24 e 25 de setembro de 2021
A cultura é comumente tipificada como a suma da criação humana, símbolos e códigos de comunicação como seres sociais. Consiste em mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação. #Culturas, no plural, busca demonstrar a amplitude de suas expressões existentes e evidencia sua multiplicidade territorial e científica.
O #Culturas é um evento online, de acesso aberto e de livre participação, propõe criar espaços de intercâmbio e debate sobre os aspectos sociais, culturais, educacionais e artísticos da diversidade cultural na América Latina.
A partir deste ano, o #Culturas será realizado em dois momentos, o primeiro ocorreu nos dias 19 e 20 de abril e o segundo momento ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro de 2021. Nesta edição faz-se o convite para dialogarmos sobre “Sociedades, Educações e Sustentabilidade Ambiental na América Latina”, tecendo reflexões sobre o nosso papel individual e comunitário, como agentes histórico-culturais transformadores dos bens e recursos naturais.
Livre acesso à transmissão de conferências e eixos temáticos.
Acesso e interação nas salas de transmissão de eixos temáticos e conferências, com emissão de certificado de ouvinte com até 50 horas.
Apresentação de produção científica em eixos temáticos e publicação nos anais do congresso, com emissão de certificado de apresentador e certificado de ouvinte com até 50 horas.
O #Culturas será composto por conferências, mesas redondas e apresentações em eixos temáticos. Na programação contaremos com oito simpósios temáticos.
Todas as atividades do congresso serão ofertadas em acesso livre, online por meio de videoconferências. Ouvintes poderão acessar os conteúdos de forma livre, já os Participantes Certificados e Comunicadores/as deverão identificar-se para acessar os espaços de interação.
- Acesso às atividades!
- Programação detalhada das comunicações dos Simpósios Temáticos
- Visite os anais das edições anteriores
- Assista aos vídeos das últimas conferências
As conferências serão ministradas por convidados nacionais e internacionais, com atuação reconhecida nas ciências humanas e sociais, objetivando o debate de seus temas de estudos em diálogo com a temática central do evento.
As mesas redondas serão integradas por convidados nacionais e internacionais, com atuação reconhecida nas ciências humanas e sociais, objetivando o debate de seus temas de estudos em diálogo com a temática central do evento.
Os eixos temáticos e seus simpósios com subtemas são locais de difusão e de intercâmbio das produções acadêmicas e culturais produzidas pelos variados públicos, por meio da apresentação oral de resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos e estarão sob a coordenação de mestres e doutores.
Os trabalhos apresentados e recomendados para publicação pela Comissão Organizadora serão publicados nos seguintes formatos:
(I) Resumos simples: Publicados no sistema de eventos e receberão código ISSN;
(II) Resumos expandidos, relatos de experiências e artigos: Publicados nos anais do Culturas, registrado no ISSN;
(III) Os artigos dos trabalhos destaques de cada simpósio temático, além de comporem os anais, serão publicados em uma edição especial da RELACult – Revista Latino-Americana de
Estudos em Cultura e Sociedade [e-ISSN 2525-7870] e receberão código DOI.
Na segunda edição de 2021 traremos os simpósios dos eixos temáticos de nº 02 - Dinâmicas e comportamentos socioculturais na/da América Latina e nº 04 - Abordagens Culturais Latino-Americanas: mosaico de estética, psicanalise e educação; e, também os simpósios das Linhas de Pesquisa do CLAEC nº 03 - Dinâmicas socioterritoriais, ambientais e culturais da/na América Latina e nº 04 - Sociedades, Educações e Direitos Humanos.
Coordenação: Dr. Clovis Antonio Brighenti - UNILA e Dra. Carmen Susana Tornquist – UDESC
Coordenação: Dr. Elizeu Pinheiro da Cruz – UNEB e Ms. Eloisa Cecília Dias Martins - UNEB
Coordenação: Dra. Nadja Maria Mourão - UEMG e Ms. Samuel da Silva Miranda – UFMA
Coordenação: Ms. Alexsander Brandão C. Sousa - UFSC, Ms. Tánia Rodriguez Ravera – UDELAR e Ms. Shyrley Tatiana Peña Aymara - UPC
Coordenação: Dra. Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz - IFSP, Dra. Vanessa Manfio - UFRGS e Ms. João Paulo Rosalin – UNESP/RC
Coordenação: Dr. Ringo Benjamim Victor - UniPúnguè, Dr. Victor Junior Lima Felix – CLAEC e Ms. Weldy Saint-Fleur - ULaval
Coordenação: Dra. Rosa Amélia Barbosa – IFSP e Ms. Luana Karoliny Desconci – UTFPR
Coordenação: Dra. Ana Silvia Andreu da Fonseca - UNILA e Ms. Karin Helena Antunes de Moraes - CLAEC
Coordenação: Dr. Ronaldo Martins Gomes – CLAEC e Ms. Lúcia Martins – CLAEC
Coordenação: Dra. Cleide Faye Pedrosa – UFS, Dr. Adriano Amaro de Sousa – ETEC, Ms. Kleonara Santos Oliveira – UNEB, Ms. Alzenira Aquino de Oliveira - UFS e Ms. Maiane Vasconcelos de Brito - UFS
Coordenação: Ms. Ana Célia Carneiro Oliveira – UEMG, Ms. Veronica Diaz Rocha - CLAEC e Ms. Larissa Maria de Almeida Guimarães – IPHAN
Coordenação: Dra. Manoela Marli Jaqueira - CLAEC, Ms. Dayanne Brumatti - CLAEC e Dr. José Damião Rocha - UFT
Dr. Celso Ortiz Marín
Conferência de Abertura: A Cien Años de Paulo Freire: Educación Popular o Educación Libertaria
Universidad Autónoma Indígena de México (UAM-I), México
Licenciado em Antropologia Social, Escuela Nacional de Antropología e Historia (ENAH), Mestrado em Ciencias en Sociología Rural, Universidad Autónoma Chapingo (UACH), Doutor em Estudios Sociales na linha de "Estudios Laborales", Universidad Autónoma Metropolitana (UAM-I), Pós-Doutorado no programa de pós-graduação de Ciencias en Ciencias Agrarias, Departamento de Sociología Rural, Universidad Autónoma Chapingo (UACH). Docente na Universidade Autônoma Indígena de México. Envolve-se em pesquisas sobre: Estudos Rurais; do Trabalho; Interdisciplinar sobre Identidades, Racismo e Xenofobia; Sociologia Rural.
Mediadora: Dra. Manoela Marli Jaqueira (CLAEC)
Ms. e Ativista Tiago de Oliveira (Guarani Nhandewa)
Conferência de Encerramento: Culturas indígenas: lutas, resistências e existências
Universidade de São Paulo (USP), Brasil
Graduado em Magistério Superior Indígena para Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração. Especialização em Antropologia da Universidade do Sagrado Coração e Mestrado em Antropologia Social pela USP. Coordenador Pedagógico Indígena do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar Indígena do estado de São Paulo, atuando principalmente no Ensino da língua Guarani-Nhandewa no ambiente escolar. Representante, articulador e ativista do Movimento Indígena do Estado de São Paulo.
Mediador: Dr. Victor Junior Lima Felix (CLAEC)
Dr. Edgar Cezar Nolasco dos Santos
POLÍTICAS DA CRÍTICA BIOGRÁFICA FRONTEIRIÇA: podemos fazer teori(a)zação da fronteira-sul?
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil
Graduado em Letras pela UFMS, Mestre em Teoria da Literatura e Doutor em Literatura Comparada pela UFMG e Pós-Doutor Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/Letras/UFRJ. Docente na UFMS, Coordenador do NECC - Núcleo de Estudos Culturais Comparados, Editor-Presidente dos Cadernos de Estudos Culturais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Cultural, Estudos Culturais, Literatura Comparada, Crítica Local, Paisagens Culturais, Crítica Local, Clarice Lispector, Literatura Brasileira e Teoria Literária.
Dr. José Enver Ayala Zuluaga
Sustentabilidade ambiental-cuerpo-educación: um relacionamento vital.
Universidad del Quindío (UNIQuindio), Colombia
Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação, Doutor em Ciências da Educação e da Ciências da Educação em Línea Bilingue. Pós-Doutor em Educação e em Investigação Qualitativa em Motricidade Humana. Docente e Vice-Reitor Acadêmico na Universidad del Quindío – Colombia. Área de atuação: Educação inclusiva, capacitação, pedagogia e ciências do esporte e da saúde.
Dra. Cleide Emília Faye Pedrosa
Análise Crítica do Discurso e seu papel reflexivo sobre a educação inclusiva de surdos.
Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil
Bacharela em Letras/Inglês, Licenciada em Letras Licenciatura, Mestra em Letras e Ddoutora em Letras pela UFPE. Pós-Doutora pela UERJ e Investigadora visitante na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2019 - interrompido devido em pandemia da COVID 19, em 03/2020). Docente na UFS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise crítica do discurso, comunidade surda e outros grupos vulneráveis (idosos e mulheres vítimas de agressão, pessoa em situação de rua).
Dr. José Damião Trindade Rocha
As "educações" das minorias sociais como "conhecimento poderoso".
Universidade Federal de Tocantins (UFT), Brasil
Pedagogo pela Universidade da Amazônia, Mestre em Educação Brasileira pela UFG, Doutor em Educação pela UFBA e Pós-Doutor pela UEPA. Docente na UFT e se dedica na área de atuação em Teoria do currículo, educação infantil e fundamental, diversidade sexual e de gênero, tecnologias ciberculturais e educação na Amazônia.
Dr. Enrique Aliste Almuna
Discursos verdes y nuevas desigualdades: la cautela frente a lo deseable.
Universidad de Chile (UChile), Chile
Geógrafo e Cientista Social e Mestre em Gestão e Planejamento Ambiental pela UChile e Doutor em Geografia e Estudos de Desenvolvimento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS de Paris, França. Docente na UChile e professor convidado nas universidades francesas de Poitiers, IHEAL - Paris 3 e da EHESS de Paris. Área de investigação: Geografia histórica, social e cultural, meio ambiente e território, estudos sobre desenvolvimento, conflitos socioambientais.
Dra. Leila da Costa Ferreira
Em definição.
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil
Bacharela em Ecologia pela UNESP, Mestra em Sociologia e Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, Pós-Doutora na Universidade do Texas – EUA em Políticas Públicas e Ambiente, Pós-Doutora na Universidade de York/Inglaterra em Teoria Social e Ambiente, Livre Docente em Sociologia Ambiental. Docente na UNICAMP e Professora visitante no Programa top China-Shangai Jio Tong University/ Summer Course - China. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia ambiental, sustentabilidade, interdisciplinaridade, questão ambiental e teoria social.
Dra. Daguinete Maria Chaves Brito
Territórios e resistências em Comunidades Negras da Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú, Macapá/AP.
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Brasil
Licenciada em Geografia e Bacharela em Geografia e Ciências Econômicas pela UFPA e Bacharela em Direito pela Faculdade de Macapá, Mestra em Desenvolvimento Sustentável pela UNB e Doutora em Ciências Sociais pela UFPA. Docente na UNIFAP. Tem experiência nas áreas de Geografia (Brasil, Amazônia e Amapá), Economia e Direito Ambiental. Atuando nos seguintes temas: Gestão Ambiental, Gestão de Áreas Legalmente Protegidas, com ênfase em Unidades de Conservação, Desenvolvimento Sustentável, Conflitos Socioambientais, Valoração de Recursos Naturais e Direito Ambiental.
Dr. Lindberg Nascimento Júnior
Território, risco e desenvolvimento: entre a fábula e a necessidade.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Geógrafo pela UEL, Mestre e Doutor em Geografia pela UNESP – Presidente Prudente. Docente na UFSC e tem interesse em abordagens relativas à climatologia geográfica, geografia do clima e educação geográfica, com temáticas orientadas aos estudos da variabilidade climática, clima urbano, riscos e vulnerabilidade, educação geográfica para relações étnico-raciais.
