Diante do atual cenário marcado pelo capitalismo neoliberal, pela crise das democracias e pelo crescimento da extrema direita, a forte presença de produções teóricas feministas dispostas a debater essas questões ganha destaque. Para além da rejeição a determinado feminismo que se compactuaria com ideais liberais, essas produções identificam os impactos dos projetos neoliberais e da chamada “virada conservadora” nas vidas das mulheres, pontuando as explorações de classe, as opressões racistas e as resistências construídas. Nesse sentido, a proposta desta disciplina é apresentar a crítica ao neoliberalismo feita por teóricas feministas do Norte e do Sul global, analisando como mobilizam diferentes conexões entre estruturas sociais, quais especificidades reconhecem e que tipos de enfrentamentos defendem.
Objetivo:
Oferecer ferramentas, a partir das teorias feministas contemporâneas, para uma análise crítica do neoliberalismo.
Destinatários:
Estudantes de graduação e pós-graduação nas diferentes áreas das ciências humanas e sociais; militantes de movimentos sociais que tenham interesse em aprofundar o conhecimento teórico nos temas propostos da disciplina.
Docente:
Profa. Dra. Danielle Tega [Currículo Lattes]
Danielle Tega é doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estágio na Universidad de Buenos Aires (UBA). Realizou pesquisa pós-doutoral no Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu (Unicamp). É autora dos livros “Tempos de dizer, tempos de escutar: testemunhos de mulheres no Brasil e na Argentina” (Ed. Intermeios/Fapesp, 2019) e “Mulheres em foco: construções cinematográficas brasileiras da participação política feminina” (Ed. Unesp/Cultura Acadêmica, 2010). Atualmente é professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), pesquisadora associada ao Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e integrante do grupo de pesquisa “Teorias e militâncias feministas” (CNPq/Unicamp).
Ementa:
[Aula 1]
Feminismo liberal e feminismo anticapitalista
Objetivo:
Apresentar o curso; expor a crítica feminista anticapitalista ao feminismo liberal.
Bibliografia:
ARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.
[Aula 2]
A violência contra as mulheres ontem e hoje
Objetivo:
Historicizar a violência contra as mulheres; identificar como o neoliberalismo acentua esse problema.
Bibliografia:
FEDERICI, Silvia. Mulheres e caça às bruxas. São Paulo: Boitempo, 2019.
[Aula 3]
Neoliberalismo e a crise da democracia
Objetivo:
Caracterizar a ambição da extrema direita de substituir a ordem democrática pela disciplina dos mercados; apontar o papel da “família” enquanto núcleo moral e econômico fundamental ao projeto neoliberal.
Bibliografia:
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo. Editora Politéia, 2019.
[Aula 4]
Resistências ao neoliberalismo
Objetivo:
Entender a força e o significado das manifestações como resistência ao sistema neoliberal.
Bibliografia:
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
[Aula 5]
Racismo e neoliberalismo
Objetivo:
Apresentar as conexões entre a estrutura social racista e o projeto neoliberal.
Bibliografia:
DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2018.
[Aula 6]
Práticas populares e as armadilhas neoliberais na América Latina
Objetivo:
Pontuar as ambiguidades das ações populares; identificar a acentuada presença das mulheres no mercado informal.
Bibliografia:
GAGO, Verónica. A razão neoliberal: economias barrocas e pragmática popular. São Paulo: Editora Elefante, 2018.
[Aula 7]
Feminismos Latino-americanos
Objetivo:
Apresentar as especificidades das lutas pelas pela autonomia das mulheres na América Latina e suas relações com projetos neoliberais.
Bibliografia:
BALLESTRIN, Luciana. Feminismo De(s)colonial como Feminismo Subalterno Latino-Americano. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 3, 2020. [+] SCHILD, Verónica. Feminismo e neoliberalismo na América Latina. Revista Outubro, n. 26, julho de 2016.
[Aula 8]
Feminismos e crítica ao neoliberalismo
Objetivo:
Identificar as resistências das mulheres à aliança entre neoliberalismo e “virada conservadora”.
Bibliografia:
RAGO, Margareth; PELEGRINI, Maurício Pelegrini (orgs.). Neoliberalismo, feminismos e contracondutas. São Paulo: Intermeios, 2019.
Cronograma:
Inscrições:
De 17/03/2021 a 30/04/2020. INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 03/05!
Curso:
De 03/05/2020 a 02/07/2021.
Dia e horário das aulas: As aulas serão realizadas semanalmente nas QUINTAS-FEIRAS, às 20h, com duração aproximada de 1h30. Todo o conteúdo será gravado e ficará disponível para acesso pela plataforma do curso.