MESA 1 – COSMOPOLÍTICAS INDÍGENAS, TERRITORIALIDADES E (DE)COLONIALIDADE

29/03 às 13:00

Mesa-01

EMENTA:

A mesa pretende abordar as articulações entre territorialidades e políticas indígenas. Busca-se, ampliar o campo político à agêncialidade de seres que pertencem a mundos invisíveis para visualizarmos seus impactos no espaço-tempo atual. Os diversos conhecimentos dos sábios e lideranças indígenas compõem cosmopolíticas que, muitas vezes, escapam às lógicas do mundo moderno/colonial/capitalista e que entram em conflito com as dinâmicas de dominação e exploração próprias da colonialidade do poder. É neste sentido que esta mesa pretende abrir espaços para pensar os saberes e práticas indígenas como uma possibilidade, e uma necessidade, decolonial.

COMPONENTES:

AILTON KRENAK (LIDERANÇA KRENAK)

Liderança política e intelectual Krenak. Lutou desde os anos ´70 em prol dos direitos indígenas, foi o criador de iniciativas como a União das Nações Indígenas e a Aliança dos Povos da Floresta. É autor do livro Encontros: Ailton Krenak organizado por Sergio Cohn. Palestrante e professor convidado em diversas universidades do mundo, é Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora. As suas reflexões, sempre provocativas, nos convidam a repensar as relações entre a sociedade brasileira e os povos indígenas desde uma perspectiva decolonial.

IRACEMA GA RA (LIDENÇA KAINGANG)

Kujá (xamã), parteira e liderança Kaingang. Nasceu na terra indígena de Nonoai onde morou até os 14 anos, ainda jovem, realizou por 10 anos, com seu pai, a luta ao lado dos Kaingang de Mangueirinha (PR) para a retomada das suas terras. Chegou a Porto Alegre nos fins dos anos ´80 onde se dedica hoje ao fortalecimento das diversas lutas Kaingang, dá aulas para os fóg (brancos) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cuida do bem estar social e emocional dos seus parentes.

CLÉMENTINE MARÉCHAL (UFRGS)

Nascida na França é Graduada em Etnologia (Université Paris X Nanterre), Mestre em Antropologia Social (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e doutoranda em Antropologia Social (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT-UFRGS). Tem desenvolvido pesquisas etnográficas com coletivos de refugiados políticos tibetanos no Népal, com cooperativistas de mineiros na região do Norte Potosí na Bolivia e entre os Kaingang na região sul do Brasil. É autora do livro Sonhar, curar, lutar: xamanismo e cosmopolitica Kaingang no Rio Grande do Sul.

PABLO QUINTERO (UNILA)

Nascido na Venezuela é Graduado em Antropologia (Universidad Central de Venezuela), Mestre em Ciências Sociais (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales) e Doutor em Antropologia (Universidad de Buenos Aires) com Pós-Doutorado em antropologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor do curso de Antropologia na UNILA. Foi professor de graduação e pós-graduação da UBA e professor visitante em várias universidades da América Latina e Europa. Tem desenvolvido pesquisas com povos indígenas na Venezuela, Argentina, Bolivia e Brasil. Seu ultimo livro é Antropología del desarrollo: perspectivas latinoamericanas.

MESA 2 – CULTURA, COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA NA AMÉRICA LATINA

29/03 às 13:00

Mesa-2

COMPONENTES:

JOSÉ SERAFIM BERTOLOTO

Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte ABCA. Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), graduação em Tecnólogo em Bovinocultura pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1992), especialização em Museu de Arte pelo MAC-USP (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É professor titular da Universidade de Cuiabá e pesquisador, curador e Ex-diretor do Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso. Professor Orientador no programa de Mestrado em Estudo de Cultura Contemporânea ECCO/UFMT. Artista Plástico com vasta experiência na área de Artes, com ênfase em teoria e crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, cultura popular, patrimônio artístico cultural, semiótica da arte e do design em Mato Grosso.

ROSARIO RADAKOVICH (URUGUAI)

Doutora pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Especialização em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona, Especialização em Estudos Internacionais e Graduação em Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de la República – UDeLaR, Uruguai. Investigadora Nível I- ANII, PRODIC – FIC – UDELAR,  Programa de Desenvolvimento da Informação e Comunicação, Faculdade de Informação e Comunicação, Universidad de la República.

SANDRA CATALINA VALDETTARO (ARGENTINA)

Graduada em Comunicação pela Universidad Nacional de Rosário – UNR/Argentina, Mestre em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO/Argentina, Doutorado em Comunicação pela Universidad Nacional do Rosario. Professora e investigadora na Universidad Nacional de Rosário e também é Diretora do mestrado em Estudos Culturais, atua com pesquisa nas áreas de comunicação, estudos culturais e semiótica.

MESA 3 – TERRITÓRIOS CULTURAIS, PENSAMENTO E ARTE

29/06 às 19:00

Mesa-03

Ementa:

Ações de interação cultural entre segmentos das sociedades latino-americanas sempre existiram  e são fartamente registradas na história dos povos, mesmo após a formação dos Estados Nacionais. As fronteiras políticas e as visões culturais hierárquicas dificultam, mas não impedem que se criem verdadeiros territórios culturais, com particularidades muito semelhantes, entre diferentes localidades geográficas, setores e segmentos sociais aparentemente distantes. Os intelectuais latino-americanos bem como seus artistas penetraram, cruzaram essas fronteiras em muitos momentos, construindo um processo de interação cultural. Hoje, a formação de redes de pesquisadores latino-americanistas reflete uma nova e contemporânea maneira de entrecruzar experiências culturais. De alcance regional, essas redes têm como finalidade estabelecer proximidades entre grupos de estudos institucionais para ações culturais conjuntas.

COMPONENTES:

MARGARIDA NEPOMUCENO
Título: “O papel do Estado brasileiro na construção de políticas culturais na América Latina”
Jornalista, especialista em estudos de museus de arte e em História da Arte Latino Americana. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós Graduação Integração da América Latina( Prolam). Pesquisadora da Cesa- Sociedade Científica de Estudos da Arte/Cultura-  na área de relações culturais Brasil/América Latina.
VIVIAN GRACE FERNANDÉZ-DÁVILA URQUIDI
Título: “Cultura latino-americana nos estudos brasileiros”
Socióloga, Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo com pós-doc no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra, professora de Estudos Culturais Pós Coloniais e Teoria Crítica na América Latina,  no Pec- EACH/USP e no Prolam. É vice-coordenadora do Prolam.
SIMONE DA ROCHA ABREU
Título: “Arte e Política: conflitos e violências na América Latina”
Pesquisadora e professora de arte, Mestre e Doutora pelo Prolam, Pós- doutoranda em de Arte na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), pelo Instituto de Artes. Membro da ABCA- Associação Brasileira de Críticos de Arte, e da CESA- Sociedade Científica de Estudos da Arte. É professora  Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA.
MESA 4 – POLÍTICAS CULTURAIS E DECOLONIALIDADE LATINO AMERICANA

30/06 às 13:00

Mesa-04

Ementa:

A Mesa Políticas Culturais e decolonialidade debate criticamente e analisa, à luz do pensamento político decolonial, a matriz de poder colonial e o seu desmantelamento eurocêntrico, sexista, racial e patriarcal que ainda governa do pensamento hegemônico.

COMPONENTES:

DJALMA THÜRLER

Investigador Associado do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura e Investigador Colaborador do ILCML – Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto (Portugal). É diretor artístico da ATeliê voadOR Companhia de Teatro (http://www.atelievoadorteatro.com.br/). Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura da Universidade Federal da Bahia.

JUCA FERREIRA

Cientista social e político, foi Ministro da Cultura (2008-2011; 2015-2016), vereador de Salvador (1993-1996; 2000-2004) e Secretário de Cultura de São Paulo (2012-2013).

RENATA ROCHA

Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Vice-coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA. Tem experiência nas áreas de cultura e comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas culturais, políticas de comunicação e estudos da cultura na América Latina.