Tipo | Atividade | Início | Fim | Estado |
---|---|---|---|---|
Mesa de abertura |
Fala aberta com a Comissão Organizadora |
08:45 |
09:00 |
Confirmado |
Conferência |
Conferência de Abertura –100 anos de Paulo Freire e suas contribuições à pedagogia decolonial, por Dr. Celso Ortiz Marín, Universidad Autónoma Indígena de México (UAM-I), México |
09:00 |
10:00 |
Confirmado |
Linha 04 |
Apresentações de trabalhos |
10:00 |
12:00 |
Confirmado |
Mesa Redonda |
Mesa Redonda 1: Diálogos decoloniais sobre Educações e Sociedades | 13:00 |
15:00 |
Confirmado |
Eixo Temático 04 |
Apresentações de trabalhos |
15:15 |
18:30 |
Confirmado |
Intervalo |
Intervalo |
18:30 |
19:00 |
Confirmado |
Eixo Temático 04 |
Apresentações de trabalhos |
19:00 |
21:00 |
Confirmado |
Tipo | Atividade | Início | Fim | Estado |
---|---|---|---|---|
Mesa de encerramento |
Fala aberta com a Comissão Organizadora |
08:45 |
09:00 |
Confirmado |
Conferência |
Conferência de Encerramento - Culturas indígenas: lutas, resistências e existências, por Me. e Ativista Tiago de Oliveira (Guarani Nhandewa) (UAM-I), Universidade de São Paulo (USP), Brasil |
09:00 |
10:00 |
Confirmado |
Linha 03 |
Apresentações de trabalhos |
10:00 |
12:00 |
Confirmado |
Mesa Redonda |
Mesa Redonda 2: Relações sustentáveis entre cultura e natureza para o desenvolvimento | 13:00 |
15:00 |
Confirmado |
Eixo Temático 02 |
Apresentações de trabalhos |
15:15 |
18:30 |
Confirmado |
Intervalo |
Intervalo |
18:30 |
19:00 |
Confirmado |
Eixo Temático 02 |
Apresentações de trabalhos |
19:00 |
21:00 |
Confirmado |
Atividade | Data |
---|---|
Publicação da chamada para Submissão de resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos aos Eixos Temáticos |
23/06/2021 |
Prazo para pagamento das incrições de comunicadores |
06/09/2021 até as 23:59 |
Prazo final para envio das comunicações para apresentação no evento |
07/09/2021 até as 17:00 |
Resultado da análise das comunicações (aceitos para apresentação, aceitos para apresentação e publicação ou reprovado) |
15/09/2021 |
Prazo para inscrições de ouvintes |
22/09/2021 |
Abertura do #Culturas |
24/09/2021 |
Encerramento do #Culturas |
25/09/2021 |
Liberação dos certificados de todas as atividades do evento |
30/10/2021 |
Prazo para envio da versão final dos artigos destaques para publicação na RELACult |
30/11/2021 |
Publicação dos resumos expandidos, relatos de experiências e artigos completos em anais |
31/12/2021 |
Publicação dos artigos destaques na RELACult |
02/2022 |
Chamada | |
---|---|
Proposição de Comunicações aos Simpósios Temáticos |
O Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) tem como objetivo central a realização de estudos e análises de ações, projetos, programas e políticas desenvolvidas na área da cultura entre os países que integram a América Latina.
Também buscamos atuar como promotores de ações geradoras de conhecimento e experiência, por meio da elaboração e execução de projetos voltados para a promoção, expansão e difusão de políticas socioculturais, tendo como foco a diversidade social e cultural existente na América Latina.
Pretendemos atuar junto à esfera pública, sociedade civil organizada e setor privado, em soluções para questões como a democratização dos bens culturais e do acesso à cultura.
Conheça nossas plataformas de trabalho e torne-se um/a pesquisador/a associado/a ou colaborador/a.
Coordenação: Bruno César Alves Marcelino e Cristiane Dambrós
Comitê Científico: Ver lista completa
Fale conosco [culturas@claec.org]
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
CNPJ Nº 13.448.301/0001-24
Rua Vila Velha, 63 | Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil