Objetivo:
O objetivo do curso é divulgar relevantes obras literárias produzidas por escritoras brasileiras – desde Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis, até as produções atuais – destacando a violência contra a mulher apresentada nos textos, a fim de criar um panorama que evidencie o quanto essa questão é recorrente na literatura brasileira e, mais além, na vida das próprias mulheres.
Destinatários:
Público em geral.
Docente: Prof. Ma. Luciana Lima Silva
Docente auxiliar: Taís Alves Teixeira
Ementa:
[Aula 1]
Maria Firmina dos Reis e a história da literatura de autoria feminina no Brasil.
Objetivo:
Apresentar um panorama das publicações de autoria feminina no Brasil; apresentar uma linha do tempo com as principais obras publicadas e a forma como as personagens femininas eram/são representadas; ressaltar características das produções literárias de Maria Firmina dos Reis e a relevância da autora na literatura brasileira.
Bibliografia:
REIS, Maria Firmina. Úrsula. São Paulo, Companhia das Letras, 2018.
[Aula 2]
Ercília Nogueira Cobra e as amarras sociais da mulher.
Objetivo:
Discutir algumas importantes reivindicações de direitos da mulher na obra de Ercília Nogueira Cobra, correlacionando-as aos avanços e retrocessos na atualidade em relação às pautas feministas.
Bibliografia:
COBRA, Ercília Nogueira. Virgindade anti-higiênica. São Paulo, Edição da Autora, 1924.
[Aula 3]
Maura Lopes Cançado e Stella do Patrocínio: a violência manicomial.
Objetivo:
Apresentar um panorama biográfico das autoras, ressaltando a produção literária e as experiências em ambientes manicomiais.
Bibliografia:
CANÇADO, Maura Lopes. Hospício é Deus. Belo Horizonte, Autêntica, 2015.PATROCÍNIO, Stela do. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome. Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2001.
[Aula 4]
Cassandra Rios, uma mulher diferente.
Objetivo:
Ressaltar a presença de questões transgênero e queer na obra da autora, correlacionando a produção de Cassandra a de outras autoras contemporâneas.
Bibliografia:
RIOS, Cassandra. Uma mulher diferente. São Paulo, Brasiliense, 2005.
[Aula 5]
Conceição Evaristo e os cadernos negros: escrevivências e dororidade.
Objetivo:
Apresentar os conceitos de escrevivência e dororidade por meio das obras de Conceição Evaristo e de outras autoras publicadas nos cadernos negros.
Bibliografia:
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro, Pallas, 2002.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro, Pallas, 2014.QUILOMBHOJE (org.). Cadernos negros: os melhores poemas. São Paulo, Quilombhoje, 2008.
[Aula 6]
Representatividade indígena na literatura.
Objetivo:
Debater a obra de Eliane Potiguara e as principais questões referentes ao feminino na produção da autora; apresentar autoras indígenas e representações recorrentes em seus trabalhos.
Bibliografia:
POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. Rio de Janeiro, Grumin Edições, 2018.
[Aula 7]
A velhice do corpo feminino.
Objetivo:
Apresentar a obra Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende, e, a partir dela, discutir as formas como o corpo feminino velho é representado desde a Antiguidade.
Bibliografia:
REZENDE, Maria Valéria. Quarenta dias. Rio de Janeiro, Alfaguara, 2014.
[Aula 8]
Carmen da Silva, Marilene Felinto e Fernanda Young: literatura, feminismo e imprensa.
Objetivo:
Ressaltar a relevância da produção jornalística e as características estilísticas das autoras; discutir as intersecções entre literatura e pensamento feminista; apresentar escritoras brasileiras contemporâneas e temas em evidência no cenário literário atual.
Bibliografia:
SILVA, Carmen da. Sangue sem dono. São Paulo, Civilização Brasileira, 1970.
_____. Histórias híbridas de uma senhora de respeito. São Paulo, Brasiliense, 1984.
FELINTO, Marilene. Mulheres de Tijucopapo. São Paulo, Edição da Autora, 2019. YOUNG, Fernanda. Pós-F: para além do masculino e do feminino. São Paulo, Leya, 2019.
Cronograma:
Inscrições:
De 12/08/2021 a 02/09/2021 INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 10.09!
Inicio do Curso: 13/09/2021.
Término: 25/10/2021.
Dia e horário das aulas síncronas: Toda segunda-feira, às 20:00 hrs.
Duração da aula: 1h30.
No curso pode haver encontros síncronos semanais ou quinzenais, contudo, a aula ficará gravada e poderá ser acessada a qualquer momento até o final do curso. A participação nos encontros síncronos não é quesito obrigatório, entretanto, o discente deve realizar todas as atividades propostas pelos docentes a fim de garantirem suas frequências no referido curso.