III Congresso Internacional
Online de Estudos
sobre Culturas_edição 1

19 e 20 de abril de 2021

Conheça o #Culturas e participe!

#Culturas 2021_1

Direitos humanos, gêneros e relações étnico-raciais: Quem somos nas democracias atuais?

A cultura é comumente tipificada como a suma da criação humana, símbolos e códigos de comunicação como seres sociais. Consiste em mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação. #Culturas, no plural, busca demonstrar a amplitude de suas expressões existentes, evidenciando esta multiplicidade.

O #Culturas é um evento online, de acesso aberto e de livre participação, propõe criar espaços de intercâmbio e debate sobre os aspectos sociais, culturais, educacionais e artísticos da diversidade cultural na América Latina.

A partir deste ano, o #Culturas será realizado em dois momentos, uma edição em abril e outra em setembro. Nesta primeira edição faz-se o convite para o diálogo sobre “Direitos humanos, gêneros e relações étnico-raciais: Quem somos nas democracias atuais?”, tecendo reflexões sobre o nosso papel individual e comunitário, como agentes histórico-culturais de ressignificação e de resistências.

Modalidades de participação

Ouvinte

Livre acesso à transmissão de conferências e eixos temáticos.

Ouvinte certificado/a

Acesso e interação nas salas de transmissão de eixos temáticos e conferências, com emissão de certificado de ouvinte com até 50 horas.

Comunicador/a apresentador/a

Apresentação de produção científica em eixos temáticos e publicação nos anais do congresso, com emissão de certificado de apresentador e certificado de ouvinte com até 50 horas.

Como será?

Metodologia de trabalho

O #Culturas será composto por conferências, mesas redondas e apresentações em eixos temáticos. Na programação contaremos com oito simpósios temáticos.

Todas as atividades do congresso serão ofertadas em acesso livre, online por meio de videoconferências. Ouvintes poderão acessar os conteúdos de forma livre, já os Participantes Certificados e Comunicadores/as deverão identificar-se para acessar os espaços de interação.

- Tabela de acesso as atividades, o registro da presença será feito pelos monitores
- Acesse a área de inscrição
- Convocatória para envio de comunicações aos Simpósios Temáticos
- Confira o cronograma de comunicações
- Visite os anais das edições anteriores
- Assista aos vídeos das últimas conferências

Tipos de atividade

Conferências

As conferências serão ministradas por convidados nacionais e internacionais, com atuação reconhecida nas ciências humanas e sociais, objetivando o debate de seus temas de estudos em diálogo com a temática central do evento.

Mesas redondas

As mesas redondas serão integradas por convidados nacionais e internacionais, com atuação reconhecida nas ciências humanas e sociais, objetivando o debate de seus temas de estudos em diálogo com a temática central do evento.

Simpósio Temáticos

Os eixos temáticos e seus simpósios com subtemas são locais de difusão e de intercâmbio das produções acadêmicas e culturais produzidas pelos variados públicos, por meio da apresentação oral de resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos e estarão sob a coordenação de mestres e doutores.

Publicação

Os trabalhos apresentados e recomendados para publicação pela Comissão Organizadora serão publicados nos seguintes formatos:

(I) Resumos simples: Publicados no sistema de eventos e receberão código ISSN;
(II) Resumos expandidos, relatos de experiências e artigos: Publicados nos anais do Culturas, registrado no ISSN;
(III) Os artigos dos trabalhos destaques de cada simpósio temático, além de comporem os anais, serão publicados em uma edição especial da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade [e-ISSN 2525-7870] e receberão código DOI.

Simpósios Temáticos

Nesta primeira edição do III Culturas serão contemplados os simpósios dos eixos temáticos de nº 01 - Representações políticas, culturais e territoriais na América Latina e nº 03 - O Pensamento Filosófico e a Política Cultural Latino-Americana em perspectiva de insurgência e também os simpósios das Linhas de Pesquisa do CLAEC nº 01 - Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais e nº 02 - Linguística, Literatura, Artes e Cultura Latino-Americana.

Repensar, Refletir, Interpretar e Reinterpretar a Memória, identidade e o patrimônio cultural da América - Eixo 01

Coordenação: Dr. Alan Dutra de Melo (UNIPAMPA) e Dr. Alexandre dos Santos Villas Bôas (UNIPAMPA)

Estudos fronteiriços em contextos epistêmicos descoloniais - Eixo 01

Coordenação: Dr. Edgar Cézar Nolasco (UFMS) e Dr. Marcos Antônio Bessa-Oliveira (UEMS)

Culturas, Fronteiras e Relações Internacionais - Eixo 01

Coordenação: Dra. Cristiane Dambrós (CLAEC) e Me. Bruno César Alves Marcelino (CLAEC)

Relações étnico-raciais na América Latina: debates interseccionais na diáspora - Eixo 03

Coordenação: Dr. Alexandre de Oliveira Fernandes (UFSB), Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo (UFSB) e Walkyria Chagas da Silva Santos (UFSB)

Diálogos interdisciplinares, filosóficos e metodológicos sobre a(s) cultura(s) - Eixo 03

