17/03/2021

Formação Livre em Cinema e Educação

A Formação livre em cinema e educação foi construída coletivamente por Gisele Motta e Catu Rizo, duas jovens cineastas da periferia do Rio de Janeiro. Entre os diferentes nomes que pensamos, escolhemos formação por entender que é um curso voltado para educadores, professores, arte-educadores, educadores populares, pais, mães e responsáveis de crianças e adolescentes e demais interessados na convergência entre cinema e educação. Pensamos que essa formação é livre porque é fruto da apropriação de diversas abordagens para a construção de nossa prática educativa e propomos que a partir das referências que trazemos, cada participante construa sua própria prática, a partir de seu contexto.

Nosso tema é a interseção entre cinema e educação e nossa abordagem tem um caráter autonarrativo porque parte da experiência de duas profissionais do audiovisual, que atuam a partir da Pedagogia do Cinema, para costurar metodologias, dispositivos e jogos que usamos na nossa prática como mediadoras de audiovisual. Dividimos o curso em oito tópicos: 1) Apresentação e Relatos de Experiência; 2) Cinema e Educação; 3) Primórdios do Cinema 4) Linguagem do Cinema 5) Montagem 6) Dispositivos e Jogos; 7) Cineclube e Curadoria 8) Considerações finais e exercício.

Objetivo:

Nosso objetivo é sistematizar ferramentas e metodologias para que interessados em realizar oficinas de cinema tenham um ponto de partida. Nosso desejo é mover a curiosidade e a criatividade de vocês, no sentido de convocá-los, enquanto criadores, artistas e brincantes. As noções de linguagem de cinema que serão apresentadas aqui surgem menos no intuito de moldar a imagem e som a padrões pré-estabelecidos, mas tatear junto o universo de possibilidades de criação audiovisual. É um convite para que cada um se coloque no papel de descobrir ou melhor redescobrir o mundo com e através das imagens e dos sons. E criarmos um cinema que podemos chamar assim de artesanal e brincante que nos possibilite expandir nosso imaginário, nosso autoconhecimento, fortalecer a memória local, os laços de afeto e pertencimento.

A nossa proposta é simples, propomos pensar de forma coletiva uma pedagogia comum que se cria quando se junta cinema e educação, compartilhando teorias, metodologias e experiências. É uma oficina de introdução, com algumas provocações e partilhas. Iremos apresentar a pedagogia do cinema desenvolvida por Alain Bergala e referenciar pedagogias emancipadoras que tem consonância com a proposta da Pedagogia do Cinema. Vamos um expor sobre início do cinema, falaremos sobre alguns elementos básicos da linguagem cinematográfica e sobre alguns conceitos de montagem que são norteadores do fazer cinema, além de destacarmos e a importância da curadoria dos filmes, da partilha coletiva de assistir-los, de alguns brinquedos ópticos, jogos e dispositivos para a criação. E por fim, vamos propor um exercício, o Minuto Lumiere, que já se tornou um dispositivo clássico na Pedagogia do Cinema.

Destinatários:

É um curso voltado para educadores, professores, arte-educadores, educadores populares, pais, mães e responsáveis de crianças e adolescentes e demais interessados na convergência entre cinema e educação. Qualquer nível de escolaridade e/ou setor, desde que a pessoa seja alfabetizada.

Docentes:

Profa.  Ma. Gisele Motta Ferreira [Currículo Lattes]

Gisele Motta é graduada em jornalismo pela UFRJ e mestra em comunicação pela UERJ. Estuda MBA em Gestão e Produção Cultural na Universidade Cândido Mendes. Atua como produtora audiovisual, documentarista, fotógrafa e arte-educadora. Movimenta o @zonadecinema.art e o @zonaoesteativa.

Profa.  Ma. Gabriela Rizo Ferreira [Currículo Lattes]

Catu Rizo é cineasta, formada em Cinema e Audiovisual pela UFF, diretora do longa-metragem Com o terceiro olho na terra da profanação, premiado na 16º Mostra do Filme Livre. Mestre pelo programa de pós-graduação em Cultura e territorialidades, sua pesquisa versa sobre cinema, cidade, gênero e Baixada Fluminense.


Ementa:

[Aula 1]
Apresentação e Relatos de Experiência

Objetivo:
Apresentar a proposta do curso e a trajetória das idealizadoras do curso. Apresentar o curso a partir dos conceitos de dialogicidade e autonarrativa, costurando as experiências com arte- educação na área do cinema com a proposta do curso. Apresentar proposta de apropriação antropofágica para utilizar metodologias e conceitos europeus em territórios brasileiros, principalmente periféricos. Encontro síncrono para apresentação de todos.

Bibliografia:

FERREIRA, G. Pedagogia do Cinema no Coração do Brasil. Revista Digital de Cinema Documentário, n.27, mar.2020. Disponível em:
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/706. Acesso em 07/10/2020. COM O TERCEIRO OLHO na terra da profanação. Direção: Catu Rizo. Produção: Brenda Melo, Fernanda Hiraga e Lucas Texeira. Argumento: Catu Rizo. Roteiro: Coletivo. Rio de Janeiro, 2016. Cópia digital online. 66min. Disponível em: https://vimeo.com/22024187. Acesso em 07/10/2020.


