16/09/2019

Feminismos e Realidade: Análise Crítica Literária

Este curso tem como objetivo tratar da função social, histórica e política da Literatura Brasileira Contemporânea de autoria feminina a partir de uma perspectiva crítica reflexiva. Dessa forma, as aulas terão como metodologia uma perspectiva discursiva crítica e reflexiva. A partir de um embasamento teórico que se dispõe a tratar dentro de um horizonte amplo e verticalizado o ponto de vista histórico dos feminismos, partindo de suas análises e das abrangências de olhares diante da relação colocadas nas prática sociais. Nessa mesma discussão, seguiremos nas reflexões sobre a interseccionalidade e a importância de compartilhar e agrupar os diferentes olhares apresentado por meio do potencial literário feminino imerso na perspectiva social. Por fim, discutiremos as questões sobre os feminismos, a sociedade e o cotidiano histórico, para que seja possível a produção final de um ensaio sobre os temas apresentados em contexto teórico e literário, visando uma produção crítica e reflexiva sobre a atualidade e os discursos feministas.

Objetivo:

Neste curso temos como objetivo apresentar uma reflexão sobre a teoria feminista partindo da compreensão crítica a respeito da literatura e de sua função social.

Tal abordagem pretende criar um espaço de reflexão sobre nossos próprios contextos de circulação e vivência, potencializando resultados significativos tanto para a produção do conhecimento quanto para a ação coletiva.

Destinatários:

Profissionais que se dediquem aos estudos das teorias feministas e da literatura.

Docente responsável:

Profª Ma. Carla Cristina Campos Brasil Guimarães [Currículo Lattes]

Mestra em Literatura, pela Universidade de Brasília – UnB e licenciada em Letras – Francês, pela mesma Universidade. Integra o Grupo de Literatura, Educação e Dramaturgias Contemporâneas e o Grupo Literatura, Feminismos e Revolução ao qual faz parte da organização do evento do referido. Possui experiência na área de letras, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira e de Literatura, Literatura Francesa e Brasileira e nos estudos sobre os Femininos. Atualmente está em um mestrado com foco no ensino de literatura na Universidade de Nantes na França.

Docente auxiliar:

Profª Mestranda Carolina Neres de Andrade [Currículo Lattes]

Mestranda em Literatura e Práticas Sociais (PósLit/UnB), no eixo de Crítica Literária Dialética, na área de Estudos Literários, Estética Marxista e Feminismos. Possui Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (UnB) e Licenciatura em Português do Brasil como Segunda Língua (UnB). Cursando Licenciatura em Língua Francesa e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília. Participa do grupo de pesquisa Literatura, Revolução e Feminismos, e da Comissão organizadora do evento: Encontro I e II de LRF.

Código de área do conhecimento (CNPq):

8.00.00.00-2 Linguística, Letras e Artes
8.02.06.00-0 Literatura Brasileira

Palavras chave:

Feminismos, Literatura, Crítica Literária.

Ementa:

[Aula 1]
Feminismos

Objetivo:
Tratar da historicidade e da relevância político-social das diversas vertentes feministas.

Bibliografia:

Texto teórico:
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos Avançados, Set./Dez. 2003, vol. 17, n. 49, p. 151-172.

Texto Literário:
KOLLONTAI, Alexandra. A nova mulher e a moral sexual. 2. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.
QUEIROZ, Raquel. As Três Marias. 24ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.


[Aula 2]
Interseccionalidade

Objetivo:
A diáspora necessária para percepção da diversidade da luta da mulher em razão cultural, política, religiosa e ideológica.

Bibliografia:

Texto teórico:
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Rio de Janeiro: Editora Letramento, 2018.

Texto Literário:
EVARISTO, Conceição. Insubmissas Lágrimas de Mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.


[Aula 3]
Literatura e Sociedade

Objetivo:
Encontro entre prosa e poesia na concepção particular de sentido humano e redescoberta necessária do protagonismo feminino.

Bibliografia:

Texto literário:
FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Cosac Naify, 2012. GALVÃO, Patricia. Parque Industrial. 3.ed. Porto Alegre; São Carlos: Mercado Aberto; EDUFSCar, 1994.


[Aula 4]
Feminismos e Atualidade

Objetivo:
Debate final a respeito das avaliações propostas durante o curso, a fim de acolher a importância dos discursos coletivos em função do reconhecimento global dos aspectos transgressores feministas.

Bibliografia:

Texto teórico:
HOOKS, Bell, Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, Tradução de Marcelo Brandão Cipolla, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.


Cronograma:

Inscrições com 15% de desconto:
De 16/09/2019 (Segunda-feira) a 22/09/2019 (Domingo)

Inscrições:
De 16/09/2019 (Segunda-feira) a 17/11/2019 (Domingo)

Curso:
De 18/11/2019 (Segunda-feira) a 15/12/2019 (Domingo)

+ info via WhatsApp

+ info via Facebook Messenger

Reservar vaga