Coordenação: Dr. Celso Gabatz (Faculdades EST), Ma. Larissa Maria de Almeida Guimarães (IPHAN) e Dr. Rubens Lacerda de Sá (IFSP)

Saberes de desaprendizagens, Artes, Gênero e Sexualidade - Eixo 03

Coordenação: Dra. Flávia Candido da Silva (IFPR), Dra. Betânia Maciel (ESUDA) e Ma. Alessandra Sagica Gonçalves (IFAP)

Teorias e Métodos das Ciências Humanas e Sociais - Linha 01

Coordenação: Dr. Rodrigo Sanches Peres (UFU), Dra. Célia Souza da Costa (IFAP) e Esp. Wellen Pereira Augusto (CLAEC)

Linguística, Literatura, Artes e Cultura Latino-Americana - Linha 02

Coordenação: Dra. Nadia Saito-Fairbrother (Anglia Ruskin University – Cambridge/UK), Dra. Ida Maria Morales Martins (UNIPAMPA) e Ma. Rosa Amélia (IFSP)

Palestrantes confirmados

Conferências

Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais

Conferência de Abertura: Estética do processo penal cautelar
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Graduada, Mestra e Doutora em Direito e Pós-Doutora (CAPES) junto a Università degli studi di Roma TRE. Atualmente é Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC e da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, Ouro Preto/MG - Brasil. Pesquisador CNPq - Produtividade em Pesquisa PQ-2 - desde 2013. Participa da representação de área da CAPES, como Coordenadora Adjunta de Cursos Profissionais e Representante do Colégio de Humanidades - CAPES (2021). Dedica suas pesquisas aos temas: Processo penal, modelo constitucional de processo, estado democrático de direito, reformas do processo penal e direito processual.

Orquídea Maria Moreira Ribeiro

Conferência de Encerramento: Olhares de resistência: Ler a “democracia” em Uanhenga Xitu, Pepetela e Ondjaki
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Mestra em Estudos Anglo-Americanos e Doutora em Ciências Humanas e Sociais – Cultura. Atualmente é Diretora do Curso de Doutorado em Ciências da Cultura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, Vila Real – Portugal. Dedica suas pesquisas aos temas: Culturas pós-coloniais de língua portuguesa; Cultura, identidade e memória; Século XX e XXI; Cultura Afro-Americana; Culturas Comparadas (africanas de língua portuguesa e inglesa).

Mesa Redonda 1: Diversidades e conjecturas atuais sobre gêneros e relações étnico-raciais

Sátira Pereira Machado

50 anos do Dia da Consciência Negra no Brasil e o poeta Oliveira Silveira
Universidade Federal do Pampa, Brasil

Jornalista, Mestra em Letras e Doutora em Comunicação. Atualmente é Profa. da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Jaguarão/RS - Brasil. Dedica suas pesquisas aos temas: Formação de professores/as e mídias aplicadas ao ensino-aprendizagem de literatura afro-gaúcha e das histórias e culturas negras no extremo sul do Brasil, bem como, sobre mulheres negras e jornalismo no Rio Grande do Sul.

Djalma Thürler

Ego conquiro: o nascimento da modernidade e a colonização sistêmica
Universidade Federal da Bahia, Brasil

Djalma Rodrigues Lima Neto é conhecido nacional e internacionalmente por DJALMA THÜRLER - Artista e Pedagogo, Mestre em Ciência da Arte, Doutor em Letras e Pós-Doutor em Literatura e Crítica Literária. Atualmente é Prof. Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador/BA - Brasil. Dedica suas pesquisas aos temas: Artes, Direção Teatral, Literatura Brasileira, Dramaturgia e Produção cultural.

Pamela Campos Chavarría

Liderança feminina: acompanhamento a grupos indígenas, camponeses e comunitários transfronteiriços
Universidade Estadual a Distância, Costa Rica

Graduação em Docência, Bacharela e Mestra em Antropologia pela Universidade da Costa Rica, Especialização em Políticas Culturais pela FLACSO Argentina. Pesquisadora extensionista do Programa de Gestão Local, na Diretoria de Extensão da Universidade Estadual a Distância - UNED, Costa Rica, auxiliando projetos de desenvolvimento comunitário e no fortalecimento de grupos organizados, formais e informais. Entre os meus temas de interesse estão: gestão local, desenvolvimento local e territorial; direitos culturais; propriedade intelectual e direitos coletivos (Sui Generis), patrimônio cultural, identidade e alteridade, turismo, setor artesanal e criativo, formulação, gestão e social, turismo.

Mesa Redonda 2: Democracias em mutação: territórios, sociedades e migrações

Luis Mauricio Phélan Casanova

Venezuela 1920 – 2020: Movilidad Internacional, Democracia y Petróleo
Universidade Central de Venezuela, Venezuela

Sociólogo, Especialista em Análises de Dados para as Ciências Sociais e Doutor em Sociologia. Atualmente é Prof. Titular da Escola da Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais da Universidade Central de Venezuela – UCV, Caracas -Venezuela. Dedica suas pesquisas aos temas: Migrações, Direitos Humanos e Bem-estar/Bem-viver.

