CLAEC realizará Laboratório InovaLatina aberto ao público durante o SEMLACult 2026

O Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) realizará durante o V Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura (SEMLACult 2026) o Laboratório InovaLatina – Inovação, Cultura e Impacto na América Latina, uma atividade dedicada ao diálogo entre cultura, inovação, pesquisa e empreendedorismo.

Logo vertical colorida da InovaLatina com mapa estilizado da América Latina representando inovação e tecnologia.
Versão vertical oficial da marca InovaLatina.

O laboratório será realizado no dia 15 de abril de 2026, das 11h00 às 12h30, no Auditório Martina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Campus Jardim Universitário, em Foz do Iguaçu.

A atividade integra a programação do evento, mas será aberta ao público, permitindo a participação de pessoas interessadas em inovação cultural, empreendedorismo e desenvolvimento social.

Participação gratuita mediante inscrição na atividade

A participação no laboratório é gratuita.

Não é necessário estar inscrito no SEMLACult 2026 para participar da atividade.

Entretanto, para fins de organização e controle do número de participantes, é necessário realizar inscrição específica no laboratório.

As inscrições devem ser realizadas na página oficial do evento:

https://doity.com.br/semlacult2026

Na página de inscrições, basta localizar a seção de atividades e selecionar:

“Laboratório InovaLatina – Inovação, Cultura e Impacto na América Latina”

Em seguida, clicar em “Participar” e depois em “Continuar” para acessar o formulário de inscrição na atividade.

Inovação cultural e impacto social

Durante o laboratório será apresentada a InovaLatina, iniciativa do CLAEC dedicada à promoção de projetos que conectem pesquisa acadêmica, práticas culturais, inovação, empreendedorismo e impacto social na América Latina.

A proposta da iniciativa é estimular o desenvolvimento de projetos colaborativos que contribuam para o fortalecimento das culturas latino-americanas, promovendo soluções inovadoras para desafios culturais, sociais e territoriais.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas em:

https://claec.org/inovalatina

Estrutura do laboratório

O laboratório será realizado em formato participativo e contará com quatro momentos principais.

Introdução e contextualização
Apresentação do conceito de inovação cultural e de sua importância para o desenvolvimento social na América Latina.

Apresentação da InovaLatina
Exposição da missão, áreas de atuação e oportunidades de colaboração da iniciativa.

Ideação colaborativa
Participantes serão convidados a discutir desafios relacionados à cultura, educação, patrimônio cultural e economia criativa.

Compartilhamento e diálogo
Apresentação das ideias construídas pelos participantes e reflexão coletiva sobre possibilidades de desenvolvimento e impacto social.

A atividade é voltada a pesquisadoras e pesquisadores, estudantes, artistas, educadoras e educadores, gestores culturais, mestres de saberes, integrantes de coletivos culturais, empreendedores e demais interessados em inovação cultural e transformação social.

Coordenação da atividade

O laboratório será coordenado pela Profa. Dra. Camila Cultri, Diretora Executiva da InovaLatina.

Camila Cultri possui cerca de duas décadas de experiência nas áreas de inovação e empreendedorismo, atuando como gestora, docente, consultora, instrutora e mentora de negócios, com foco no apoio a startups e projetos de base tecnológica. Atualmente é Gestora de Inovação e Empreendedorismo da unidade Embrapii do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo, centro de excelência em áreas como óptica, fotônica, biofotônica, materiais e tecnologias quânticas.

Também atua como Coordenadora de Inovação da Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPI) do CLAEC e Diretora Executiva da Agência de Inovação e Transferência Tecnológica do CLAEC (InovaLatina). Possui graduação em Administração, mestrado em Engenharia de Produção pela UNESP e doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar, atuando na articulação entre ciência, inovação e desenvolvimento social.

Sobre o SEMLACult

O SEMLACult 2026 será realizado de 14 a 16 de abril, em formato híbrido, com programação majoritariamente presencial em Foz do Iguaçu, reunindo participantes de diferentes países para discutir culturas, territórios e epistemologias do Sul na América Latina contemporânea.

Mais informações sobre o evento
https://claec.org/semlacult