27/06/2016

Pesquisadores Associados

Clique no nome para acessar o currículo.
Ahtziri Erendira Molina Roldán (México)

Possui graduação em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM, Doutorado em Sociologia pela University of York e Pós-Doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto de Investigaciones Sociales da UNAM. Atualmente é professora do Centro de Estudos em Artes da Universidad Veracruzana, membro do Seminario de Investigación en Gestión Cultural de la Universidad Veracruzana e lider de la investigación en marcha: Tercera Función Sustantiva Universitaria y su pertinencia regional. Pesquisa temas como gestão cultural, políticas culturais e extensão universitária.

Alan Dutra de Melo (Brasil)

Professor Assistente II da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Doutorando em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2014 – 2018) . Foi coordenador do Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural (2013-2014) e do Curso de Especialização em Culturas, Cidade e Fronteiras (2012). Professor nos Cursos de Bacharelado em Produção e Política Cultural e no de Tecnologia em Turismo. Coordenador Programa de Educação Tutorial PET Produção e Política Cultural. Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel). Especialista em Sociologia e Política (UFPel). Possui Graduação em Direito (UFPel). Possui trabalhos nas seguintes áreas: Patrimônio Cultural, Turismo Cultural, Paisagem Urbana, Plano Diretor, Cidade e Política Cultural.

Aldo Valentim (Brasil)

Doutorando em Políticas Públicas na UFRGS-Porto Alegre. Mestre em Artes – UNICAMP, Cursa Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas, na EAESP – FGV. É professor e coordenador da pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário SENAC-SP. Professor convidado da Universidade do Sagrado Coração – USC- Baurú. Como pesquisador colabora no CEGOV – Centro de Estudos Internacionais sobre Governo da UFRGS, no GT Economia Criativa, Cultura e Políticas Públicas. Foi pesquisador CNPQ e CAPES. Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2007), com aperfeiçoamento em Cooperação Cultural Internacional, em Madri/Espanha na Organização dos Estados Ibero-americanos em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional. Atualmente exerce a função de Coordenador da Unidade de Fomento à Cultura e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Foi Gerente Estadual do Programa de Qualificação em Artes das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS-Organização Social da Cultura, na qual exerceu as funções de Coordenador Administrativo(2010-2011) e de Coordenador de Projetos Especiais (2011-2013). Tem 20 anos de experiência em gestão e administração de projetos culturais, com passagens pelo setor privado, 3o.setor e administração pública. Na Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo foi Coordenador de Projetos: Ademar Guerra(2003-2006) e Mapa Cultural(2005-2006) e Consultor na implementação do Proac(2006). Desenvolve pesquisas sobre Políticas Públicas, Políticas Culturais, Organizações Sociais da Cultura, Economia Criativa.

Amanda Basilio Santos (Brasil)

Bacharela em História e Especialista em Artes, com interesse principalmente em história medieval inglesa e iconografia religiosa entre os séculos XII e XV da Inglaterra medieval. Atualmente é mestranda em História na linha de Arte e Conhecimento Histórico (PPGH-UFPel), também é mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural na linha patrimônio e cidade (PPGMP-UFPel). Membro do LAPI (Laboratório de Política e Imagem da UFPel).

Ângela M. B. Ribeiro (Brasil)

Doutoranda em Letras na Universidade Católica de Pelotas (2014-2018). Integrando o grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Avançados em Linguagens – LEAL(2015-UCPEL). Foi coordenadora do Curso de Especialização Em Cidades, Culturas e Fronteiras (2014) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (2011 e 2013). Professora no Curso de Tecnologia em Gestão do Turismo. Mestra em Desenvolvimento Regional (UNIOESTE). Especialista em Administração de Serviços Turísticos (UNIOESTE). Graduação em Turismo pela Uniiversidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Áreas de estudo : Turismo, Turismo Cultural, Patrimônio Cultural e Cultura Popular.

Ângela Sowa (Brasil)

Mestranda em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2016). Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC / CNPq / UFSM no Projeto Entre os Muros Interculturais da Mídia e da Escola: a construção social da identidade e da diferença sob orientação da Professora Doutora Rosane Rosa. É membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Intercultural e Cidadania – UFSM. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação – ABPEducom e Pesquisadora Associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura- CLAEC.

Antônio Guimarães Brito (Brasil)

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2010). Mestre em Direito na área de concentração em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2004). Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa, RS. Pesquisa Antropologia do Direito, Antropologia nas Relações Internacionais, Direitos Humanos e Diversidade, Pensamento Crítico Latino Americano. Tema central: Civilização e Barbárie. Leciona as seguintes disciplinas: Antropologia do Direito, Sociologia Jurídica, Direitos Humanos, Teoria Geral do Estado e Ciência Política. Professor nos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais (UNIPAMPA) e no Programa de Mestrado em Antropologia (UFGD).

Carla Ricci (Brasil)

Mestranda em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2014). Teve a formação complementada por intercâmbio internacional em 2014, na Universidad de Guadalajara (México), por meio do Programa de Bolsas Ibero-americanas Santander Universidades. É pesquisadora do Grupo de Análise Estratégica – Oriente Médio e África Muçulmana (GAE-OMAM), da UNIPAMPA.

Celso Gabatz (Brasil)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em História Regional pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Ciência da Religião e em Docência no Ensino Superior. Possui Graduação em Teologia (Bacharelado) pelas Faculdades EST de São Leopoldo, RS. Graduação em Sociologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Graduação em Filosofia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) de Batatais, SP. Membro Associado da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR); da Associação dos Cientistas Sociais de Religião do Mercosul (ACSRM) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Tem experiência na área da Sociologia, Teologia, Filosofia, Direito, História e Educação. Pesquisador de temas relacionados às religiões e religiosidades e suas conexões com a diversidade, identidade, fundamentalismos, intolerâncias, direitos humanos, questões de gênero e laicidade. Integra o Grupo de Pesquisa Religiões e Sociedade (UNISINOS) e Teologia Pública em Perspectiva Latino Americana (Faculdades EST).

Chryslen Mayra Barbosa Gonçalves (Brasil)

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social – UNICAMP. Bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia. Ingressou em processo de intercâmbio junto à Universidad de Santiago de Compostela, Espanha, no último semestre de 2015 cursando Trabalho Social. Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colonialismo, decolonial, teoria crítica latino-americana, epistemologia aymara, Bolívia, gênero e feminismo. Compõe o GEA (Grupo de Enfoques Antropológicos) da FFC-UNESP campus de Marília, coordenado pelo professor Andreas Hofbauer.

Daniel Levine (Estados Unidos)

Graduação em Ciência Política pelo Dartmouth College, mestrado em Sociologia Política pela London School of Economics e doutorado em Ciência Política pela Yale University. É Professor Emérito, cientista político e membro do Centro de Estudos da América Latina e Caribe da University of Michigan e pequisa temas sobre religião e política e democracia.

Denise Rosana da Silva Moraes (Brasil)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991) Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Estágio de doutorado sandwich na Universidade Católica Portuguesa UCP/Lisboa/Portugal – (2012) Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. UNIOESTE – Centro de Educação, Letras e Saúde -Campus de Foz do Iguaçu. Docente do Curso de Pedagogia do Mestrado e Doutorado Acadêmico Interdisciplinar em Sociedade, Culturas e Fronteira. Experiência na área de Educação, Tecnologias e Mídias; Formação inicial e continuada de professores/as – Didática – Prática de Ensino – Avaliação e gestão educacional.

Djalma Thürler (Brasil)

Djalma Rodrigues Lima Neto é conhecido nacional e internacionalmente por DJALMA THÜRLER. É Secretario de Cultura e Turismo da cidade de Madre de Deus (BA). Possui estágio de Pós-Doutoramento em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e Professor Adjunto III do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. É Doutor em Letras com estudos nas áreas de Literatura Brasileira e Teatro (UFF), Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Bacharel em Artes Cênicas e em Pedagogia, ambas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO;1994/1995). É membro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC/2013-2014). Tem experiência na área de Artes, Direção Teatral, Literatura Brasileira, Dramaturgia e Produção cultural. Coordena o CuS – grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade e o GENI – Gênero, Narrativas e Políticas Masculinas, ambos ligados ao CULT -Centro de Pesquisa Multidisciplinar em Cultura, da UFBA. É Diretor e Produtor de Teatro.

Edivan de Azevedo Silva da Costa (Brasil)

O pesquisador é contra o Golpe de Estado em andamento no Brasil e não aceita o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB). Também é veementemente contra a dissolução do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação. Além disso, é graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É pesquisador associado ao Laboratório de Estudos Imigratórios (LABIMI) e participa das atividades do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM). Também é pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa: Ciências Sociais e Educação (GPCSE). Membro do Comitê Editoral da Revista Ludere (UFRRJ). Dedica-se aos estudos nas áreas de migrações no Brasil, migrações internacionais, migrações chinesas, políticas migratórias, demografia, China, teoria antropológica, planejamento urbano e regional.

Everton Fêrrêr de Oliveira (Brasil)

icenciado em Educação Especial (1999) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação (2001) pela mesma universidade. Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação (2010) pela Universidade Aberta do Brasil/UFSM. Atuou no Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM (2002-2004) e no Departamento de Estudos Especializados (2007-2008) do Centro de Ciências da Educação da UFSC em Florianópolis – SC. Experiência em Coordenação e docência em cursos de Especialização e de Graduação e integrou a equipe responsável pelo acompanhamento e elaboração de ações na formação dos docentes do ensino superior na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) em Caxias do Sul/RS (2002-2006). Em 2008 ingressou na Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão desempenhando a Coordenação Acadêmica e Coordenação do Curso de Pedagogia até inicio de 2009, em 2010 foi Coordenador do Curso de Pedagogia. Atua no Ensino, Pesquisa e Extensão abordando a formação inicial e continuada de professores, Tecnologias da Informação e da Comunicação e Modalidades de Ensino (Educação Especial, EaD e Educação de Jovens e Adultos),Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – 2012 – Atual), participa do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP) (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0292116626269437) (2016 – atual) é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na FURG (atual).

Fabricio Pereira da Silva (Brasil)

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Políticos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Professor da Maestría en Estudios Contemporáneos de América Latina da Universidad de la República (UDELAR) do Uruguai. Foi Professor Visitante da Universidad Nacional del Litoral (Argentina). Graduou-se em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez o Mestrado em História Social pela UFRJ e o Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), no qual foi premiado com a bolsa Faperj Nota 10. Trabalha com os seguintes temas: participação popular; teoria democrática; ideologias e governos de esquerda na América Latina e na África.

Felipe Kern Moreira (Brasil)

Professor do Curso de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Doutor (2009) e Mestre (2004) em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília-UnB. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande – FURG (2001). Scholarship Holder DAAD/CNPq (doutorado sanduíche) na Johann Wolfgang Goethe Universitaet Frankfurt am Main (2007-2009). Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Sociedade e Fronteiras – PPGSOF, da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Desde 2007, membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais – ABRI. Concluiu curso de Bacharelado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – FAFINC e Institutum Sapientiae (1991-1993). Estudou e pesquisou no Center for Hemispheric Defense Studies, National Defense University, Washington DC (2003), no Comitê Jurídico Interamericano da Organização dos Estados Americanos, Rio de Janeiro (2005), na Academia de Direito Internacional das Nações Unidas, Haia, Países Baixos (2009) e no European University Institute, Florença, Itália (2009). Professor e pesquisador no Curso de Bacharelado em Relações Internacionais (2006-2015) e no Mestrado em Sociedade e Fronteiras PPGSOF (2010 – atual) do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima-UFRR. Atuou como Assessor Jurídico na Coordenação-Geral de Legislação e Normas do Ensino Superior, da Secretaria do Ensino Superior do Ministério da Educação (2002-2004) e como Coordenador de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça (2004-2005). Membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Roraima – EdUFRR (2009-atual). Assessor do SciELO Brasil (CNPq, FAPESP, FapUNIFESP e BIREME) na avaliação de mérito de periódicos. Possui artigos publicados no Brasil, Argentina, Estados Unidos da América, Portugal, México e Venezuela. Áreas de interesse: Poder e Normas nas Relações Internacionais; Direito Internacional; Direito do Mar; Legitimidade; Identidade e Relações Internacionais e Povos Indígenas e Relações Internacionais.

Francisco Xavier Freire Rodrigues (Brasil)

Professor Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, Adjunto IV, lotado no Departamento de Sociologia e Ciência Política. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO/IL- UFMT. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000). Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador do Subprojeto PIBID Sociologia/Ciências Sociais – UFMT. Coordenador do GT Sociologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Sociologia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade (GEPECS) CNPq/UFMT. Tem experiências em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Sociologia da Educação. Leciona Sociologia da Educação para os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e de História. Trabalha com as seguintes disciplinas: Sociologia I, Sociologia V, Sociologia da Cultura, Sociologia da Comunicação, Sociologia Urbana. Tem experiência na área de Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, Sociologia Urbana, Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte, Sociologia do Trabalho. Suas Pesquisas abrangem os seguintes temas: ensino de sociologia, formação de professores, cultura brasileira, pensamento social, megaeventos esportivos, etno-desporto indígena, relações de trabalho, modernidade, futebol indígena, trânsito em Cuiabá/MT, futebol brasileiro, civilização, Lei Pelé, mercado de trabalho no futebol.

