Congresso Internacional
Online de Estudos
sobre Culturas

De 7 a 11 de outubro de 2019

Conheça o #Culturas e participe!

#Culturas 2019

Contextos, formas de produção e desenvolvimento social na América Latina

A cultura é comumente tipificada como a suma da criação humana, símbolos e códigos de comunicação como seres sociais. Consiste em mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação.

#Culturas, no plural, busca demonstrar a amplitude de suas expressões existentes, evidenciando esta multiplicidade.

Esta primeira edição do #Culturas, online, de acesso aberto e de livre participação, propõe criar espaços de intercâmbio e debate sobre os aspectos sociais, culturais, educacionais e artísticos da diversidade cultural nas sociedades latino-americanas e caribenhas.

Um convite a debater as culturas em tempo presente, imersas em um rápido contexto de globalização e multiculturalismo.

Modalidades de participação

Ouvinte

Livre acesso à transmissão de conferências, simpósios temáticos e simpósios livres.

Ouvinte certificado/a

Acesso e interação nas salas de transmissão de simpósios temáticos e conferências, com emissão de certificado.

Pesquisador/a Comunicador/a

Apresentação de produção científica em simpósios temáticos e publicação nos anais do congresso, com emissão de certificado.

Como será?

Metodologia de trabalho

O #Culturas será composto por conferências especiais, simpósios temáticos e livres. Na programação os simpósios estarão agrupados em Eixos temáticos.

Todas as atividades do congresso serão ofertadas em acesso livre, online por meio de videoconferências. Ouvintes poderão acessar os conteúdos de forma livre, já os Participantes Certificados e Comunicadores/as deverão identificar-se para acessar os espaços de interação. Confira as instruções.

Contaremos com dois simpósios com temática livre: de Iniciação Científica, para graduandos, e o Jovens Pesquisadores, para pós-graduandos.

Tipos de atividade

Conferências Especiais

As conferências especiais serão ministradas por convidados nacionais e internacionais, com atuação reconhecida nas ciências humanas e sociais, objetivando o debate de seus temas de estudos em diálogo com a temática central do evento.

Simpósios Temáticos

Os simpósios temáticos são locais de difusão e de intercâmbio das produções acadêmicas e culturais produzidas pelos variados públicos, por meio da apresentação oral de resumos expandidos e relatos de experiências e estarão sob a coordenação de mestres e doutores.

Simpósios Livres

Com temática livre, é um ambiente aberto para a difusão e o intercâmbio das produções acadêmicas de graduandos e pós-graduandos, por meio da apresentação oral de resumos expandidos e relatos de experiências, sob a coordenação da Comissão Organizadora.

Eixos Temáticos

Grupos de simpósios segundo afinidade temática.

Publicação

Os trabalhos apresentados e corrigidos pelos coordenadores dos simpósios serão publicados nos seguintes formatos:

(I) Resumos simples: Publicados no Caderno de Resumos e receberão código ISBN;
(II) Resumos expandidos e relatos de experiências: Publicados nos Anais do evento e receberão código ISBN;
(III) Artigos completos: Publicados no e-book do #Culturas, registrado no ISBN.

Os artigos dos trabalhos destaques de cada Simpósio Temático (ST), além de comporem o e-book, serão publicados em uma edição especial da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade [e-ISSN 2525-7870] e receberão código DOI.

Conferencistas confirmados

Ahtziri Molina Roldán

Centro de Estudios en Artes, Universidad Veracruzana (México)

Doutora em Sociologia pela University of York e Pós-Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Investigaciones Sociales da UNAM. Docente do Centro de Estudos em Artes da Universidad Veracruzana e membro do Seminario de Investigación en Gestión Cultural. Pesquisa temas como gestão cultural, políticas culturais e extensão universitária.

Conferência: La Universidad latinoamericana y el sector cultural un binomio a revisión

Antoni Aguiló

Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (Portugal)

Filósofo, investigador y traductor. Licenciado en Filosofía, Diploma de Estudios Avanzados en Filosofía del Derecho, Moral y Política y doctorado europeo cum laude en Ciencias Sociales y Humanas. Investigador del núcleo de investigación sobre Democracia, Cidadanía y Derecho (DECIDE) del CES de Coimbra. Investiga sobre temas como epistemologías del Sur y filosofía política.

