16/09/2019

Feminismos e Realidade: Análise Crítica Literária

Este curso tem como objetivo tratar da função social, histórica e política da Literatura Brasileira Contemporânea de autoria feminina a partir de uma perspectiva crítica reflexiva. Dessa forma, as aulas terão como metodologia uma perspectiva discursiva crítica e reflexiva. A partir de um embasamento teórico que se dispõe a tratar dentro de um horizonte amplo e verticalizado o ponto de vista histórico dos feminismos, partindo de suas análises e das abrangências de olhares diante da relação colocadas nas prática sociais. Nessa mesma discussão, seguiremos nas reflexões sobre a interseccionalidade e a importância de compartilhar e agrupar os diferentes olhares apresentado por meio do potencial literário feminino imerso na perspectiva social. Por fim, discutiremos as questões sobre os feminismos, a sociedade e o cotidiano histórico, para que seja possível a produção final de um ensaio sobre os temas apresentados em contexto teórico e literário, visando uma produção crítica e reflexiva sobre a atualidade e os discursos feministas.

Objetivo:

Neste curso temos como objetivo apresentar uma reflexão sobre a teoria feminista partindo da compreensão crítica a respeito da literatura e de sua função social.

Tal abordagem pretende criar um espaço de reflexão sobre nossos próprios contextos de circulação e vivência, potencializando resultados significativos tanto para a produção do conhecimento quanto para a ação coletiva.

Destinatários:

Profissionais que se dediquem aos estudos das teorias feministas e da literatura.

Docente responsável:

Profª Ma. Carla Cristina Campos Brasil Guimarães [Currículo Lattes]

Doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília, mestra em Literatura pela mesma universidade e em Ingénierie de Formation pela Universidade de Nantes e licenciatura em Letras – Francês, pela UnB. Integra o Grupo de Literatura, Educação e Dramaturgias Contemporâneas e o Grupo Literatura e Corpo. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira, Literatura Francesa e nos estudos sobre os Femininos, Narrativas de si e Ensino de Literatura atuando principalmente nos seguintes temas: Francês língua estrangeira, literatura francesa, teatro moderno, feminismos, migrações e educação.

Docente auxiliar:

Profª Ma. Carolina Neres de Andrade [Currículo Lattes]

Mestre em Literatura e Práticas Sociais no Programa de Pós-graduação em Literatura (PósLit) pela Universidade de Brasília (2018-2020), na linha de pesquisa: Crítica Literária Dialética, no eixo de interesse em Estudos Literários, Estética Marxista e Feminismo. Possui Licenciatura e Bacharelado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (2017/2019), Licenciatura em Letras – Língua Francesa e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (2020) e Licenciatura em Letras – Português do Brasil Como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (2018). Possui experiência na área de Letras: Literatura e Linguística (Ensino de Português como Segunda Língua). Com ênfase em Literatura – Crítica Literária Dialética, Literatura Sociais Feministas e Interseccionalidade. Participou do grupo de pesquisa: Literatura, Feminismos e Revolução, cadastrado no DGP/CNPq, desde 2012. Participa do grupo de pesquisa: Literatura e Corpo.

Código de área do conhecimento (CNPq):

8.00.00.00-2 Linguística, Letras e Artes
8.02.06.00-0 Literatura Brasileira

Palavras chave:

Feminismos, Literatura, Crítica Literária.

Ementa:

[Aula 1]
Feminismos

Objetivo:
Tratar da historicidade e da relevância político-social das diversas vertentes feministas.

Bibliografia:

Texto teórico:
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos Avançados, Set./Dez. 2003, vol. 17, n. 49, p. 151-172.

Texto Literário:
KOLLONTAI, Alexandra. A nova mulher e a moral sexual. 2. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011.
QUEIROZ, Raquel. As Três Marias. 24ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.


[Aula 2]
Interseccionalidade

Objetivo:
A diáspora necessária para percepção da diversidade da luta da mulher em razão cultural, política, religiosa e ideológica.

Bibliografia:

Texto teórico:
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Rio de Janeiro: Editora Letramento, 2018.

Texto Literário:
EVARISTO, Conceição. Insubmissas Lágrimas de Mulheres. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.


[Aula 3]
Literatura e Sociedade

Objetivo:
Encontro entre prosa e poesia na concepção particular de sentido humano e redescoberta necessária do protagonismo feminino.

Bibliografia:

Texto literário:
FREITAS, Angélica. Um útero é do tamanho de um punho. São Paulo: Cosac Naify, 2012. GALVÃO, Patricia. Parque Industrial. 3.ed. Porto Alegre; São Carlos: Mercado Aberto; EDUFSCar, 1994.


[Aula 4]
Feminismos e Atualidade

Objetivo:
Debate final a respeito das avaliações propostas durante o curso, a fim de acolher a importância dos discursos coletivos em função do reconhecimento global dos aspectos transgressores feministas.

Bibliografia:

Texto teórico:
HOOKS, Bell, Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade, Tradução de Marcelo Brandão Cipolla, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.


Cronograma:

Inscrições:
De 12/05/2020 (Terça-feira) a 28/08/2020 (Sexta-feira)

Curso:
De 01/09/2020 (Segunda-feira) a 30/09/2020 (Domingo)

+ info via WhatsApp

+ info via Facebook Messenger

Reservar vaga

plugins premium WordPress