Objetivo:
Articular questões relacionadas ao corpo, às artes e ao feminino e, a partir disso, criar novas possibilidades metodológicas e políticas que se ofereçam como alternativas à linguagem acadêmica e à razão instrumental clássica. Analisando para tal obras literárias e de artes visuais.
Destinatários:
Profissionais da cultura, principalmente das artes. Estudantes de pós-graduação e graduação.
Docente: Prof. Ma. Kamila Karen de Jesus Costa
Ementa:
[Aula 1]
Apresentação do curso e Introdução temática
Objetivo:
Apresentar às alunas e alunos questões acerca da metodologia e da dinâmica do curso.
Bibliografia:
ALVARENGA, Augusta et al. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nas tramas da complexidade e desafios aos processos investigativos. In: Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri, SP,: Manole, 2015.
[Aula 2]
O feminino na psicanálise
Objetivo:
Compreender a ideia operacional do feminino e do barroco no psiquismo
Bibliografia:
LACAN,Jacques.O seminário, livro 20: Mais ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
[Aula 3]
Subjetividade e poder
Objetivo:
Entender as criações subjetivas e corporeas pela analitica foucaultiana
Bibliografia:
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2010.
[Aula 4]
Escrita e o erótico
Objetivo:
Dar a ver o transbordamento da escrita para além do cânone instituído.
Bibliografia:
BARTHES, Roland; O prazer do texto. Ed. 70, 1983.
[Aula 5]
Nicole Brossard e Hélène Cixous e Audre Lorde
Objetivo:
Analisar as obras das autoras pela perspectiva do feminino
Bibliografia:
BROSSARD, Nicole. Selections: the Poetry of Nicole Brossard, Berkeley, 2010.
[Aula 6]
Cheryl Clarke, June Jordan e Ana Martins Marques
Objetivo:
Política, poética e saberes localizados.
Bibliografia:
CLARKE, Cheryl. Lesbianism: An act of resistance. This bridge called my back: Writings by radical women of color, p. 128-37, 1981.
[Aula 7]
O feminino e o barroco na obra de Adriana Varejão
Objetivo:
Os ecos e as potências do barroquismo e do feminino nas obras da artista plástica carioca.
Bibliografia:
SCHWARCZ, Lilia Moritz; VAREJÃO, Adriana. Pérola imperfeita: a história e as histórias na obra de Adriana Varejão. Cobogó, 2014.
[Aula 8]
Finalização do curso
Objetivo:
Comentários, compartilhamento de achados, exercício experimental de escrita.
Bibliografia:
OITICICA, Hélio. Experimentar o experimental. Arte em revista. São Paulo, ano, v. 3, 1972.
Cronograma:
Inscrições:
De 12/08/2021 a 02/09/2021 INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 10.09!
Inicio do Curso: 13/09/2021.
Dia e horário das aulas síncronas: Quartas-feiras, às 19:00hrs.
No curso pode haver encontros síncronos semanais ou quinzenais, contudo, a aula ficará gravada e poderá ser acessada a qualquer momento até o final do curso. A participação nos encontros síncronos não é quesito obrigatório, entretanto, o discente deve realizar todas as atividades propostas pelos docentes a fim de garantirem suas frequências no referido curso.