[Aula 2]
Cinema e Educação

Objetivo:
Apresentar a proposta metodológica e teórica da Pedagogia do Cinema, costurando com as apropriações possíveis e outras inspirações e referências como o projeto Inventar com a Diferença (UFF) e a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu (ELCNI). Apresentar o cinema como processo coletivos. Apresentar a abordagem triangular da arte educação. Apresentar a educação midiática na BNCC. Apresentar caminhos de convergência da Pedagogia do Cinema com Pedagogias Emancipadoras. Encontro síncrono para refletir coletivamente sobre o conteúdo apresentado.

Bibliografia:

BERGALA, Alain. A Hipótese-cinema. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD- LISE-FE/UFRJ, 2008. (Coleção Cinema e Educação). Disponível em: http://www.sementecinematografica.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Livro-Alain-Bergala-A-Hipotese-Cinema.pdf. Acesso em 07/10/2020.


[Aula 3]

Primórdios do Cinema

Objetivo:
Apresentar a história do cinema a partir da evolução tecnológica. Apresentar a história do cinema a partir do conceito de imagens em movimento. Apresentar o conceito e os principais dispositivos ópticos, precursores da imagem em movimento

Bibliografia:

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, Disponível em: http://www.lizen.com.br/wp-content/uploads/2016/03/CRARYJonathan_TecnicasDoObservador_Modernidade.pdf. Acesso em 07/10/2020.


[Aula 4]

Linguagem do cinema

Objetivo:
Apresentar os principais gêneros cinematográficos. Apresentar elementos que formam a imagem e paradimas de composição fotográficas. Encontro síncrono para refletir coletivamente sobre o conteúdo apresentado.

Bibliografia:

BARBOZA, Daniel. Curso Básico de Fotografia
Digital. Studio D – Escola de Fotografia. S/l, s/d.
Disponível em: https://www.portalafro.com.br/wp-content/uploads/2015/03/Apostila_do_Curso_Basico_de_Fotografia_Digital.pdf . Acesso em 25/06/2020.


[Aula 5]

Montagem Cinematográfica

Objetivo:

Continuação do tópico anterior, damos destaque à linguagem cinematográfica, apresentando tipos de planos e cortes a partir de filmes brasileiros. Apresentar categorias e conceitos de som no cinema (voz, ruído,
música, diegético e não diegético). Encontro síncrono para refletir coletivamente sobre o conteúdo apresentado.

Bibliografia:

RIZO, Catu; MEIRELLES, Elena; LESSA, Helena. Apostila Livre Efusiva. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1KJx4HB5XptbOld-
xzVZOZsnR-W6JXKmNyMyYhSuaBeY/edit. Acesso em 08/10/2020.


[Aula 6]

Dispositivos e Jogos de Cinema

Objetivo:

Apresentação dos dispositivos criados pelo Alain Bergala, como o Minuto Lumière, os desenvolvidos pelo Inventar com a Diferença, Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e apresentar dispositivos novos, e possibilidades de
criação.

Bibliografia:

MIGLIORIN, Cezar et al. Cadernos do Inventar – cinema, educação e direitos humanos. Universidade Federal Fluminense e Secretaria Especial dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça. Niterói (RJ): EDG, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/30703627/Cadernos_do_Inve
ntar_com_Diferen%C3%A7a. Acesso em 08/10/2020.


[Aula 7]

Cineclube e curadoria

Objetivo:

Refletir sobre as potencialidades do cineclube na escola. Apresentar conceitos e formas de curadoria. Encontro síncrono para refletir coletivamente sobre o conteúdo apresentado.

Bibliografia:

HB, Heraldo. O Cerol Fininho da Baixada. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013. Disponível em: http://matecomangu.org/cerolfininho/wp-content/uploads/O-Cerol-Fininho-da-Baixada_Heraldo-HB.pdf. Acesso em 08/10/2020


[Aula 8]

Considerações Finais e exercício

Objetivo:

Refletir sobre o trajeto do curso e apresentar com mais especificidade os dispositivos educacionais ou jogos de cinema. Propor a realização de um exercício.

Bibliografia:

NORTON, Maíra; FRESQUET, Adriana. Entrevista com Adriana
Fresquet. Revista Poliésis, v.13, n.19, 2012. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26916. Acesso 08/10/2020.


Cronograma:

Inscrições:
De 17/03/2021 a 30/04/2020. INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 03/05!

Curso:
De 03/05/2020 a 02/07/2021.

Dia e horário das aulas: As aulas serão realizadas semanalmente às TERÇAS-FEIRAS, 18:00 hrs, com duração aproximada de 1h30. Todo o conteúdo será gravado e ficará disponível para acesso pela plataforma do curso.

+ info via WhatsApp

+ info via Facebook Messenger

Reservar vaga

plugins premium WordPress