Graziela Britez Turdera (Brasil)

Psicóloga. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Especialista em Saúde pelo Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde, com ênfase em Saúde Indígena pela UFGD. Professora substituta na Universidade Federal da Grande Dourados de 2014 a 2016. Atuou na Rede de Atenção em Saúde do município de Dourados, em especial no Hospital Universitário da Grande Dourados de 2012 a 2016. Foi colaboradora do Centro de Referência Regional sobre Drogas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Áreas de interesse: Saúde Coletiva e Psicologia Hospitalar, Saúde Indígena e Antropologia da Saúde, Psicologia e Psicanálise.

Gloria Maria Santiago Pereira (Brasil)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília com ênfase em saúde e cultura. Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialização Lato-sensu em Culturas Negras no Atlântico pela Universidade de Brasília. Professora de magistério superior nas disciplinas de psicologia jurídica, politicas públicas, psicologia social, psicologia da saúde, psicopatologia e atuação em psicologia jurídica. Experiência em orientação de TCC e conhecimento de metodologia qualitativa e quantitativa. Autora e organizadora do livro Migração e Globalização: Um olhar interdisciplinar. Autora do Centro Lúcio Costa/UNESCO. Conhecimentos de metodologia quantitativa e qualitativa – Etnografia, Discurso do sujeito coletivo (DSC), netgrafia e método sóciohistórico. Além disso, tenho atuação como psicóloga clínica com jovens e adultos (individual e em grupo). Atualmente, sou membro como pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC).

Ida Maria Morales Marins (Brasil)

Possui graduação em Licenciatura Plena Habilitação Português/ Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (1991), mestrado (2005) e doutorado (2013) em Letras – área de concentração em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas e doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal (2012). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa – campus Jaguarão/RS .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: ensino de língua materna e formação de professores.

Isabel Cristina Chaves Lopes (Brasil)

Profª Adjunta IV (D.E.) da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Serviço Social: Serviço Social, fundamentos e prática profissional, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da PUC/SP (2014). Mestre em Serviço Social, política social e trabalho pela UERJ (2002). Especialista em Serviço Social Contemporâneo pela UFF/ESR/SSC (1996). Graduada em Serviço Social pela UFF/ESR/SSC (1989). Coordenadora do Nediger (Núcleo de Estudos sobre Ética e Diversidade de Gênero, Etnia e Racismo) e do Nucems (Núcleo de Estudos sobre Cultura, Educação e Movimentos Sociais) ambos da UFF/PUCG/SSC . Experiência e interesse nos seguintes temas: Intervenção Profissional do Serviço Social; Política Social para a infância e adolescência;Educação e Serviço Social; Cultura e movimentos sociais; Direitos Humanos; Educação e comunicação pela rede social digital; Arte como mediação política; Mobilização e organização comunitária de mulheres de comunidades de baixa-renda.

José Serafim Bertoloto (Brasil)

Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte ABCA. Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), graduação em Tecnólogo em Bovinocultura pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1992), especialização em Museu de Arte pelo MAC-USP (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É professor titular da Universidade de Cuiabá e pesquisador, curador e Ex-diretor do Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso. Professor Orientador no programa de Mestrado em Estudo de Cultura Contemporânea ECCO/UFMT. Artista Plástico com vasta experiência na área de Artes, com ênfase em teoria e crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, cultura popular, patrimônio artístico cultural, semiótica da arte e do design em Mato Grosso.

Joséli Fiorin Gomes (Brasil)

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2015). Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Especialista pelo Curso de Especialização O Novo Direito Internacional: Direito Internacional Público e Privado e Direito da Integração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2009). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (2004). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Relações Internacionais (Campus Santa Vitória do Palmar), vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Relações Internacionais e Direito, com ênfase nos seguintes temas: Integração Regional, Paradiplomacia, Direito Internacional, Direito Comparado.