Alfredo Cesar Dachary

Democracias em Mutação: Territórios, Sociedades e Migrações
Universidade de Guadalajara, México

Advogado, Mestre em Sociologia e Doutor em Ciências Sociais. Atualmente é Prof. Titular da Universidade de Guadalajara - UDG, Guadalajara, Jalisco - México. Dedica suas pesquisas aos temas: Capitalismo, Geopolítica, Sociedade e Turismo.

João Maurício Santana Ramos

Circenses latino-americanos no Largo da Mariquita, em Salvador, Bahia, Brasil: fazer-cidade mediante sociabilidades que subvertem o urbanismo neoliberal
Universidade Federal da Bahia, Brasil

Arquiteto e Urbanista e Licenciado em Música pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de projeto arquitetônico e de instalações de edificações, planejamento participativo, expressão gráfica.

Programação

(Todas as atividades têm como referência o horário oficial de Brasília - GMT -3)
(Clique no título da atividade para acessar)
Confira o cronograma de comunicações
Tipo Atividade Início Fim Estado

Fala de abertura

Fala aberta com a Comissão Organizadora

08:45

09:00

Confirmado

Conferência de abertura

Conferência: Estética do processo penal cautelar por Profa. Dra. Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

09:00

10:00

Confirmado

Linha de pesquisa 1

Apresentações de trabalhos

10:00

12:00

Confirmado

Mesa Redonda

Mesa Redonda 1: Diversidades e conjecturas atuais sobre gêneros e relações étnico-raciais

13:00

15:30

Confirmado

Eixo Temático 1

Sala 1

15:30

17:30

Confirmado

Eixo Temático 1

Sala 2

15:30

17:30

Confirmado

Intervalo

Intervalo

17:30

18:00

Confirmado

Eixo Temático 1

Sala 1

18:00

20:00

Confirmado

Eixo Temático 1

Sala 2

18:00

20:00

Confirmado

Tipo Atividade Início Fim Estado

Conferência de Encerramento

Conferência: Olhares de resistência: Ler a “democracia” em Uanhenga Xitu, Pepetela e Ondjaki por Profa. Dra. Orquídea Maria Moreira Ribeiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

09:00

10:00

Confirmado

Linha de pesquisa 2

Sala 1

10:00

12:00

Confirmado

Linha de pesquisa 2

Sala 2

10:00

12:00

Confirmado

Mesa Redonda

Mesa Redonda 2: Democracias em mutação: territórios, sociedades e migrações

13:00

15:30

Confirmado

Fala de encerramento

Fala aberta com a Comissão Organizadora

15:30

15:45

Confirmado

Eixo Temático 3

Sala 1

15:45

17:30

Confirmado

Eixo Temático 3

Sala 2

15:45

17:30

Confirmado

Intervalo

Intervalo

17:30

18:00

Confirmado

Eixo Temático 3

Sala 1

18:00

20:00

Confirmado

Eixo Temático 3

Sala 2

18:00

20:00

Confirmado

Agende-se

Cronograma completo

Atividade Data

Publicação da chamada para Submissão de resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos aos Eixos Temáticos

08/02/2021

Prazo para pagamento das incrições de comunicadores

06/04/2021 até as 23:59

Prazo final para envio das comunicações para apresentação no evento

07/04/2021 até as 17:00

Resultado da análise das comunicações (aceitos para apresentação, aceitos para apresentação e publicação ou reprovado)

16/04/2021

Prazo para inscrições de ouvintes

16/04/2021

Abertura do #Culturas

19/04/2021

Encerramento do #Culturas

20/04/2021

Liberação dos certificados de todas as atividades do evento

30/06/2021

Prazo para envio da versão final dos artigos destaques para publicação na RELACult

30/06/2021

Publicação dos resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos em anais

31/07/2021

Publicação dos artigos destaques na RELACult

02/2022

Chamadas Públicas

Chamada

Proposição de Comunicações aos Simpósios Temáticos

PDF

Sobre o CLAEC

Cultura, Ciência e Educação na América Latina

O Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) tem como objetivo central a realização de estudos e análises de ações, projetos, programas e políticas desenvolvidas na área da cultura entre os países que integram a América Latina.
Também buscamos atuar como promotores de ações geradoras de conhecimento e experiência, por meio da elaboração e execução de projetos voltados para a promoção, expansão e difusão de políticas socioculturais, tendo como foco a diversidade social e cultural existente na América Latina.
Pretendemos atuar junto à esfera pública, sociedade civil organizada e setor privado, em soluções para questões como a democratização dos bens culturais e do acesso à cultura.

Conheça nossas plataformas de trabalho e torne-se um/a pesquisador/a associado/a ou colaborador/a.

#CULTURAS 2021_1

Coordenação: Bruno Marcelino, Cristiane Dambrós e Rafael Cruz
Comitê Científico: Ver lista completa
Fale conosco [culturas@claec.org]

CLAEC

Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
CNPJ Nº 13.448.301/0001-24
Rua Vila Velha, 63 | Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil