Segue o texto completo para publicação no site da Editora CLAEC, já organizado em linguagem institucional, com hierarquia clara, datas, títulos destacados e pronto para uso direto na home ou como notícia/post institucional.
RELACult divulga resultado da Chamada de Dossiês Temáticos 2026 e abre envio de contribuições
A Editora CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura torna público que já está disponível o resultado da Chamada Pública de Propostas para Dossiês Temáticos da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (Edital nº 02/2025).
O edital de divulgação do resultado e errata pode ser acessado no link:
https://claec.org/editora/?p=2209
Em consonância com o calendário editorial atualizado, a RELACult informa também os dossiês temáticos abertos para o envio de contribuições ao longo do ano de 2026, organizados por semestre.
Dossiês abertos para o envio de contribuições
Vol. 12, nº 01 – Primeiro semestre de 2026
Recebimento de artigos: 01/01/2026 a 31/05/2026
Publicação prevista: 31/07/2026
Dossiê: Independências do Brasil: novas disputas em torno de projetos de nação
Coordenação:
Dra. Carolina Barbosa Lima e Santos (UFMS/UFAL)
Dr. Wellington Furtado Ramos (UFMS)
Dr. Jocelito Zalla (UFRGS)
Ementa:
Após as comemorações do Centenário da Semana de 22 e do Bicentenário da Independência Nacional, este dossiê busca promover discussões sobre a necessidade de novos projetos de nação que ampliem os conceitos de modernidade, cultura, arte e identidade nacional, especialmente a partir das vozes historicamente invisibilizadas de negros, indígenas e populações rurais. Reconhecendo as contribuições do movimento modernista, propomos um revisionismo crítico que questiona as lacunas de representatividade e sugere a valorização dessas subjetividades como agentes ativos na construção de novos modelos de brasilidade.
Os artigos deverão abordar temas relacionados à modernidade, identidade nacional e às disputas culturais em torno de projetos de nação que envolvem a diversidade sociocultural brasileira. Reflexões sobre literatura, arte e cultura que ampliem o cânone e promovam a inclusão de vozes regionais e periféricas são especialmente incentivadas.
Dossiê: Léxico, Sociedade, Culturas e Identidades
Coordenação:
Dra. Vanessa Regina Duarte Xavier (UFCAT)
Ma. Ana Vitória Gomes Moreira (UFCAT)
Ementa:
O léxico, enquanto patrimônio cultural de uma comunidade linguística, reflete as relações entre linguagem, cultura e identidade, sendo um elemento crucial na manifestação e transmissão de valores, tradições e modos de viver de um grupo. Este dossiê busca reunir pesquisas que analisem como o léxico se relaciona com as culturas e identidades em suas diversas expressões, considerando a pluralidade de formas de expressão cultural e identitária por meio da língua.
Serão aceitos trabalhos que explorem o léxico a partir das Ciências do Léxico — Lexicologia, Lexicografia e Terminologia — ou que estabeleçam diálogos interdisciplinares com áreas como filologia, semântica, ensino de línguas, discurso, linguagem tabu, entre outros. A proposta é fomentar discussões sobre a importância do léxico na construção e representação de identidades sociais e culturais e sua conexão com o contexto brasileiro contemporâneo.
Dossiê: Diversidade Cultural, Memória e Fronteiras do Brasil
Coordenação:
Dra. Francisca Ferreira Michelon (Universidade Federal de Pelotas)
Dr. Alan Dutra de Melo (Universidade Federal do Pampa)
Ementa:
O dossiê recebe trabalhos que dialoguem com a centralidade da cultura na construção de territórios, memórias e identidades em espaços fronteiriços e/ou atravessados por dinâmicas de circulação, encontro e conflito. Buscam-se contribuições que analisem processos de patrimonialização, políticas culturais, museus, arquivos, narrativas, práticas artísticas e formas de memória coletiva, considerando disputas simbólicas e materiais em diferentes escalas (local, regional e transnacional).
São bem-vindos estudos que abordem cultura e memória em suas múltiplas expressões — patrimônio material e imaterial, políticas de memória, história pública, memória social e coletiva, práticas comunitárias e experiências de fronteira —, bem como articulações com educação, identidades, etnicidade, gênero e raça, com ênfase em debates críticos e interdisciplinares.
Dossiê: Cultura política, disputas hegemônicas e reconfigurações democráticas no horizonte Sul-Americano
Coordenação:
Dra. Renata Peixoto de Oliveira (UNILA)
Dra. Carolina Silva Pedroso (UNIFESP)
Ementa:
Ao longo dos últimos quinze anos, o cenário sul-americano foi palco de intensas disputas políticas, reconfigurações institucionais e mudanças importantes em termos de cultura política e de regimes democráticos. A região vivenciou ciclos de governos progressistas, golpes parlamentares, rearticulações conservadoras, crises econômicas, novas dinâmicas de mobilização social e transformações nos modos de disputa pela hegemonia.
Este dossiê propõe reunir pesquisas que analisem as reconfigurações democráticas e as disputas hegemônicas na América do Sul, considerando processos políticos e culturais, tensões institucionais, polarizações, atores coletivos, mobilizações e repertórios de ação, bem como os impactos das novas tecnologias e da circulação de narrativas na esfera pública.
Vol. 12, nº 02 – Segundo semestre de 2026
Recebimento de artigos: 01/06/2026 a 31/10/2026
Publicação prevista: 31/12/2026
Dossiê: Vidas insurgentes: afetos, vulnerabilidades e pedagogias do corpo
Coordenação:
Dr. José Rodolfo Lopes da Silva (UFPel)
Dra. Júlia Pessôa Varges (UFJF)
Me. Lana de Araújo Gomides (Universidade de Aveiro)
Ementa:
Este dossiê propõe refletir sobre as múltiplas políticas que definem as vidas insurgentes na contemporaneidade, considerando o corpo, os afetos e as vulnerabilidades como dimensões centrais de disputa, resistência e produção de sentidos. Parte-se da compreensão de que os corpos carregam marcas históricas e sociais, atravessadas por violências, desigualdades e regimes normativos, ao mesmo tempo em que produzem formas de existência, cuidado e reinvenção.
São bem-vindos estudos que abordem o corpo como campo de disputa simbólica e material, articulando vulnerabilidade, sofrimento social, raça, gênero, sexualidade, deficiência, saúde, educação e práticas culturais e políticas do afeto, do cuidado e da resistência.
Dossiê: Folhas e Papéis: interações entre ciências sociais e literatura, ecologias e cosmologias
Coordenação:
Dra. Natalia Negretti (UNICAMP)
Dra. Maria Candida Vargas Frederico (PUC-Rio)
Dr. Nathanael Araujo da Silva (NDD/CEBRAP)
Ementa:
O dossiê propõe reunir reflexões e investigações sobre a potência dos encontros entre literatura e ciências sociais, tomando “folhas” e “papéis” como imagens e materialidades que atravessam livros, vegetalidades, mineralidades, ecologias e cosmologias. Busca-se acolher textos que experimentem aproximações entre escrita, pesquisa e imaginação, considerando relações entre humanos e não humanos, territórios, paisagens, arquivos e materialidades.
São esperadas contribuições que dialoguem com antropologia, sociologia, história, crítica literária e estudos ambientais, incluindo perspectivas ecocríticas, cosmopolíticas e epistemologias não hegemônicas.
Dossiê: Culturalidade, territorialidade e identidade: afrofigurações nas Linguagens
Coordenação:
Dr. Robson José Custódio (Universidade Federal do Paraná)
Dra. Ana Josefina Ferrari (Universidade Federal do Paraná)
Ementa:
Inspirado em perspectivas críticas e decoloniais, este dossiê propõe reunir pesquisas que analisem as afrofigurações nas linguagens como formas de produção cultural, política e simbólica, articulando identidade, territorialidade e experiências históricas marcadas pelo colonialismo, pelo racismo e pelas desigualdades.
São bem-vindos trabalhos que dialoguem com expressões artísticas, literárias, midiáticas e educacionais atravessadas por matrizes africanas e afro-diaspóricas, abordando memória, resistência, representações e disputas de sentido em chave antirracista e decolonial.
Dossiê: História Digital da Educação e Patrimônios Educativos: entrelaçamentos, potencialidades e desafios da pesquisa
Coordenação:
Dr. Alessandro Carvalho Bica (Universidade Federal do Pampa)
Dra. Simôni Costa Monteiro Gervasio (Universidade Federal do Pampa)
Ementa:
O campo da História da Educação tem experimentado mudanças significativas com o avanço das tecnologias digitais e a ampliação de acervos, fontes e metodologias vinculadas ao ambiente virtual. A história digital da educação abre novas possibilidades para a pesquisa e para a preservação e difusão de patrimônios educativos, ao mesmo tempo em que impõe desafios técnicos, epistemológicos e éticos.
Este dossiê reúne investigações que discutam os entrelaçamentos entre cultura digital, história da educação e patrimônios educativos, explorando plataformas, repositórios, acervos digitalizados, narrativas multimodais e metodologias digitais, problematizando potencialidades, limites e usos públicos desses patrimônios.
Submissões devem ser realizadas exclusivamente pelo sistema da RELACult: claec.org/relacult.
Mais informações: relacult@claec.org