Conferência: Erotismo y conocimiento desde las Epistemologías del Sur

Antonio Albino Canelas Rubim

Universidade Federal da Bahia (Brasil)

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1979), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006). Tem experiência nas áreas de políticas culturais; cultura e política; comunicação e política; cultura, comunicação e sociedade.

Conferência: Políticas culturais em tempos de incertezas

Betania Maciel

Universidade Federal Rural de Pernambuco (Brasil)

Doutorado em Comunicação Social, mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação e Cultura. Professora titular e pesquisadora do Grupo ESUDA de Interlocução Acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA. Membro do conselho deliberativo da Rede Folkcom - Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação da Cátedra Unesco-UMESP.

Conferência: Visibilidade, representação dissidente e Folkcomunicação

Fabricio Pereira da Silva

Departamento de Estudos Políticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

Docente do Departamento de Estudos Políticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Colíder do Centro de Análise de Instituições, Políticas e Reflexões da América e da África (CAIPORA). Doutor em Ciência Política.

Conferência: América Latina em seu labirinto: democracia e autoritarismo no século XXI

Luiz Silveira Menna Barreto

Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Brasil)

Mestre e doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela USP, Pós-Doutorado na Université de Franche-Comté, França. Livre-Docente pela USP (2008) e Titular (2009). Professor aposentado atuando na categoria Sênior na EACH/USP. Atua em temas como: Cronobiologia, Ciclo Vigilia/Sono, Adolescentes, Sono, Humano, Ritmo Biológico, Filosofia da Ciência entre outros.

Conferência: Um espaço para o tempo na leitura dos corpos

Marco Antonio Chávez Aguayo

Sistema de Universidad Virtual, Universidad de Guadalajara (México)

Doutorado em Gestão Cultural pela Universitat de Barcelona/Espanha, Pós-Doutorado em Gestão Cultural pela Universidad de Guadalajara. Professor Associado “A” da Universidad de Guadalajara e pesquisa temas como patrimônio cultural, legislação cultural e políticas culturais.

Conferência: Discriminación en la Gestión Cultural. Reflexiones sobre ética y reguetón

Rosario Radakovich

Faculdade de Informação e Comunicação da Universidad de la República (Uruguay)

Doutora pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Investigadora Nível I- ANII, PRODIC – FIC – UDELAR, Programa de Desenvolvimento da Informação e Comunicação, Faculdade de Informação e Comunicação, Universidad de la República.

Conferência: Os desafíos para a cultura na era dos algoritmos

Programação

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

La Universidad latinoamericana y el sector cultural un binomio a revisión, por Dra. Ahtziri Molina Roldán (Universidad Veracruzana, México)

14:00

15:00

Confirmado

Eixo Temático

Diálogos interdisciplinares sobre paisagem e patrimônio cultural da AL. ST 04: Repensar, Refletir, Interpretar e Reinterpretar a Memória, identidade e o patrimônio cultural da América e ST 12: Diálogos interdisciplinares, filosóficos e metodológicos sobre a(s) cultura(s)

15:00

18:00

Confirmado

Conferência

Erotismo y conocimiento desde las Epistemologías del Sur, por Dr. Antoni Aguiló (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal)

18:00

19:00

Confirmado

Simpósio Temático

ST 09: Comunicação, narrativas audiovisuais, mídias e redes comunicativas

19:00

22:00

Confirmado

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

Políticas culturais em tempos de incertezas, por Dr. Antonio Albino Canelas Rubim (Universidade Federal da Bahia, Brasil)

14:00

15:00

Cancelado

Eixo Temático

#Culturas - oportunizando jovens pesquisadores - SL 01: Jovens Pesquisadores – Temática Livre

15:00

18:00

Confirmado

Conferência

Visibilidade, representação dissidente e Folkcomunicação, por Dra. Betania Maciel (Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil)

18:00

19:00

Confirmado

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

Discriminación en la Gestión Cultural. Reflexiones sobre ética y reguetón, por Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo (Sistema de Universidad Virtual, Universidad de Guadalajara, México)

14:00

15:00

Confirmado

Simpósio Temático

ST 08: Práticas e políticas educacionais na América Latina

15:00

18:00

Confirmado

Conferência

Um espaço para o tempo na leitura dos corpos, por Dr. Luiz Silveira Menna Barreto (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Brasil)

18:00

19:00

Confirmado

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

América Latina em seu labirinto: democracia e autoritarismo no século XXI, por Dr. Fabricio Pereira da Silva (Departamento de Estudos Políticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)

14:00

15:00

Confirmado

Eixo Temático

Tema: Experiências estéticas e processos criativos e culturais - ST 02: Iconografia, literatura, artes e cultura visual nos processos criativos e culturais - ST 07: Experiências estéticas com a arte enquanto cultura

15:00

18:00

Confirmado

Conferência

Os desafíos para a cultura na era dos algoritmos, por Dra. Rosario Radakovich (Faculdade de Informação e Comunicação da Universidad de la República, Uruguay)

18:00

19:00

Confirmado

Eixo Temático

Tema: Abordagem decolonial, estudos fronteiriços e relações internacionais - ST 05: Estudos fronteiriços em contextos epistêmicos descoloniais - ST 11: Cultura, Fronteira e Relações Internacionais

19:00

22:00

Confirmado

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

Artes Plásticas - Vitória Basaia (UNIC/Cuiabá)

14:00

15:00

Confirmado

Eixo Temático

Tema: Aspectos sobre a formação territorial da AL - ST 01: Historia de la clase obrera, luchas por la tierra y vida cotidiana en América Latina - ST 06: Estudos indígenas na América contemporânea - ST 10: Relações étnico-raciais na América Latina: debates interseccionais na diáspora

15:00

18:00

Confirmado

Conferência

Conferência de Encerramento

18:00

19:00

Confirmado

Agende-se

Cronograma completo

Atividade Data

Publicação da chamada para seleção de coordenação de Simpósios Temáticos e chamada para Submissão de resumos expandidos e relatos de experiências aos Simpósios Temáticos

26/04/2019

Data limite para pagamento das inscrições de Participante Certificado/a e Pesquisador/a Comunicador/a com 30% de desconto

10/05/2019

Prazo para envio de propostas para coordenação de Simpósios Temáticos

09/06/2019

Prazo para envio de propostas de parcerias institucionais

09/06/2019

Resultado da seleção para coordenação de Simpósios Temáticos

12/06/2019

Resultado da seleção de parcerias institucionais

12/06/2019

Prazo para envio dos resumos expandidos e relatos de experiências para os Simpósios Temáticos

29/07/2019

Data limite para pagamento das inscrições de Pesquisador/a Comunicador/a sem desconto

29/07/2019

Resultado e Carta de Aceite dos resumos expandidos e relatos de experiências para apresentação nos Simpósios Temáticos

30/08/2019

Publicação do Caderno de Resumos Simples

30/09/2019

Data limite para pagamento das inscrições de Particiante Certificado/a sem desconto

07/10/2019

Abertura do #Culturas

07/10/2019

Encerramento do #Culturas

11/10/2019

Prazo para envio dos artigos completos para composição do e-book e dos destaques para publicação na Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (RELACult)

30/11/2019

Publicação dos resumos expandidos e relatos de experiências em anais e dos artigos completos em e-book e destaques na Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (RELACult)

31/03/2020

Chamadas Públicas

Chamada

Proposição de Comunicações aos Simpósios Temáticos

PDF

Proposição de Palestras

PDF

Proposição de Coordenação aos Simpósios Temáticos

PDF

Proposição de Parceria Institucional

PDF

Sobre o CLAEC

Cultura, Ciência e Educação na América Latina

O Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) tem como objetivo central a realização de estudos e análises de ações, projetos, programas e políticas desenvolvidas na área da cultura entre os países que integram a América Latina.
Também buscamos atuar como promotores de ações geradoras de conhecimento e experiência, por meio da elaboração e execução de projetos voltados para a promoção, expansão e difusão de políticas socioculturais, tendo como foco a diversidade social e cultural existente na América Latina.
Pretendemos atuar junto à esfera pública, sociedade civil organizada e setor privado, em soluções para questões como a democratização dos bens culturais e do acesso à cultura.

Conheça nossas plataformas de trabalho e torne-se um/a pesquisador/a associado/a ou colaborador/a.

Fale conosco pelo [contato@claec.org]

CLAEC

Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
CNPJ Nº 13.448.301/0001-24 | OSCIP/MJ Nº 08071.003994/2015-89
Rua Vila Velha, 63 | Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil