O II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura sob a temática “Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atualé uma iniciativa do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, em parceria com a  UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana por meio do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História – ILAACH: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos – PPG-IELA e do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política – ILAESP: Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina – PPG-ICAL, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e organização e produção pela BM Consultoria e Projetos.

O propósito do evento é de incluir toda e qualquer forma de contribuição científica e acadêmica no âmbito das ciências humanas e sociais, mais precisamente no campo dos estudos em cultura na América Latina, pretendendo ampliar a análise de cada elemento individual. O objetivo central da segunda edição do SEMLACULT é contribuir para a percepção e aprofundamento das questões sobre a multiculturalidade nos processos de integração entre os países da América Latina, considerando a diversidade cultural e social dos grupos étnicos da região. Baseado em desenvolver e dar continuidade a produção científica e cultural, incentivando a inovação e geração de conhecimentos, experiências e saberes no âmbito continental do nosso país, de forma a promover a diversidade cultural e a integração do conhecimento na América Latina, pensando na melhoria de qualidade da produção científica através de perspectivas diversas sobre a mesma área de conhecimento.

Agregando assim, professores, estudantes, pesquisadores e interessados do ensino superior tanto do Brasil como da América Latina. Por sua vez, a cultura se apresenta como mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação, principalmente nas áreas das ciências sociais e humanas, que têm discutido a cultura sob o viés do multiculturalismo das identidades e de sua alteridade. Logo, propõem-se trazer análises antropológicas e sociológicas que versam, em conjunto com a tríade economia-política-cultura sobre os aspectos da integração étnica das sociedades latino-americanas em um contexto contemporâneo que reinterpreta o multiculturalismo. Esse, como um veículo que permite questionar diferentes formas de dominação que operam nas nossas sociedades e que são mantidas e reproduzidas como o resultado de estruturas econômicas, de discursos e práticas que contribuem para a construção das diferenças entre as culturas coexistentes.

As atividades principais do evento, como as conferências, as mesas redondas, os simpósios temáticos e os minicursos, fomentarão espaços de discussão e de intercâmbio das produções acadêmicas e culturais produzidas pelos variados públicos que se farão presentes e circularão durante todo o evento. Para a difusão dos temas e debates proporcionados pelo evento, os resumos expandidos aceitos e apresentados durante o evento serão publicados na forma de Anais no Sistema Online de Apoio a Eventos – SOAE (http://eventos.claec.org) e receberão código ISBN. Os autores que após a apresentação de seus trabalhos, receberem o conceito de destaques nos Simpósios Temáticos, poderão publicar os trabalhos no formato de artigo completo em uma edição especial da revista RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade e-ISSN 2525-7870 (http://relacult.claec.org/).