Apresentação

O EHM/CLAEHM

O EHM/CLAEHM visa reunir e promover a interação entre diversas contribuições científicas e acadêmicas nas ciências humanas, especialmente no campo multidisciplinar. Busca-se ampliar a análise dos elementos individuais e explorar suas especificidades, visto que cada disciplina envolvida traz uma perspectiva única e valiosa para o entendimento do objeto de estudo.

A multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, permite que diversas disciplinas analisem um objeto sob diferentes lentes, sem que haja necessariamente uma ligação entre essas abordagens. Dessa forma, a compreensão de um tema é aprimorada pela contribuição e comparação de várias perspectivas, favorecendo um conhecimento mais abrangente e diversificado.

Nesse sentido, o tema proposto para a décima edição comemorativa do Encontro Humanístico Multidisciplinar e o nono Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares é “Políticas Culturais e Ética da Tecnologia: Direitos Digitais e Governança Cultural em Perspectiva Multidisciplinar”. A proposta se apresenta como um campo de debate indispensável frente aos desafios contemporâneos, em que a integração entre práticas culturais e tecnologias digitais exige novas reflexões sobre propriedade intelectual, direitos digitais, inteligência artificial, uso de dados, preservação da memória e circulação de bens culturais. Trata-se de reconsiderar e ampliar paradigmas estabelecidos, articulando humanidades, ciências sociais, artes, tecnologia e direito para compreender e propor mecanismos éticos e políticos que orientem a governança cultural no cenário nacional e internacional.

A finalidade do evento sempre foi e continuará sendo a de expandir a compreensão das complexidades do mundo contemporâneo, por meio da integração de distintas disciplinas acadêmicas, com o intuito de promover perspectivas que descolonizem e valorizem narrativas socioculturais em suas mais diversas vertentes. Busca-se sempre estabelecer o diálogo acadêmico e transformar a prática científica em uma ferramenta para promover inclusão social.

O evento tem se destacado desde que foi realizado pela primeira vez em 2014, por promover uma interação intensa e produtiva entre diversas áreas do conhecimento. Assim, estabeleceu-se como um fórum privilegiado para a discussão de ideias inovadoras e colaboração interdisciplinar. Nesta edição, o enfoque principal é a união de abordagens participativas e colaborativas, que reforçam o compromisso em disseminar conhecimento de forma democrática e valorizar todas as vozes. O evento está organizado em uma estrutura que conta com grupos de trabalho e mesas-redondas interdisciplinares, proporcionando aos participantes um espaço para compartilhar saberes e construir coletivamente respostas para os desafios culturais e tecnológicos da atualidade.

Compartilhe: