos ST’s, recebendo o conceito de “aceito” e “aceito com modificações”, sendo a publicação nos Anais, condicionada a apresentação do trabalho e a realização das alterações solicitadas pelos coordenadores, os resumos expandidos/relatos de experiências apresentados e corrigidos serão publicados na forma de Anais no Sistema Online de Apoio a Eventos do CLAEC – SOAE (eventos.claec.org) e receberão código ISBN/ISSN.

Haverá a publicação dos Artigos Completos na modalidade de capítulo de livro em um e-book denominado “Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atual – Coletânea de artigos do II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura” registrado no ISBN. Os artigos dos trabalhos destaques de cada Simpósio Temático(ST) escolhidos pelos coordenadores dos ST’s, além de comporem o e-book, serão publicados em uma edição especial da revista RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade e-ISSN 2525-7870 (relacult.claec.org/) e receberão código DOI.

Os comunicadores deverão selecionar um Simpósio Temático para a apresentação do trabalho. Em caso de esgotamento de vagas no ST escolhido, à Comissão Organizadora reserva-se o direito de realocar o trabalho em outro ST que possua vaga e tenha temática correlata.

Em caso de desistência, solicitamos ao comunicador que informe a Comissão com o máximo de antecedência possível, para oportunizar maior chance de participação aos demais colegas inscritos.

PUBLICAÇÕES:

Ao se inscrever no evento, apresentar o trabalho e corrigir o texto de acordo com as orientações dos coordenadores dos simpósios temáticos, será garantida a publicação dos textos nas seguintes modalidades:

    • Mini resumos: Publicados no Caderno de Resumos e receberão código ISBN.
    • Resumos expandidos e relatos de experiências: Publicados nos Anais do evento e receberão código ISBN.
  • Artigos completos: Publicados no livro e-book “Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atual” registrado no ISBN. E os artigos dos trabalhos destaques de cada Simpósio Temático(ST), além de comporem o e-book, serão publicados em uma edição especial da revista RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade.

COMO SUBMETER O TRABALHO:

1) Cadastro e pagamento:

Primeiramente todos os autores e coautores devem se inscrever no evento acessando este site. Após clicar você será direcionado à página com o formulário de inscrição no evento, efetue o preenchimento do formulário e realize o pagamento da taxa de inscrição.

Obs.: A efetivação da inscrição e o pagamento da taxa de comunicador, garante o direito de envio de trabalho e apresentação do mesmo no Simpósio Temático, independente de análise pelos coordenadores. Ficando a publicação nos Anais, condicionada a efetivação das alterações solicitadas pelos coordenadores dos ST’s. As inscrições realizadas e efetivadas não são reembolsáveis.

2) Envio do trabalho:

Após a compensação bancária, será liberado diretamente no sistema o formulário de envio do mini resumo do seu trabalho que pode ser acessado clicando aqui. Apenas 1 (um) entre autor e coautores do trabalho, deve preencher todo o formulário de submissão do resumo até que apareça a mensagem de agradecimento.

Quantidade máxima de trabalhos como autor principal:  2 (dois),  devendo os proponentes observarem quem irá apresentá-lo, considerando que as apresentações nos ST’s ocorrerão de forma simultânea.

Quantidade máxima de trabalhos como coautor:  2 (dois).

Quantidade máxima de participantes por trabalho: 5 (cinco) participantes, incluindo autor, coautores e orientador (quando aplicável).

Preenchimento do mini resumo na plataforma de submissão: No preenchimento dos dados na plataforma de submissão é solicitada a digitação (é também permitida a função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) de um resumo com no máximo 300 palavras, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza.

Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

Arquivo do mini resumo: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

Condição para participação no trabalho: Todos os trabalhos submetidos poderão ser apresentados. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar todos cadastrados no sistema e com a taxa de inscrição paga, no momento da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos anais, o autor e os coautores deverão estar inscritos e com o pagamento da inscrição regularizado até a data limite.

O certificado de apresentação oral será entregue mediante a inscrição devidamente efetivada e o comparecimento no dia definido pela comissão organizadora para apresentação.

Os trabalhos deverão ser apresentados pelo autor ou coautor indicado no sistema.

Obs: Fica reservado aos coordenadores dos Simpósios Temáticos a solicitação de realocação compulsória de trabalhos que não dialoguem com a temática de seus simpósios.

Avaliação:

Os textos dos Mini Resumos passarão por uma análise inicial da Comissão Organizadora, com o objetivo de verificar a adequação do texto ao simpósio temático escolhido e a necessidade de realocação em outro simpósio, após a análise inicial serão emitidas as cartas de aceite de apresentação do trabalho e enviadas as instruções para a submissão dos resumos expandidos e relatos de experiência no formato completo. Os Resumos Expandidos e Relatos de Experiências  e os Artigos Completos submetidos serão analisados, em cada Simpósio Temático, por seus coordenadores. Após a avaliação os proponentes receberão e-mails confirmando o aceite ou o aceite com modificações para a sua publicação nos Anais.

ESPECIFICAÇÕES:

Mini Resumos:

Devem ser enviados no momento da submissão do trabalho e serão publicados na forma de Caderno de Resumos.

Inicialmente os comunicadores deverão submeter os mini resumos de seus resumos expandidos e/ou relatos de experiência. O texto deve ser redigido em times new roman (tamanho 12) e os elementos que devem constar no mini resumo são: Título em português e espanhol; Mini resumo em português e espanhol com até 300 palavras cada, que deve apresentar de forma concisa todos os pontos abordados no texto, não deve conter citações, deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos e deve ser utilizado o espaçamento simples entre linhas. Palavras-chave separadas por ponto e vírgula (3 a 5)(português e espanhol). Utilizar o layout disponibilizado!

Para os mini resumos: O nome completo do(s) autor(es), titulação, nome da instituição (por extenso) a que se vincula(m) o(s) autor(es), cidade, estado e país, e e-mail do(s) autor(es) devem constar no resumo expandido, conforme o layout disponibilizado.

Resumos Expandidos:

Devem ser enviados após o recebimento da carta de aceite do mini resumo e até 22/07/2018 e serão publicados na forma de Anais.

Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas acadêmicas em andamento ou concluídas, de qualquer área das Ciências Humanas e que envolvam questões de integração e multiculturalismo, dentro das temáticas propostas pelos Simpósios Temáticos. O texto deve ser redigido em times new roman (tamanho 12) e ter pelo menos 3 e até 6 laudas, incluindo notas de rodapé e referências. Utilize espaçamento simples entre linhas. Os elementos que devem constar em um resumo ampliado são: título (português e espanhol), resumo (até 250 palavras)(português e espanhol), palavras-chave separadas por ponto e vírgula (3 a 5)(português e espanhol), contextualização, objetivos, metodologia (se for o caso), resultados ou resultados esperados (se for o caso), conclusões e bibliografia. Utilizar o layout disponibilizado!

Para os resumos expandidos: O nome completo do(s) autor(es), titulação, nome da instituição (por extenso) a que se vincula(m) o(s) autor(es), cidade, estado e país, e e-mail do(s) autor(es) devem constar no resumo expandido, conforme o layout disponibilizado.

Relatos de Experiências:

Devem ser enviados após o recebimento da carta de aceite do mini resumo e até 22/07/2018 e serão publicados na forma de Anais.

Esta modalidade é destinada para a apresentação na forma oral de ações e práticas que dialoguem com a temática do evento e com os Simpósios Temáticos. Não objetiva a reflexão científica, mas sim a apresentação, o debate, o diálogo de atividades, práticas ou iniciativas de grupos, coletivos, instituições e movimentos sociais.

O texto deve ser redigido em português ou espanhol, fonte times new roman (tamanho 12) e ter pelo menos 3 e até 6 laudas, incluindo notas de rodapé e referências (quando houver). Utilize espaçamento simples entre linhas. Os elementos que devem constar em um resumo ampliado são: título (português e espanhol), resumo (até 250 palavras)(português e espanhol), palavras-chave separadas por ponto e vírgula (3 a 5)(português e espanhol), introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia (quando houver). Utilizar o layout disponibilizado!

Para os relatos de experiências: O nome completo do(s) autor(es), titulação, nome da instituição (por extenso) a que se vincula(m) o(s) autor(es), cidade, estado e país, e e-mail do(s) autor(es) devem constar no relato de experiência, conforme o layout disponibilizado.

Artigos Completos:

Devem ser enviados após a apresentação do trabalho no evento e serão publicados na modalidade de capítulo de livro em um e-book denominado “Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atual – Coletânea de artigos do II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura” registrado no ISBN. Os artigos dos trabalhos destaques de cada Simpósio Temático(ST) escolhidos pelos coordenadores dos ST’s, além de comporem o e-book, serão publicados em uma edição especial da revista RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade e-ISSN 2525-7870 (relacult.claec.org/) e receberão código DOI..

O texto deve ser redigido em times new roman (tamanho 12) e ter de 8 a 25 laudas, incluindo notas e referências. Utilize espaçamento 1,5 entre linhas. Os elementos que devem constar em um texto completo dependem da sua natureza e propósitos, embora se espere que estejam conforme o esperado neste tipo de texto.

A primeira página deve conter título (em negrito e iniciais em letras maiúsculas), autores, resumo (com cerca de 15 linhas), palavras-chave (entre três e cinco), e corpo do texto, seguido de referências. Utilizar o layout disponibilizado!

Para os artigos completos: O nome completo do(s) autor(es), titulação, nome da instituição (por extenso) a que se vincula(m) o(s) autor(es), cidade, estado e país, e e-mail do(s) autor(es) devem ser incluídos no artigo conforme o layout disponibilizado.

Os trabalhos poderão ser redigidos em português e espanhol.
Expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor deseje destacar devem ser digitados em itálico, evitando-se assim o uso do negrito.

Os autores deverão utilizar os layout de submissão disponibilizados, no formato Microsoft Office Word (.doc ou .docx). O modelo traz todas as informações de formatação do trabalho, como estrutura, disposição do texto, referências bibliográficas, etc. Os layout podem ser baixados por meio dos seguintes links do Google Drive:

LAYOUT DE MINI RESUMO

 LAYOUT DE RESUMO EXPANDIDO

LAYOUT DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

LAYOUT DE ARTIGO COMPLETO