Luciana Contreira Domingo (Brasil)

Possui graduação em Letras – Língua Espanhola e respectivas Literaturas (UFPEL, 2003), especialização em Língua Espanhola (UCPEL, 2005) e em Estudos Linguísticos e Literários (UFBA, 2009), mestrado em Letras (UFBA, 2011) e doutorado em Letras (UCPEL, 2015). Atualmente é Professora Assistente no Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de espanhol nos níveis fundamental, médio e superior, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de língua espanhola, análise e elaboração de materiais didáticos e formação docente. Seus interesses atuais são Estudos Culturais na América Latina, elaboração de materiais didáticos, interculturalidade e ensino de línguas e formação intercultural docente.

Luciana Pelaes Rossetto (Brasil)

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero(2002) e mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero(2014). Atualmente é da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Atuando principalmente nos seguintes temas:brasiguaios, campesinos, Paraguai, jornalismo.

Ludmila de Lima Brandão (Brasil)

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1982), graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Pós-doutorado (2004-2005) na Université d’Ottawa (Canada), com bolsa CAPES, na área de Crítica da Cultura. É Coordenadora da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFMT. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Fundadora e primeira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – Área Interdisciplinar / Mestrado e Doutorado nota 4 – da UFMT (2008-2011). Fundadora e primeira Coordenadora da Rede CO3 (Rede Centro Oeste de Ensino e Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas) (2010-2012) que reúne pesquisadores de programas de pós-graduação da UFMT, UnB, UFG, UFGD, UFMS e UFU. É líder do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (UFMT/CNPq). Coordena PNPD Institucional/CAPES intitulado “Artes Visuais em Mato Grosso: acervo, difusão e crítica”. Coordena projeto financiado pelo MinC intitulado “Territórios Criativos Indígenas: arte e sustentabilidade”. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA e Curadora do Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT (MACP/UFMT). Atua no campo da Análise e da Crítica Cultural, da Crítica de Arte, no debate sobre a “contemporaneidade”, a colonialidade do saber e da arte, abordando especialmente os tópicos: arte, cidade, subjetividades, subalternidade e resistência. Principal publicação: A Casa Subjetiva: matérias, afectos e espaços domésticos (São Paulo: Perspectiva, 2008, 1 reimpressão).

Marco Antonio Chávez Aguayo (México)

Graduado em Psicologia pela Universidad Jesuita de Guadalajara – ITESO/México, Mestrado em Estudos Comparados de Literatura, Arte e Pensamento pela Universidad Pompeu Fabra/Espanha, Mestrado e Doutorado em Gestão Cultural pela Universitat de Barcelona/Espanha, Pós-Doutorado em Gestão Cultural pela Universidad de Guadalajara, com bolsa do CONACYT/México. Realizou períodos de investigação na Universidade de Glasgow/Reino Unido, Universidad de Guadalajara, Universidad del Egeo/Grecia, Universidad Autónoma de Barcelona/España e Universidad Deakin/Australia. É membro do Sistema Nacional de Investigadores/México, do Consejo Internacional de Monumentos y Sitios (ICOMOS) e do Consejo Internacional de Museos (ICOM). É investigador associado e membro do conselho editorial e do comitê científico do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Possuí as distinções de Chartered Scientist pelo Conselho de Ciência do Reino Unido e Associate Fellow y Chartered Psychologist pela Sociedade Psicológica Britânica. É conselheiro da Secretaria de Cultura de Jalisco. Foi impulsor e redator da reforma constitucional de Jalisco para a incorporação do Direito à Cultura e os direitos culturais, bem como da lei estatal de Patrimônio Cultural. É Diretor da Revista de Investigação em Gestão Cultural – Córima, Professor Investigador Titular “A” da Universidad de Guadalajara e pesquisa temas como patrimônio cultural, legislação cultural e políticas culturais.

Maria de Fátima Bento Ribeiro (Brasil)

Doutora em História na área de Política, Memória e Cidade, pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas/UFPEL, no curso de bacharelado em Relações Internacionais e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Foi membro da comissão de implantação dos Cursos de bacharelado em Produção e Política Cultural, Gestão do Turismo e História da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA. Mestre em História na área de História Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC/SP. Graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal de Pelotas (1989), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (1986). Foi diretora da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão(2008/2011). Foi professora adjunta no curso de História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste(1995/2008).Tem experiência na área de História, com ênfase em patrimônio histórico e cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, cidade, memória,genêro , patrimônio cultural, políticas culturais, patrimônio de fronteira.

Marie Laure Geoffray (França)

Doutora e Professora de Ciência Política pelo Institut des Hautes Etudes de l’amérique latine. Centre de Recherche et de Documentation sur les Amériques (IHEAL-CREDA) Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, France.

Nadja Maria Mourão (Brasil)

Doutoranda em Design – PPGD/UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Linha de pesquisa: Cultura, Gestão e Processos em Design, sob a orientação de Rita de Castro Engler, Projeto: Elaboração de uma metodologia de avaliação de tecnologia social para empreendimentos criativos. Possui mestrado em Design – PPGD/UEMG (2009/2011). Pós-Graduação em Arte Educação pela FAE/UEMG – Faculdade de Educação (1098/1999). Bacharel em Design de Ambientes pela FUMA – Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1990/1994). Participou do Curso de Elaboração e Gestão de Projetos em Empreendimentos Criativos, pelo Ministério da Cultura/SENAC – Educação Profissional EaD (2013/2015). Atua em Elaboração de Projetos, Consultoria e Gestão de Projetos Solidários, Socioculturais e Ambientais, em APLs – Arranjos Produtivos Locais, Empreendimentos Criativos e Design de Ambientes nas dimensões da sustentabilidade. Membro e coordenadora de projetos do CEDTec – Centro de Estudos de Design e Tecnologia da Escola de Design/UEMG – Linha de Pesquisa: Design, Inovação e Tecnologia; Design inclusivo e Tecnologia Social; Estudos em Design, Identidade e Território. É membro da equipe de criação e execução do projeto de Tecnologia Social: ?Librário – Libras para todos?. Professora universitária da UEMG – Escola de Design (1997 – atual) Disciplinas: Fundamentos da Tecnologia Social, Inovação e Tecnologia Social, para todos os cursos, e disciplina Expressão Gráfica – Curso Design de Ambientes. Foi professora da Escola de Música – UEMG/Disciplinas: Arte Educação Ambiental e Elaboração de Projetos em Economia Criativa (2012 a 2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Design e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia Social, Design social, Empreendedorismo, Economia Criativa, Identidade e Cultura.

Natália Martins de Oliveira Gonçalves (Itália)

Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É idealizadora e coordenadora educativa do MusEC – Espaço Patrimônio; onde atua nas áreas de Museologia, Educação, Cultura e Patrimônio Histórico. Atualmente cursa, com bolsa da União Europeia (EACEA), o mestrado TPTI – Techniques, Patrimoine, Territoires de l’Industrie: Histoire, Valorisation, Didactique, pela Université Paris I – Panthéon-Sorbonne (França), em consórcio com a Università degli Studi di Padova (Itália) e a Universidade de Évora (Portugal). Também é discente da especialização em Políticas Públicas para la Igualdad en América Latina, pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Sede Académica Argentina (FLACSO-AR). Tem experiência nas áreas de Memória e Identidades; Patrimônio Histórico e Cultural (com ênfase em Patrimônio Industrial e em Educação Patrimonial); História Oral; Ensino de História e Educação em Museus.

Rafael Henrique Cruz de Sousa (Argentina)

Administrador Público (UMESP) especializado em Gestão Cultural (Económicas/UNC) candidato ao doutorado em Ciências Sociais (UBA), Pesquisador do Sistema de Información Cultural de la Argentina (SInCA), dependente da Secretaría de Cultura y Creatividad, Ministerio de Cultura de la Nación, Pesquisador Colaborador da Escola de Comunicações e Artes (USP) e da Facultad de Ciencias Sociales (FLACSO Argentina).

Raquel Pereira Quadrado (Brasil)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Graduada em Licenciatura em Ciências – Habilitação Biologia (FURG). Atualmente é professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Associação Ampla FURG/UFRGS/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola e Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (FURG/SECADI/MEC). Tem experiência na área de Educação, Educação para a Sexualidade e Educação em Ciências, com ênfase na formação inicial e continuada de professores.

Rosario Radakovich (Uruguai)

Doutora pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Especialização em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona, Especialização em Estudos Internacionais e Graduação em Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de la República – UDeLaR, Uruguai. Investigadora Nível I- ANII, PRODIC – FIC – UDELAR,  Programa de Desenvolvimento da Informação e Comunicação, Faculdade de Informação e Comunicação, Universidad de la República.

