Sistema Online de Apoio a Eventos - SOAE


Sistema Online de Apoio a Eventos (SOAE) do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) tem o intuito de disponibilizar uma ferramenta de gerenciamento de eventos organizados pelo CLAEC e seus parceiros, bem como a publicação eletrônica dos anais dos eventos científicos, contribuindo assim, para a democratização do acesso ao conhecimento produzido.

Abaixo, você pode navegar em cada evento e acessar nos Anais os textos na íntegra dos trabalhos aprovados e apresentados. Ao lado, você também pode utilizar o formulário de Pesquisa para buscar por artigos, resumos e autores publicados nos Anais dos Eventos hospedados no SOAE.

Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas

O #Culturas é um espaço criado para compartilhar estudos, pesquisas e iniciativas multidisciplinares no campo da(s) cultura(s). Por meio do intercâmbio de pesquisas nas grandes áreas das ciências humanas e sociais, que tenham como enfoque os estudos culturais nas suas diversas faces, contextos e aspectos.

A utilização do termo “Culturas” no plural, pretende demonstrar a amplitude e a abrangência que encontramos nas expressões culturais das mais diversas sociedades e grupos sociais existentes. Considerando também os seus múltiplos conceitos, a depender do contexto social, temporal e do espaço. A cultura é comumente tipificada como a suma da criação humana, ou seja os símbolos e códigos que utilizamos para nos comunicar como seres sociais. Por sua vez, a cultura se apresenta como mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação, principalmente nas áreas das ciências sociais e humanas.

Acessar a conferência

Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult

O propósito do evento é de incluir toda e qualquer forma de contribuição científica e acadêmica no âmbito das ciências humanas e sociais, mais precisamente no campo dos estudos em cultura na América Latina, pretendendo ampliar a análise de cada elemento individual. O objetivo central da segunda edição do SEMLACULT é contribuir para a percepção e aprofundamento das questões sobre a multiculturalidade nos processos de integração entre os países da América Latina, considerando a diversidade cultural e social dos grupos étnicos da região. Baseado em desenvolver e dar continuidade a produção científica e cultural, incentivando a inovação e geração de conhecimentos, experiências e saberes no âmbito continental do nosso país, de forma a promover a diversidade cultural e a integração do conhecimento na América Latina, pensando na melhoria de qualidade da produção científica através de perspectivas diversas sobre a mesma área de conhecimento.

Acessar a conferência

Encontro Humanístico Multidisciplinar e Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

O Encontro Humanístico Multidisciplinar e o Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, fazem parte de uma série de atividades pensadas pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Cultural - CLAEC em parceria com o Instituto Conexão Sociocultural e com o apoio da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA campus Jaguarão.
A proposta do evento é agregar, incluir toda e qualquer forma de contribuição científica e acadêmica no âmbito das ciências humanas, mais precisamente no campo multidisciplinar, pretendento ampliar a análise de cada elemento individual e buscar o parecer específico de sua especialidade. Na multidisciplinaridade (ou pluridisciplinaridade) várias disciplinas analisam um objeto, sem que haja ligações necessária entre essas abordagens disciplinares. O que acontece é sua aplicação em comparação a diferentes maneiras de abordar um tema, que são orientadas com vista ao conhecimento geral de uma determinada matéria.

Acessar a conferência

I Encontro de Estudos Fronteiriços: línguas e literaturas na fronteira

O I Encontro de Estudos Fronteiriços será realizado em Jaguarão-RS, de 26 a 28 de setembro, na Universidade Federal do Pampa. O evento reunirá pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras interessados no tema “Línguas e Literaturas na Fronteira”.

Acessar a conferência

XVIII Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire: “Fronteiras Freireanas: Diálogos e Trajetórias”

O Fórum de Leituras Paulo Freire é um espaço dialógico de construção do conhecimento que vem se realizando em instituições de educação superior no estado do Rio Grande do Sul, tendo como marca a itinerância com suas representações interinstitucionais e a obra de Freire como fonte inspiradora.  São os núcleos de ensino, pesquisa e extensão, bem como os Movimentos Populares (Movimentos Sociais, associações comunitárias, ONGs, etc.) que têm participado da continuidade deste Fórum.

Acessar a conferência