30/06/2016

Conselho Acadêmico

Clique no nome para acessar o currículo.
Ahtziri Erendira Molina Roldán (México)

Possui graduação em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM, Doutorado em Sociologia pela University of York e Pós-Doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto de Investigaciones Sociales da UNAM. Atualmente é professora do Centro de Estudos em Artes da Universidad Veracruzana, membro do Seminario de Investigación en Gestión Cultural de la Universidad Veracruzana e lider de la investigación en marcha: Tercera Función Sustantiva Universitaria y su pertinencia regional. Pesquisa temas como gestão cultural, políticas culturais e extensão universitária.

Bruno César Alves Marcelino (Brasil) – PRESIDENTE

Fundador e Diretor-Presidente do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC, Brasil) desde 2015, atuando também como Pesquisador Associado. CEO da Scientia International desde 2023, uma iniciativa que visa à difusão global do conhecimento científico. Doutorando em Estudos Sociais Interdisciplinários de Europa e América Latina (2019-2024), ofertado de forma binacional pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación da Universidad Nacional de La Plata (UNLP, Argentina) e pelo Institut für Politik- und Verwaltungswissenschaften da Universität Rostock (Uni Rostock, Alemanha) em cotutela com o Doutorado em Ciência Política (2022-2024) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), com bolsa de pesquisa do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (2020-2026) (CONICET, Argentina) e auxílio financeiro do Centro Universitário Argentino-Alemão (2019) (CUAA-DAHZ, Argentina). Mestre em Integração Contemporânea da América Latina (2016-2018), pelo Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política – ILAESP da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Brasil). Bacharel em Produção e Política Cultural (2012-2015) pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, Brasil). Editor-chefe da Editora CLAEC e da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (Qualis/CAPES – B1), organizador das edições do livro Dossiê Cultura em Foco, Presidente do Conselho Acadêmico da Escola Latino-Americana de Altos Estudos em Cultura – ELACult. Membro da Linha de Pesquisa Dinâmicas socioterritoriais e culturais da/na América Latina do CLAEC. Pesquisador Visitante no Instituto Universitario de Investigación en Estudios Latinoamericanos (IELAT) da Universidad de Alcalá (UAH, Espanha) (2023-2024); no Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais – NUPRI da USP (2022-2024) e no Ibero-Amerikanisches Institut (IAI, Alemanha) (2019 e 2023). Tem experiência e interesse nas áreas de estudos culturais em regiões de fronteira; integração cultural latino-americana; movimentos sociais e políticas públicas; políticas culturais e produção e gestão cultural..

Denise Rosana da Silva Moraes (Brasil)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991) Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Estágio de doutorado sandwich na Universidade Católica Portuguesa UCP/Lisboa/Portugal – (2012) Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. UNIOESTE – Centro de Educação, Letras e Saúde -Campus de Foz do Iguaçu. Docente do Curso de Pedagogia do Mestrado e Doutorado Acadêmico Interdisciplinar em Sociedade, Culturas e Fronteira. Experiência na área de Educação, Tecnologias e Mídias; Formação inicial e continuada de professores/as – Didática – Prática de Ensino – Avaliação e gestão educacional.

Francisco Xavier Freire Rodrigues (Brasil)

Professor Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, Adjunto IV, lotado no Departamento de Sociologia e Ciência Política. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO/IL- UFMT. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000). Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador do Subprojeto PIBID Sociologia/Ciências Sociais – UFMT. Coordenador do GT Sociologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Sociologia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade (GEPECS) CNPq/UFMT. Tem experiências em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Sociologia da Educação. Leciona Sociologia da Educação para os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e de História. Trabalha com as seguintes disciplinas: Sociologia I, Sociologia V, Sociologia da Cultura, Sociologia da Comunicação, Sociologia Urbana. Tem experiência na área de Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, Sociologia Urbana, Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte, Sociologia do Trabalho. Suas Pesquisas abrangem os seguintes temas: ensino de sociologia, formação de professores, cultura brasileira, pensamento social, megaeventos esportivos, etno-desporto indígena, relações de trabalho, modernidade, futebol indígena, trânsito em Cuiabá/MT, futebol brasileiro, civilização, Lei Pelé, mercado de trabalho no futebol.

Isabel Cristina Chaves Lopes (Brasil)

Profª Adjunta IV (D.E.) da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Serviço Social: Serviço Social, fundamentos e prática profissional, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da PUC/SP (2014). Mestre em Serviço Social, política social e trabalho pela UERJ (2002). Especialista em Serviço Social Contemporâneo pela UFF/ESR/SSC (1996). Graduada em Serviço Social pela UFF/ESR/SSC (1989). Coordenadora do Nediger (Núcleo de Estudos sobre Ética e Diversidade de Gênero, Etnia e Racismo) e do Nucems (Núcleo de Estudos sobre Cultura, Educação e Movimentos Sociais) ambos da UFF/PUCG/SSC . Experiência e interesse nos seguintes temas: Intervenção Profissional do Serviço Social; Política Social para a infância e adolescência;Educação e Serviço Social; Cultura e movimentos sociais; Direitos Humanos; Educação e comunicação pela rede social digital; Arte como mediação política; Mobilização e organização comunitária de mulheres de comunidades de baixa-renda.

Ludmila de Lima Brandão (Brasil)

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1982), graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Pós-doutorado (2004-2005) na Université d’Ottawa (Canada), com bolsa CAPES, na área de Crítica da Cultura. É Coordenadora da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação da UFMT. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Fundadora e primeira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – Área Interdisciplinar / Mestrado e Doutorado nota 4 – da UFMT (2008-2011). Fundadora e primeira Coordenadora da Rede CO3 (Rede Centro Oeste de Ensino e Pesquisa em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas) (2010-2012) que reúne pesquisadores de programas de pós-graduação da UFMT, UnB, UFG, UFGD, UFMS e UFU. É líder do Núcleo de Estudos do Contemporâneo (UFMT/CNPq). Coordena PNPD Institucional/CAPES intitulado “Artes Visuais em Mato Grosso: acervo, difusão e crítica”. Coordena projeto financiado pelo MinC intitulado “Territórios Criativos Indígenas: arte e sustentabilidade”. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA e Curadora do Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT (MACP/UFMT). Atua no campo da Análise e da Crítica Cultural, da Crítica de Arte, no debate sobre a “contemporaneidade”, a colonialidade do saber e da arte, abordando especialmente os tópicos: arte, cidade, subjetividades, subalternidade e resistência. Principal publicação: A Casa Subjetiva: matérias, afectos e espaços domésticos (São Paulo: Perspectiva, 2008, 1 reimpressão).

Marco Antonio Chávez Aguayo (México)

Graduado em Psicologia pela Universidad Jesuita de Guadalajara – ITESO/México, Mestrado em Estudos Comparados de Literatura, Arte e Pensamento pela Universidad Pompeu Fabra/Espanha, Mestrado e Doutorado em Gestão Cultural pela Universitat de Barcelona/Espanha, Pós-Doutorado em Gestão Cultural pela Universidad de Guadalajara, com bolsa do CONACYT/México. Realizou períodos de investigação na Universidade de Glasgow/Reino Unido, Universidad de Guadalajara, Universidad del Egeo/Grecia, Universidad Autónoma de Barcelona/España e Universidad Deakin/Australia. É membro do Sistema Nacional de Investigadores/México, do Consejo Internacional de Monumentos y Sitios (ICOMOS) e do Consejo Internacional de Museos (ICOM). É investigador associado e membro do conselho editorial e do comitê científico do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Possuí as distinções de Chartered Scientist pelo Conselho de Ciência do Reino Unido e Associate Fellow y Chartered Psychologist pela Sociedade Psicológica Britânica. É conselheiro da Secretaria de Cultura de Jalisco. Foi impulsor e redator da reforma constitucional de Jalisco para a incorporação do Direito à Cultura e os direitos culturais, bem como da lei estatal de Patrimônio Cultural. É Diretor da Revista de Investigação em Gestão Cultural – Córima, Professor Investigador Titular “A” da Universidad de Guadalajara e pesquisa temas como patrimônio cultural, legislação cultural e políticas culturais.

Sandra Catalina Valdettaro (Argentina)

Graduada em Comunicação pela Universidad Nacional de Rosário – UNR/Argentina, Mestre em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO/Argentina, Doutorado em Comunicação pela Universidad Nacional do Rosario. Professora e investigadora na Universidad Nacional de Rosário e também é Diretora do mestrado em Estudos Culturais, atua com pesquisa nas áreas de comunicação, estudos culturais e semiótica.

Susana Dominzaín (Uruguai)

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidad Nacional General Sarmiento/Argentina, mestre em História pela Unviersité París VII – Jussieu/Francia e graduada em Ciências Históricas pela Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República/Uruguay. Professora Adjunta (Grado 3 Titular), membro do Centro de Estudios Interdisciplianrios Latinoamericanos e Diretora do Observatorio Universitario de Políticas Culturales da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de la República/Uruguay. Pesquisa temas como: Estudos culturais, história sociopolítica, estudos de gênero e história social.

Suzana Ferreira Paulino (Brasil)

É doutora em Letras (2015) na modalidade sanduíche pela University of Birmingham (Inglaterra)/Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Letras – Linguística (2009) pela UFPE. Possui especialização em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa (2004) pela UFPE e é graduada em Letras (2002) pela mesma instituição de ensino superior. Foi professora substituta de língua inglesa I, II (inglês instrumental), III e IV na UFPE (2005-2007). Atualmente é membro do Núcleo de Pós-Graduação da FACIPE, consultora pedagógica da Fundação Roberto Marinho, formadora de professores do Governo do Estado de Pernambuco, elaboradora de provas de vestibular em língua portuguesa e corretora de redações (ENEM e SMAR). Foi professora Assistente nos cursos de graduação e pós-graduação em Docência do Ensino Superior da Faculdade SENAC e da pós-graduação da Faculdade Frassinette do Recife. Atuou como docente e foi coordenadora dos cursos de pós-graduação da FATEC e foi professora assistente de Língua Inglesa na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO. Coordenadora e professora de cursos livres, idiomas, na FACIPE – Grupo Tiradentes.

plugins premium WordPress