II Congresso Internacional
Online de Estudos
sobre Culturas

De 22 a 26 de junho de 2020

Conheça o #Culturas e participe!

#Culturas 2020

Século XXI: o permear dos estudos sobre a cultura Latino-Americana

A cultura é comumente tipificada como a suma da criação humana, símbolos e códigos de comunicação como seres sociais. Consiste em mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação. #Culturas, no plural, busca demonstrar a amplitude de suas expressões existentes, evidenciando esta multiplicidade.

Nesta segunda edição, faz-se um convite ao debate sobre a América Latina no século XXI, tecendo reflexões sobre cultura e análises, de ressignificação ou de resistências, espaço-temporais estabelecidas pelos grupos sociais latino-americanos.

Um convite a debater as culturas em tempo presente, imersas em um contexto de globalização, rupturas e multiculturalismo nos 20 primeiros anos do século XXI.

Modalidades de participação

Ouvinte

Livre acesso à transmissão de conferências e eixos temáticos.

Ouvinte certificado/a

Acesso e interação nas salas de transmissão de eixos temáticos e conferências, com emissão de certificado de ouvinte com até 50 horas.

Comunicador/a apresentador/a

Apresentação de produção científica em eixos temáticos e publicação nos anais do congresso, com emissão de certificado de apresentador e certificado de ouvinte com até 50 horas.

Como será?

Metodologia de trabalho

O #Culturas será composto por conferências especiais e apresentações em eixos temáticos. Na programação contaremos com quatro Eixos temáticos e subtemas variados.

Todas as atividades do congresso serão ofertadas em acesso livre, online por meio de videoconferências. Ouvintes poderão acessar os conteúdos de forma livre, já os Participantes Certificados e Comunicadores/as deverão identificar-se para acessar os espaços de interação.

- Acesse a área de usuário
- Acesse o sistema de registro de participação
- Confira o cronograma de comunicações

Tipos de atividade

Conferências Especiais

As conferências especiais serão ministradas por convidados nacionais e internacionais, com atuação reconhecida nas ciências humanas e sociais, objetivando o debate de seus temas de estudos em diálogo com a temática central do evento.

Eixos Temáticos

Os eixos temáticos e seus simpósios com subtemas são locais de difusão e de intercâmbio das produções acadêmicas e culturais produzidas pelos variados públicos, por meio da apresentação oral de resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos e estarão sob a coordenação de mestres e doutores.

Publicação

Os trabalhos apresentados e recomendados para publicação pela Comissão Organizadora serão publicados nos seguintes formatos:

(I) Resumos simples: Publicados no sistema de eventos e receberão código ISSN;
(II) Resumos expandidos, relatos de experiências e artigos: Publicados na coletânea do #Culturas denominada “Coletânea de comunicações do Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas”, registrado no ISSN;
(III) Os artigos dos trabalhos destaques de cada eixo temático, além de comporem a coletânea, serão publicados em uma edição especial da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade [e-ISSN 2525-7870] e receberão código DOI.

Eixos Temáticos

Representações políticas, culturais e territoriais na América Latina

Lutas de classe e pela terra, Territorialidades, Identidade, Gestão Cultural, Patrimônio, Estudos fronteiriços, Relações internacionais.

Dinâmicas e comportamentos socioculturais na/da América Latina

Evolução, Práticas e Rupturas culturais (urbanas e rurais), Conflitos, Religião, Processos identitários, Fundamentalismo, Gênero e sexualidade.

O Pensamento Filosófico e a Política Cultural Latino-Americana em perspectiva e insurgência

Políticas culturais, Políticas públicas; A natureza da diversidade cultural, Relações étnico-raciais, Debates interseccionais.

Abordagens Culturais Latino-Americanas: mosaico de estética, psicanálise e educação

Experiências estéticas, indústria cultural, iconografia, literatura, artes, cultura visual, comunicação, educação, políticas educacionais.

Conferencistas confirmados

Enrique Dussel

Conferência: Cultura Latino-Americana e Transmodernidade
Universidad Autónoma Metropolitana-Iztapalapa e Universidad Nacional Autónoma de México (México)

Nasceu em Mendoza (Argentina), radicado desde 1975 em exilio no México. Licenciado em Filosofia e Ciências da Região, Doutor em Filosofia e em História. Membro da American Academy of Arts and Sciences e Coordenador da Associación de Filosofía y Liberación. Doutor Honoris Causa na Universidade de Freibourg, Universidad Mayor de San Andrés, Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional Heredia, Universidad de Chile, Universidad Nacional de Rosario, Universidad de Panamá e Universidad de Guadalajara.

Wolfgang Muno

Conferência: Cultura política y populismo en Europa y América Latina
Departamento de Política Comparada - Universität Rostock (Alemanha)

Estudou ciência política, etnologia e direito público na University of Mainz e na Universidad Central, Caracas, Venezuela. Doutor em Ciência Política. Após a sua habilitação em 2015 na Universidade de Mainz, atualmente é catedrático e responsável pelo departamento de Política Comparada da Universität Rostock e diretor do doutorado binacional em Estudos Interdisciplinários de Europa e América Latina.

Anderson Pereira Portuguez

Conferência: O protagonismo de comunidades tradicionais na construção do desenvolvimento local
Professor no Instituto de Ciências Humanas do Pontal – Universidade Federal de Uberlândia/MG (Brasil)

Graduado em Geografia, Doutor em Geografia pela Universidad Complutense de Madrid e Pós-Doutor em Geografia Cultural (UNB). Presidente do Instituto Ganga Zumba; Fundador da Editora Barlavento e membro editorial da Sociedade Cultural Asé Tobi Babá Olorigbin – Ituiutaba/MG. Áreas de pesquisa: Geografia do Turismo; Geografia Cultural; Diversidade e Direitos Humanos; Religiosidade popular e matrizes culturais afro-brasileiras; Desenvolvimento local e protagonismo social.

Albertus Phucien

Conferência: A integração prática da teologia de processos no protestantismo latino-americano
Professeur à l’Université d’État d’Haïti/Campus Limonade, Nord d’Haïti (Haiti)

Graduado em Teologia na Universidade Cristã do Norte do Haiti, Mestre em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia Protestante da Universidade de Estrasburgo – França. Doutorando em Ciências Religiosas pela Universidade Laval, Québec/Canadá. Membro do Centro Interdisciplinar de Investigação sobre África e Oriente Médio (CIRAM-Université Laval/Canadá) e do Laboratório de Ética e Antropologia da Religião no Haiti (LEARH).

Lucas Santos Café

Conferência: Racismo, Cultura e Identidade Nacional
Professor de História no Instituto Federal de Mato Grosso - Câmpus Primavera do Leste/MT (Brasil)

Graduado em História (UFRB), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Pró-Saber, Mestre em História Social (UFBA), Doutorando em História (UFMT). Foi Diretor do Colégio Estadual Quilombola Onildo Raimundo de Cristo e Diretor de Educação e Eventos da Associação de Moradores dos Bairros da Lapa e Jacaré – Valença/BA, Fundador e Ex-Professor de História da FRADELIMS - Frente Ampla Democrática Libertária Inclusiva Milton Santos.

Juan Ignacio Brizuela

Conferência: Reflexiones sobre la Escuela Latinoamericana de Políticas Culturales
Pesquisador do Observatório da Diversidade Cultura (Brasil)

Graduado em Música e Relações Internacionais, Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Doutor em Ciências Sociais Aplicada na Universidade Estadual Norte Fluminense. Integrante do Observatório da Diversidade Cultural - ODC (UEMG) e da Rede de Universidades Latino-americanas de Formação em Políticas e Gestão Culturais e do Coletivo Pachamãe/UFBA. Áreas de interesse: políticas culturais, interculturalidade, pensamento latino-americano, território, geocultura.

Raquel Noronha

Conferência: Negociações sobre a imagem quilombola: quando as louceiras de Itamatatiua (MA) dialogam com o turismo
Professora na Universidade Federal do Maranhão (Brasil)

Graduada em Designer e Doutora em Antropologia pela UERJ. Líder do NIDA - Núcleo de pesquisas em inovação, design e antropologia (CNPq), desenvolve pesquisa nas áreas de identidade cultural e patrimônio, metodologias participativas, relação design-materiais-artesanato e Design Anthropology.

Jenny González Muñoz

Conferência: Territorialidades de los Pueblos Indigenas fronterizos del Abya Yala: luchas y resistencias en el ámbito contemporaneo
Professora Visitante Estrangeira na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

Licenciada em Artes, Doutora em Cultura e Arte para a América Latina e do Caribe. Temas de pesquisa: Seguridade dos bens culturais, políticas públicas, tratados religiosos, os povos indígenas de Abya Yala, registro e documentação do patrimônio cultural, literatura e cultura em procesos memoriais; Arte contemporârea e processos culturais emergentes, Memoria social.

Pablo Lemos Berned

Conferência: Olhares sobre o mundo à nossa volta em expressões da poesia brasileira contemporânea
Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul - Câmpus Cerro Largo – RS (Brasil)

Graduado e Mestre em Letras (UFSM), Doutor em Estudos de Literatura (UFF). Desempenha atividades no âmbito da Teoria da Literatura e da Literatura Brasileira e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura moderna, literatura contemporânea e ensino de literatura.

Carolina Santos Barroso de Pinho

Conferência: Pensamento feminista negro nas Américas e Caribe: diáspora e identidade
Pesquisadora independente (Brasil)

Graduada em Educação Física e Pedagogia, Doutora em Educação (UNICAMP), tem experiência em implementação de cursos de formação superior e elaboração de material didático. Atua, principalmente, nos seguintes temas: educação, produção do conhecimento, filosofia do conhecimento, educação física, treinamento desportivo, diretrizes curriculares, movimentos sociais. Além da experiência nas áreas de educação formal e não formal, tem inserção nos meios de comunicação.

Taciano Araripe Soares

Conferência: Públicos da cultura: perspectivas atualizadas sobre consumo e política cultural na Amazônia
Pesquisador, Ator, Diretor, Produtor e Gestor cultural (Brasil)

Graduado em Administração e Teatro, Doutorando em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia. Foi Secretário Executivo de Cultura do Estado do Amazonas. Desenvolve pesquisas nas temáticas: a encenação contemporânea, consumo cultural, públicos das artes, além de ser diretor do Ateliê 23, cia de artes cênicas e produtora cultural em Manaus.

Suze de Oliveira Piza

Conferência: Filosofias e Culturas Insurgentes
Professora da Universidade Federal do ABC (Brasil)

É professora de Filosofia na UFABC. Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Pesquisadora de pós-doutorado e professora colaboradora no Departamento de Filosofia (IFCH) UNICAMP. É Doutora e Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua principalmente em temas ligados a: pensamento ético-político, filosofia contemporânea, ontologia, filosofia e ciência política, filosofia na América Latina e interfaces entre Filosofia e Psicanálise.

Daniel Pansarelli

Conferência: Filosofias e Culturas Insurgentes
Professor da Universidade Federal do ABC (Brasil)

Pesquisa temas ligados à Filosofia Latino-americana, Filosofia Africana e outras formas relacionadas às filosofias da práxis. No âmbito mais geral da Filosofia Política e da Ética, estuda prioritariamente a produção marcada por uma perspectiva crítica e marginal à própria tradição filosófica vigente. Estuda, ainda, temas referentes à Filosofia da Educação, seja em seus aspectos mais teóricos, seja em sua aplicação à realidade brasileira em particular.

Luiz Silveira Menna Barreto

Conferência: Vivendo os tempos da pandemia
Professor Sênior na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Brasil)

Mestre e doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela USP, Pós-Doutorado na Université de Franche-Comté, França. Livre-Docente pela USP (2008) e Titular (2009). Professor aposentado atuando na categoria Sênior na EACH/USP. Atua em temas como: Cronobiologia, Ciclo Vigilia/Sono, Adolescentes, Sono, Humano, Ritmo Biológico, Filosofia da Ciência entre outros.

María Magdalena Becerra

Conferência: Redefiniciones culturales desde el pensamiento descolonial en el actual escenario de la crisis neoliberal en América Latina
Professora catedrática na Universidad Academia de Humanismo Cristiano (Chile)

Doutora em Estudos Transdisciplinares Latino-Americanos pela Universidad Academia de Humanismo Cristiano, professora catedrática em Direitos Humanos, Gênero e Multiculturalismo no Instituto de Humanidades da mesma universidade. Pesquisadora associada do CIELA - Centro de Investigaciones Estéticas Latinoamericanas da Universidad de Chile, membro da AFyL e da Red de Transformación Descolonial, destaca-se seus estudos sobre a política ética e estética no paradigma da libertação e teologia político no atual debate do pensamento crítico latino-americano.

Programação

(Todas as atividades têm como referência o horário oficial de Brasília - GMT -3)
Confira o cronograma de comunicações

09/06/2020 (Terça-feira) Pré-evento

Clique aqui e assista
Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

Vivendo os tempos da pandemia, por Dr. Luiz Silveira Menna Barreto (Universidade de São Paulo, Brasil)

19:00

20:00

Confirmado

11/06/2020 (Quinta-feira) Pré-evento

Clique aqui e assista
Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

Públicos da cultura: perspectivas atualizadas sobre consumo e política cultural na Amazônia, por Me. Taciano Araripe Soares (Universidade Federal da Bahia, Brasil)

19:00

20:00

Confirmado

15/06/2020 (Segunda-feira) Pré-evento

Clique aqui e assista
Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

Redefiniciones culturales desde el pensamiento descolonial en el actual escenario de la crisis neoliberal en América Latina, por Dra. María Magdalena Becerra Tapia (Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Chile)

19:00

20:00

Confirmado

17/06/2020 (Quarta-feira) Pré-evento

Clique aqui e assista
Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

O paradigma da libertação e as contribuições feministas, por Esp. Rejane Souza Costa Matos (Universidade Federal da Bahia, Brasil)

19:00

20:00

Cancelado

19/06/2020 (Sexta-feira) Pré-evento

Clique no título de cada atividade e assista
Tipo Atividade Início Fim Estado

Mesa de abertura

Fala aberta com a Comissão Organizadora

09:00

10:00

Confirmado

Conferência

Territorialidades de los Pueblos Indigenas fronterizos del Abya Yala: luchas y resistencias en el ámbito contemporaneo, por Dra. Jenny González Muñoz (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)

10:00

11:00

Confirmado

Conferência

Negociações sobre a imagem quilombola: quando as louceiras de Itamatatiua (MA) dialogam com o turismo, por Dra. Raquel Noronha (Universidade Federal do Maranhão, Brasil)

11:00

12:00

Confirmado

Conferência

Cultura Latino-Americana e Transmodernidade, por Dr. Enrique Dussel (Universidad Nacional Autónoma de México, México)

13:00

14:00

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

14:00

18:30

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

19:00

22:00

Confirmado

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

Cultura política y populismo en Europa y América Latina, por Dr. Wolfgang Muno (Universität Rostock, Alemanha)

10:00

11:00

Confirmado

Conferência


O protagonismo de comunidades tradicionais na construção do desenvolvimento local, por Dr. Anderson Pereira Portuguez (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)

