Lançamento de livro

Dia 27 de novembro as 19:20 horas no auditório da Unipampa.

Sobre o livro e autor: 

 

 

Paulo Gaiger lança seu primeiro livro, NÃO VÁ AO SUPERMERCADO NOS DOMINGOS, pela Editora Traços & Capturas.

____________________________________

O professor, ator, músico, pesquisador na área de teatro e escritor, Paulo Gaiger, lança seu primeiro livro NÃO VÁ AO SUPERMERCADO NOS DOMINGOS, pela Editora Traços & Capturas. 

O livro de Paulo Gaiger traz uma seleção das crônicas publicadas no jornal Diário Popular (Pelotas/RS) entre 2015 a 2018, realizada por Mauro Póvoas, professor de literatura da FURG. Dividida em cinco temas, as crônicas selecionadas tratam da esperança e da distopia, da civilização e da barbárie, da política e do embuste, da solidariedade e do egoísmo, do pensamento e da alienação, da arte e do consumismo. Com humor, às vezes com ironia, outras com indignação, as crônicas se deixam conduzir pelo lirismo, pela emoção, pela reflexão intensa. A ficção, a sátira, a crítica se interlaçam ao longo dos cinco capítulos do livro. São, ao todo, 61 crônicas para ler, sentir e pensar e, quem sabe, dar boas gargalhadas.

“As crônicas escritas para o Diário Popular (…) dão a conhecer o professor quando são didáticas, o homem de teatro quando ficcionais, o da música quando entusiastas, o idealista quando fazem a crítica política ou de costumes e o amigo quando entregam seu espírito agregador e sua empatia.”, descreve Vitor Ramil sobre os textos de Paulo Gaiger.

“É o que as crônicas de Paulo Gaiger apresentam, sobejamente: todo o sabor de falar de uma vida repleta de história e, ademais, acrescentar os dons da boa literatura, a frase bem construída, uma certa dose de humor, ironia e saber, a presença de um espírito que escreve com bela personalidade.” Francisco Marshall.

“A arte enraizada em seus inúmeros braços. Contra o racismo, a homofobia, o preconceito, a ditadura, mais música, teatro, literatura, dança, poesia, cinema, receita Paulo.

¨Ele escreve e eu respiro mais leve toda sexta-feira. A cada semana, mais livre.Jarbas Tomaschewski

Como sempre pensei que os professores da Universidade deveriam publicar mais em jornais locais, tem sido uma alegria ver que este professor de teatro percorre semanalmente este caminho com suas reflexões.” Luis Rubira

O livro é publicação da Editora Traços & Capturas sediada em Itajaí/SC com 8 anos de atuação no mercado editorial focada em livros de novos escritores e escritoras que escrevem prosa, verso, pesquisas em arte e cultura popular e conta com apresentação e comentários de Mauro Nicola Póvoas (Professor de Literatura da FURG), Francisco Marshall (Historiador, Arqueólogo e Professor da UFRGS), Luis Rubira (Pesquisador, Escritor e Professor da UFPEL), Jarbas Tomaschewski (Jornalista e Editor Chefe do Jornal Diário Popular) e de Vitor Ramil (Compositor e Escritor).

Paulo Gaiger é Prof. Dr. do Curso de Teatro – Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Desenvolve pesquisa e extensão com as temáticas de teatro/gênero e teatro comunitário. Foi professor da Universidade Regional de Blumenau, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e da Universidad Nacional Autónoma de Honduras. Desde 2015, vem publicando crônicas no Diário Popular, principal periódico da região sul do estado do RS. Colaborou como cronista para o Jornal do Comércio, de Porto Alegre, e para o periódico Gara, da Comunidade Autônoma Basca. Possui vários artigos publicados em anais e revistas de congressos acadêmicos. É cantor, compositor, roteirista, ator e diretor teatral.

 

 

plugins premium WordPress