Foz do Iguaçu está localizada no extremo oeste do Paraná, na divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina. A cidade é centro turístico e econômico do oeste do Paraná e é um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros. Com cerca de 260 mil habitantes, Foz do Iguaçu é caracterizada por sua diversidade cultural. São aproximadamente 80 nacionalidades, sendo que as mais representativas são oriundas do Líbano, China, Paraguai e Argentina.

Principais Atrativos

Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu foram vistas pela primeira vez por europeus em 1542, quando a expedição de Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca descia o Rio Iguaçu com canoas adquiridas dos índios Kaingang (guaranis), na tentativa de alcançar o Rio Paraná. As cataratas receberam, então, seu primeiro nome da cultura ocidental: Salto de Santa Maria, no entanto, prevaleceu mesmo o termo adotado pelos guaranis: Iguaçu (muita água).

As Cataratas do Iguaçu são, na verdade, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. Três quartos das quedas situam-se na Argentina e podem ser melhor vistas do lado brasileiro. São cercadas por parques nacionais de Mata Atlântica. No Brasil, pelo Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939 e, na Argentina, pelo Parque Nacional del Iguazú. É uma área com fauna e flora ricas.

Itaipu

A maior hidrelétrica do Mundo em geração de energia e 7ª maravilha do mundo moderno é um empreendimento binacional entre Brasil e Paraguai. Itaipu é responsável pelo fornecimento de 19,3% de todo consumo brasileiro. Seu empreendimento teve início em 1974. Hoje com uma potência instalada de 14.000 MW, a maior hidrelétrica do mundo em sua categoria é uma atração por sua própria grandiosidade.

Parque das Aves

O Parque das Aves é um santuário ecológico, que une ecoturismo com conservação ambiental. Predominam aves brasileiras, porém há espécies da Austrália, África e Ásia representadas. Imensos viveiros proporcionam um conhecimento básico de aproximadamente 900 aves, de 150 espécies.

Marco das Três Fronteiras

O marco das três fronteiras é um obelisco feito de pedra, pintado com as cores do Brasil em um cenário impressionante, onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as do Rio Paraná. Essa cena emociona o turista, que pode ver Brasil, Argentina e Paraguai tão próximos um do outro. O marco da Argentina situa-se à margem do Rio Iguaçu e o marco do Paraguai fica à margem direita do rio Paraná. Os três formam um triângulo equilátero que fixa o limite territorial e a soberania dos três países. Os pontos são abertos a visitas. O Marco de Foz do Iguaçu possui uma loja de artesanatos, playground, lanchonete, estacionamento e o mirante de observação.

Meios de acesso ao Município

Aeroporto Internacional Foz do Iguaçu/Cataratas

  • INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária
  • Rodovia das Cataratas, Km 16,5
  • Telefone: 3521-4200 / Fax: 3521-4264
  • Telefone Posto Polícia Federal: 3576-5694
  • Site: www.infraero.gov.br / E-mail: agauto@infraero.gov.br

Rodoviária Internacional

Terminal de Transporte Urbano

  • Terminal de Transporte Urbano Pedro Antônio de Nadai
  • Av. Juscelino Kubitschek, 1.385 – CEP: 85.851-210
  • Telefone: 2105-9614
  • Site: www.foztrans.pr.gov.br

Fonte: Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu