05/02/2019

Perguntas Frequentes

Quem pode participar dos cursos?

Qualquer pessoa interessada pode se matricular nos cursos ofertados pela ELACult. Para receber o Certificado de Extensão é necessário estar cursando ou possuir diploma de nível superior. Caso você não esteja cursando e não tenha formação superior, o documento emitido será Certificado de Atualização/Aperfeiçoamento.


Qual a modalidade dos cursos?

A oferta de cursos da ELACult é na modalidade à distância (EAD), salvo quando mencionado o contrário, como cursos semi-presenciais.


Qual a metodologia utilizada pela ELACult?

Interação professor/tutor/aluno:

A interação entre professor, tutor e aluno se dará por meio de vídeos, e-mails, chats e fórum previamente agendados. Como ambiente de interação a ELACult utiliza a plataforma Moodle e as ferramentas do Google Class Room e Microsoft Teams.

Avaliação:

O processo avaliativo baseia-se inteiramente na interatividade do aluno com a plataforma de estudos e seus mecanismos, como visitas ao site, participação em fóruns, contato direto com o tutor/professor, realização das tarefas estipuladas e demais atividades.

Material didático:

A ELACult prioriza em seus cursos a utilização de material digital, que possua copyright garantido pelos autores ou que conte com licença copyleft, (bibliografias de acesso aberto).


A ELACult oferece bolsas de estudos ou descontos?

Nas ofertas do ano de 2021, o CLAEC suspendeu o oferecimento de bolsas ou descontos, considerando o baixo valor da taxa de matrícula.


Como é emitido o Certificado de Conclusão?

Os certificados serão emitidos pela Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura – ELACult, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) sob nº 13.448.301/0002-05, filial do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), inscrito no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) sob nº 13.448.301/0001-24 emitido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Há possibilidade de emissão conjunta do certificado pela ELACult e instituição externa, na oferta de cursos em parcerias com outras instituições quando especificado no programa de ensino.


Qual a validade legal dos certificados?

Os certificados emitidos pela ELACult e parceiros possuem validade jurídica conforme a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e Decreto Presidencial nº 5.154, de 23 de julho de 2004.

A modalidade de cursos livres virtuais tem característica de educação não-formal de duração variável, destinado a proporcionar a estudantes e profissionais conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se.


Os cursos de extensão podem ser considerados como nível superior?

Sim. Os cursos de extensão são considerados como oferta inserida no contexto da educação superior, de acordo com o artigo 44, inc. III, da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB).

Cabe esclarecer que os cursos de extensão não apresentam requisitos, como acontece com os cursos de graduação, nos quais os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou equivalente; e ter sido selecionado por processo seletivo.

Além disso, os cursos de extensão não conferem grau e não podem emitir diploma, limitando-se à expedição de certificados de participação.

Caso seja estudante de graduação, consulte sua instituição sobre a possibilidade de reconhecimento das horas cursadas como atividade complementar.


Há exigência de atos autorizativos para a oferta de cursos livres, como de capacitação, extensão e aperfeiçoamento, por exemplo?

Não. O que caracteriza a oferta de cursos livres é justamente a ausência de atos autorizativos por parte do Poder Público.

Por este motivo, nesta modalidade é vedada a emissão de diplomas de curso superior de graduação ou de certificado de conclusão de pós-graduação lato sensu. Nestes termos são emitidos de certificados de participação sem valor de título de cursos superior (grau) para fins do disposto no art. 48, da Lei nº 9.394/1996.


Como verifico a autenticidade de um certificado ou declaração emitida pela ELACult?

Os certificados são assinados pela Coordenação Geral da ELACult, utilizando o recurso de assinatura digital padrão ICP-Brasil, com validade internacional.


Quais são os valores para 2021?

Cursos de 8 (oito) semanas:
R$ 120,00.

Os valores podem ser pagos via pix/depósito/transferência bancária ou cartão de crédito via PayPal.