06/06/2017

Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas

Capa

TEMA: “Transitoriedades e interdisciplinaridade na produção do conhecimento contemporâneo”

DATA: 01, 02 e 03 de agosto de 2017

SITE: https://eipch2017.wixsite.com/ieipch

ORGANIZAÇÃO: Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC e Universidade Federal de Pelotas – UFPel

PARCERIA: Centro de Artes – UFPel; Programa de Pós-Graduação Memória Social e Patrimônio Cultural – UFPel e Prefeitura de Pelotas

FINANCIAMENTO: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS

PATROCÍNIO: Biscoitos Zezé

OBJETIVOS:

O I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas tem como objetivo principal proporcionar um espaço de debate e intercâmbio de conhecimento gerado por pesquisas voltadas a interdisciplinares nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. O evento parte do princípio da ausência de discussões e espaço de contato que permitam a troca produtiva de conhecimento entre profissionais da ciências humanas.

Entendemos como propósito do evento é de agregar, incluir toda e qualquer forma de contribuição científica e acadêmica no âmbito das ciências humanas, mais precisamente no campo interdisciplinar, pretendendo ampliar a análise de cada elemento individual e buscar o parecer especifico de sua especialidade. Podendo também ser pensado como o continuum de um processo. Na multidisciplinaridade (ou pluridisciplinaridade) várias disciplinas analisam um objeto, sem que haja ligações necessária entre essas abordagens disciplinares. O que acontece é sua aplicação em comparação a diferentes maneiras de abordar um tema, que são orientadas com vista ao conhecimento geral de uma determinada matéria.

Tradicionalmente os eventos são focados em áreas específicas do saber, fazendo com que restrinja o nicho de profissionais que se encontram nesses ambientes. Dessa forma, as discussões se encaminham a referenciais circunscritos.  Considerando a longa discussão de que a produção de conhecimento contemporâneo se conduz para a interdisciplinaridade, o evento se propõe a possibilitar a troca de experiência de profissionais de diferentes áreas, mas com pesquisas afins.