11:00

12:00

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

13:00

18:30

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

19:00

22:00

Confirmado

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

A integração prática da teologia de processos no protestantismo latino-americano, por Me. Albertus Phucien (Université d’État d’Haïti/Campus Limonade, Nord d’Haïti, Haiti)

10:00

11:00

Confirmado

Conferência

Racismo, Cultura e Identidade Nacional, por Me. Lucas Santos Café (Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil)

11:00

12:00

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

13:00

18:30

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

19:00

22:00

Confirmado

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

Reflexiones sobre la Escuela Latinoamericana de Políticas Culturales, por Dr. Juan Ignacio Brizuela (Observatório da Diversidade Cultural, Brasil)

10:00

11:00

Confirmado

Conferência

Olhares sobre o mundo à nossa volta em expressões da poesia brasileira contemporânea, por Dr. Pablo Lemos Berned (Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil)

11:00

12:00

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

13:00

18:30

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

19:00

22:00

Confirmado

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência

A identificação coletiva nos processos políticos da América Hispânica no século XIX, por Dr. Daniel Omar Perez (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)

10:00

11:00

Cancelado

Conferência

Pensamento feminista negro nas Américas e Caribe: diáspora e identidade, por Dra. Carolina Santos Barroso de Pinho (Pesquisadora independente, Brasil)

11:00

12:00

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

13:00

18:30

Confirmado

Eixo Temático

Apresentações de trabalhos

19:00

22:00

Confirmado

Agende-se

Cronograma completo

Atividade Data

Publicação da chamada para Submissão de resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos aos Eixos Temáticos

10/04/2020

Prazo para envio de propostas de parcerias institucionais

24/04/2020

Resultado da seleção de parcerias institucionais

30/04/2020

Prazo para envio de trabalhos para os Eixos Temáticos

01/06/2020

Data limite para pagamento das inscrições de Comunicador/a

01/06/2020

Data limite para envio da Carta de Aceite de apresentação pela Comissão Organizadora

12/06/2020

Data limite para pagamento das inscrições de Ouvinte Certificado/a

20/06/2020

Resultado da recomendação para publicação nos anais

21/06/2020

Disponibilização dos Resumos Simples para consulta

21/06/2020

Abertura do #Culturas

22/06/2020

Encerramento do #Culturas

26/06/2020

Prazo para envio dos artigos completos, resumos expandidos e relatos de experiências corrigidos para composição dos anais e dos destaques para publicação na Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (RELACult)

15/07/2020

Publicação dos resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos em anais e dos artigos destaques na Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (RELACult)

31/10/2020

Chamadas Públicas

Chamada

Proposição de Comunicações aos Simpósios Temáticos

PDF

Proposição de Parceria Institucional

PDF

Instituições Parceiras

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Universidade Federal do ABC (UFABC)

Sobre o CLAEC

Cultura, Ciência e Educação na América Latina

O Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) tem como objetivo central a realização de estudos e análises de ações, projetos, programas e políticas desenvolvidas na área da cultura entre os países que integram a América Latina.
Também buscamos atuar como promotores de ações geradoras de conhecimento e experiência, por meio da elaboração e execução de projetos voltados para a promoção, expansão e difusão de políticas socioculturais, tendo como foco a diversidade social e cultural existente na América Latina.
Pretendemos atuar junto à esfera pública, sociedade civil organizada e setor privado, em soluções para questões como a democratização dos bens culturais e do acesso à cultura.

Conheça nossas plataformas de trabalho e torne-se um/a pesquisador/a associado/a ou colaborador/a.

#CULTURAS 2020

Coordenação: Bruno Marcelino, Cristiane Dambrós e Rafael Cruz
Comitê Científico: Ver lista completa
Fale conosco [[email protected]]

CLAEC

Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
CNPJ Nº 13.448.301/0001-24 | OSCIP/MJ Nº 08071.003994/2015-89
Rua Vila Velha, 63 | Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil