MC 01 – Instalações Urbanas

Carga Horária: 75 min.

Vagas: 10 (dez).

Data e hora: 27/09 – 14:30

Local:

Descrição: Instalações e intervenções urbanas são alguns dos recursos adotados por coletivos de artistas e artistas engajados para sensibilizar os espectadores sobre os problemas de mobilidade que a maioria das grandes cidades da América Latina e do mundo enfrentam. Veremos como alguns exemplos podem ser difundidos e trocaremos experiências por meio de dinâmica em grupo. Será ofertada aos participantes material educativo complementar com tutoriais, indicação de referências visuais e audiovisuais para que possam dar continuidade ao processo de multiplicação de ações do tipo, fora ou dentro das instituições educacionais.

Ministrante: Me. Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque


MC 02 – Tradução intercultural: experiências entre Paraguai e Brasil

Carga Horária: 04 horas.

Vagas: 20 (vinte).

Data e hora: 26/09 – 13:30

Local:

Descrição: Mini-curso de 4h que propõe pensar sobre tradução a partir da experiência da tradutora Daiane Pereira Rodrigues. Serão levantadas algumas questões linguísticas e culturais relacionadas tanto ao bilinguismo quanto à presença de alguns mitos e cosmovisão guarani no castelhano paraguaio. Além disso, serão discutidos alguns temas que parecem prevalecer em todos os trabalhos sobre tradução: o próprio conceito de tradução, a fidelidade ou impossibilidade de fidelidade, escolha pela estrutura ou pelo sentido, além da relação entre escolhas pessoais e exigências editoriais, que poucas vezes é abordada pela crítica. Assim, pretende-se discutir sobre o quanto é necessário ou não conhecer a cultura de um país ao traduzir literatura, já que, embora isso pareça obvio do ponto de vista dos estudos pragmáticos e culturais, se levado ao extremo nunca um tradutor poderá trabalhar sobre um texto sem ter vivido no contexto de produção desse texto.

Ministrante: Ma. Daiane Pereira Rodrigues


MC 03 – Processos de paz na Colômbia: Fatores, atores e múltiplos efeitos

Carga Horária: 03 horas.

Vagas: 25 (vinte e cinco).

Data e hora: 27/09 – 14:30

Local:

Descrição: O presente minicurso possui como objetivo estimular o conhecimento do público acerca dos processos de paz na Colômbia com o maior conflito armado da América Latina entre o Estado colombiano e o principal grupo guerrilheiro de oposição ao governo, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) fundada em 1964 com ideologias extremistas socialistas. Tal estudo será feito considerando os inúmeros atores do conflito, como os grupos guerrilheiros, políticos, oligarquia, paramilitares, exército estatal e vitimas, a partir dos antecedentes históricos da formação das FARC até o efetivo acordo de paz firmado em 2016.

Ministrantes: Luciano Dos Santos e Gustavo Silva


MC 04 – Memória coletiva e perspectivas: um exercício para valorização do patrimônio cultural

Carga Horária: 04 horas.

Vagas: 30 (trinta).

Data e hora: 26/09 – 13:30

Local:

Descrição: A oficina busca incentivar o exercício e o conhecimento da memória coletiva, frente à prática do design social para valorização do patrimônio cultural. Apresentam-se os conceitos de memória coletiva, objetos memoráveis, patrimônio cultural, entre outros. São realizadas atividades práticas para valorização do patrimônio cultural por meio de reconhecimento de objetos memoráveis e mapa cultural, visando a reaplicabilidade em comunidades e grupos sociais.

Ministrante: Ma. Nadja Maria Mourão e Ma. Ana Célia Carneiro Oliveira


MC 05 – E no final ideal não terás domínio sobre mulher alguma: Reflexiones sobre feminismos decoloniales en los espacios de aprendizaje

Carga Horária: 03 horas.

Vagas: 20 (vinte).

Data e hora: 27/09 – 14:30

Local:

Descrição: En esta oficina invitaremos a realizar un viaje imaginario por diversos lugares, historias y experiencias de mujeres de América Latina, este viaje lo emprenderemos desde la exposición de imágenes y la disposición corporal a la escucha de paisajes sonoros. Esperamos propiciar un encuentro con la diversidad de lo que reconocemos como “mujeres latinoamericanas” sus luchas, apuestas y resistencias desde diferentes lenguajes y narrativas.

Ministrantes: Bel. Alicia Vanessa Reyes Londoño e Lic. Jonas Mateus Ferreira Araujo


MC 06 – Utilizando a teoria de mudança para fortalecer a coerência, comunicação e avaliação de iniciativas culturais

Carga Horária: 03 horas.

Vagas: 40 (quarenta).

Data e hora: 27/09 – 14:30

Local:

Descrição: O mini-curso aqui proposto tem como objetivo geral “contribuir para qualificação de iniciativas culturais, especialmente no cenário latino-americano”. Terá 3 horas de duração e busca alcançar de 15 a 40 pessoas, de perfil diverso como descrito abaixo. Parte do pressuposto que a teoria de mudança é ferramenta importante e potente para apoiar grupos no trabalho de qualificação, comunicação e avaliação de suas iniciativas.

Ministrantes: Me. Antonio Henrique Ribeiro da Silva Junior


MC 07 – Da cosmovisão congolesa ao sincretismo do Congado mineiro: conexões e ambiguidades simbólicas do além mar

Carga Horária: 04 horas.

Vagas: 30 (trinta).

Data e hora: 28/09 – 13:30

Local:

Descrição: Este minicurso pretende discutir as possíveis conexões entre a cosmovisão congolesa e os referenciais simbólicos do Congado mineiro, analisando os significados complexos e ambíguos que atravessaram o Atlântico durante a diáspora forçada pelo tráfico negreiro e que colocaram em contato matrizes culturais distintas, mas em contínuo processo de ressignificação e recriação. Propomos que tais conexões sejam pensadas através de uma abordagem abrangente que considere tanto a dimensão violenta de relações culturais gestadas num contexto colonial escravista, quanto o potencial de resistência presente no uso de ambiguidades estratégicas que incorporaram elementos da cultura dominante sem, no entanto, perderem suas referências originárias. Temos em vista o diálogo e compartilhamento de reflexões e experiências desenvolvidas ao longo de projetos de pesquisa atualmente em curso na Universidade Federal de Minas Gerais que integram pesquisadores do Departamento de História e do Departamento de Letras e têm investigado os ritmos, cantos, danças e rituais que compõem o festejo do Congado na região metropolitana de Belo Horizonte.

Ministrantes: Dr. Felix Ulombe Kaputo e Ma. Maria do Rosário Gomes da Silva


MC 08 – Bolívar Echeverría y la interpretación marxista de la cultura

Carga Horária: 04 horas.

Vagas: 30 (trinta).

Data e hora: 26/09 – 13:30

Local:

Descrição: Esta propuesta de minicurso planea presentar la lectura marxista de la cultura a partir de la mirada del filósofo ecuatoriano Bolivar Echeverría, ya que creemos que aún no se
conoce sus importantes obras en Brasil mientras que en países como México ya señala nuevos caminos de investigación en las Ciencias Sociales. Creemos esencial dar a conocer sus principales aportes referentes a la crítica de la modernidad y a la cultura latinoamericana, explicadas por la práctica de un ethos barroco que no solo dice sobre hábitos y formas de comportamientos sino sobre las formas de acumulación capitalistas sobre las que se estructuran nuestras sociedades.

Ministrante: Ma. Lourdes Eddy Flores Bordais


MC 09 – Guarani multicultural: variações linguísticas a partir do contato com o português e com o espanhol na conjuntura de espaços de integração

Carga Horária: 04 horas.

Vagas: 30 (trinta).

Data e hora: 26/09 – 13:30

Local:

Descrição: A língua guarani, falada no Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil, vai se adaptando na sua sobrevivência no contato com as outras línguas de origens europeias. Obviamente como qualquer outra língua tem muitas diferencias locais, regionais e temporais entre si; assim percebemos que além das diferenças e similaridades na sua estrutura linguística, há outra diversidade que é a forma de escrever, quer dizer, com exceção do Paraguai e da Bolívia onde são oficiais determinadas pelo estado, a grafia é geralmente adotada pelos falantes locais que copiam a mesma grafia da outra língua que é oficial do país. Neste minicurso apresentaremos um pouco dos tópicos enunciados acima para despertar o interesse pela língua originária no contexto da integração regional.

Coordenadores: Dr. Mário Ramão Villalva Filho e Gloria Elizabet Martinez Iglesia


MC 10 – Sonoridades amazônicas: sons entre fronteiras

Carga Horária: 04 horas.

Vagas: 20 (vinte).

Data e hora: 28/09 – 14:30

Local:

Descrição: O minicurso tem por objetivo apresentar a música da Tríplice Fronteira – Brasil, Peru, Colômbia, ainda pouco reconhecida pela cultura brasileira. Os temas abordados evidenciarão as cenas musicais e sonoridades comuns que resultaram em gêneros populares da região, como a cumbia psicodélica e a lambada/guitarrada. A partir da história e aspectos desses gêneros musicais, levantaremos discussões sobre a atuação das indústrias culturais latino-americanas, manifestações culturais em contexto de fronteira e de globalização e como a perspectiva cultural pode proporcionar novos rumos para a integração latino-americana. Também identificaremos as cenas e artistas atuais que atualizam a tradição musical. O minicurso tem previsão de duração as quatro horas disponibilizadas pelo evento.

Coordenadores: Ma. Bibiana Rosa e Fernando Rosa


MC 11 – Abordagens Sociológicas sobre as Teorias Sociológicas do Envelhecimento: Atividade e Desengajamento

Carga Horária: 03 horas.

Vagas: 20 (vinte)

Data e hora: 28/09 – 14:30

Local:

Descrição: O minicurso tem por objetivo trazer abordagens sobre as Teorias Sociológicas do envelhecimento no âmbito da sociologia. A partir da década de 1970 o estudo do envelhecimento humano ganhou espaço nos meios acadêmicos em algumas disciplinas como a sociologia, a antropologia e a psicologia social. Neste sentido, a proposta do minicurso versa sobre as teorias sociológicas do envelhecimento oriundas da gerontologia social (1940-1980) se mostra relevante em razão de ser uma temática que se encontra em destaque nas sociedades atuais. A intenção é abordar este tema no campo das ciências sociais trazendo discussões acerca da velhice na contemporaneidade.

Coordenadores: Bela. Luana Costa Bidigaray e Lic. Arielson Teixeira do Carmo


MC 12 – Cultura e arte em perspectiva latino-americanas

Carga Horária: 04 horas.

Vagas: 20 (vinte).

Data e hora: 28/09 – 14:30

Local:

Descrição: A proposta desse mini-curso é explorar como arquétipos imagéticos e sonoros-musicais constituem elementos que engendram significados culturais para a América Latina. Para isso, propomos duas discussões teóricas norteadoras. Por um lado, a perspectiva decolonial como crítica epistemológica, aplicada ao fazer artístico, e como contra-ponto a uma visão de mundo monocromática. Por outro, compreender as manifestações musicais populares em contextos de globalização e em relação às indústrias culturais. Para abordar tais discussões, serão utilizados como estudos de caso, respectivamente, o muralismo mexicano e a cumbia peruana – em perspectiva histórica e sociológica. A partir da discussão teórica e dos exemplos analisados, pretendemos sucitar a discussão acerca das manifestações artísticas e suas possibilidades de articular identidades, empoderare experiências subalternas e criar espaços interculturais de integração na América Latina.

Coordenadores: Ma. Bibiana Rosa e Me. Maycom Santiago


MC 13 – A arte da escrita acadêmica – aproximações entre cientistas e artistas

Carga Horária: 03 horas.

Vagas: 20 (vinte)

Data e hora: 28/09 – 14:30

Local:

Descrição: Proponho analisar a relação pesquisador/tese em equidade à relação artista/obra, possibilitando dessa forma, pensar a escrita acadêmica como uma prática de ateliê. Quando refletida nesse sentido, ela se desdobra para a interação de um Outro, que interfere e também atua modificando suas crenças constitutivas de composição. A escrita se abre para diálogo e mais ainda: é assumida como uma prática a ser ensinada e aprimorada. Ela se desnuda, tal como a arte, da “aura” e do “dom” que justificam sua feitura. As minúcias que refletem o processo de composição são expostas, e se torna evidente as inúmeras relações de poder e vozes de autoridade que estão presentes no processo de criação.

Coordenadores: Ma. Camila Ribeiro de Almeida Rezende