 Sandra Catalina Valdettaro (Argentina)

Graduada em Comunicação pela Universidad Nacional de Rosário – UNR/Argentina, Mestre em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO/Argentina, Doutorado em Comunicação pela Universidad Nacional do Rosario. Professora e investigadora na Universidad Nacional de Rosário e também é Diretora do mestrado em Estudos Culturais, atua com pesquisa nas áreas de comunicação, estudos culturais e semiótica.

Simone Silva Alves (Brasil)

Doutora em Educação. Possui graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa/RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Popular, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação para as Relações Étnico Raciais, Movimentos Sociais, Economia Solidária e Gerontologia Social (envelhecimento populacional, politicas públicas para terceira idade e instituições de longa permanência para idosos).

Sulivan Charles Barros (Brasil)

Sociólogo. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás – UFG. Pesquisador do Grupo de Pesquisa DIALOGUS – Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho da Universidade Federal de Goiás – UFG. Pós-Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás – UFG, onde desenvolvo pesquisa intitulada: O Cinema na América Latina: o que mostramos de nós?. Pos-Doutorando em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES onde desenvolvo pesquisa intitulada: Literatura e Resistências na Narrativa Latino-Americana Contemporânea. Fui Coordenador do Museu Antropológico do Cerrado – MACER do Centro Integrado do Cerrado -CIC da Universidade Federal de Goiás – UFG, Regional Catalão (2015-2017). Fui Professor Visitante do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas -CEPPAC da Universidade de Brasília (2011-2013). Fui Professor Substituto do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (2008). Sou Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de Brasília (1997), Especialista em Gestão de Direitos Humanos pelo Centro Universitário do Maranhão (2008), Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (2005), Especialista em Antropologia e Mundos Contemporâneos pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000), Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), Pós-Doutor em História pela Universidade de Brasília (2014), Pós-Doutor em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Pós-Doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (2008). Tenho experiência nas áreas de Estudos Culturais; Sociologia da Cultura; Direitos Humanos; Estudos de Gênero e Sexualidades; Estudos sobre a América Latina; Antropologia das Populações Afro-Brasileiras; Geografia Cultural; Sociologia e Antropologia da Religião; Métodos e Técnicas de Pesquisa Social; Sociologia e Representações Fílmicas, Cinema Queer, Representações de América Latina e Latino-Americanos no Cinema e na Literatura.

Susana Dominzaín (Uruguai)

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidad Nacional General Sarmiento/Argentina, mestre em História pela Unviersité París VII – Jussieu/Francia e graduada em Ciências Históricas pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República/Uruguay. Professora Adjunta (Grado 3 Titular), membro do Centro de Estudios Interdisciplianrios Latinoamericanos e Diretora do Observatorio Universitario de Políticas Culturales da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República/Uruguay. Pesquisa temas como: Estudos culturais, história sociopolítica, estudos de gênero e história social.

Suzana Ferreira Paulino (Brasil)

É doutora em Letras (2015) na modalidade sanduíche pela University of Birmingham (Inglaterra)/Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Letras – Linguística (2009) pela UFPE. Possui especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa (2004) pela UFPE e é graduada em Letras (2002) pela mesma instituição de ensino superior. Foi professora substituta de língua inglesa I, II (inglês instrumental), III e IV na UFPE (2005-2007). Atualmente é membro do Núcleo de Pós-Graduação da FACIPE, consultora pedagógica da Fundação Roberto Marinho, formadora de professores do Governo do Estado de Pernambuco, elaboradora de provas de vestibular em língua portuguesa e corretora de redações (ENEM e SMAR). Foi professora Assistente nos cursos de graduação e pós-graduação em Docência do Ensino Superior da Faculdade SENAC e da pós-graduação da Faculdade Frassinette do Recife. Atuou como docente e foi coordenadora dos cursos de pós-graduação da FATEC e foi professora assistente de Língua Inglesa na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO. Coordenadora e professora de cursos livres, idiomas, na FACIPE – Grupo Tiradentes.

Wilson Enrique Araque Jaramillo (Equador)

Graduado em Economia pela Universidad Central/Equador, Mestre em Gerencia Empresarial pela Escuela Politécnica Nacional/Equador e Doutor em Administração pela Universidad Andina/Equador. Atualmente é Professor e Diretor (Decano) da Área Acadêmica de Gestão na Universidad Andina Simón Bolivar, Sede Equador, pesquisa temáticas como associatividade, pequenas e médias empresas e espaço organizacional coletivo.