CLAEC divulga os dossiês temáticos da RELACult para o calendário editorial de 2026

O Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) torna público o resultado da Chamada Pública de Propostas para Dossiês Temáticos da RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, conforme o Edital nº 02/2025, já disponível para consulta.

🔗 Acesse o resultado oficial do edital:
https://claec.org/editora/?p=2209

Considerando o expressivo número de propostas recebidas e a qualidade acadêmica e editorial das submissões, a Editora CLAEC e a equipe editorial da RELACult organizaram um calendário ampliado para 2026, contemplando oito dossiês temáticos, distribuídos entre o primeiro e o segundo semestre.

Os dossiês selecionados abordam temas centrais das Ciências Humanas, Sociais, Linguística, Letras, Artes e Educação, com foco em cultura, linguagem, memória, política, identidades, territorialidades e disputas contemporâneas na América Latina.


Dossiês abertos para submissão de artigos – RELACult 2026


RELACult – Vol. 12, nº 01 | Primeiro semestre de 2026

📅 Recebimento de artigos: 01/01/2026 a 31/05/2026
📖 Publicação prevista: 31/07/2026

Independências do Brasil: novas disputas em torno de projetos de nação

Coordenação:
Carolina Barbosa Lima e Santos (UFMS/UFAL); Wellington Furtado Ramos (UFMS); Jocelito Zalla (UFRGS)

O dossiê propõe uma reflexão crítica sobre as independências e os projetos de nação no Brasil, revisitando debates sobre modernidade, cultura, arte e identidade nacional a partir de perspectivas historicamente invisibilizadas. Os artigos devem problematizar disputas culturais e políticas em torno da construção de narrativas nacionais plurais e inclusivas.


Léxico, Sociedade, Culturas e Identidades

Coordenação:
Vanessa Regina Duarte Xavier (UFCAT); Ana Vitória Gomes Moreira (UFCAT)

Reúne pesquisas que analisam o léxico como patrimônio cultural e elemento estruturante das relações entre linguagem, cultura e identidade. O dossiê acolhe abordagens das Ciências do Léxico e diálogos interdisciplinares que evidenciem a diversidade sociocultural e linguística em contextos contemporâneos.


Diversidade Cultural, Memória e Fronteiras do Brasil

Coordenação:
Francisca Ferreira Michelon (Universidade Federal de Pelotas); Alan Dutra de Melo (Universidade Federal do Pampa)

O dossiê recebe trabalhos que investiguem a centralidade da cultura na construção de territórios, memórias e identidades, especialmente em contextos fronteiriços. São valorizadas análises sobre patrimônio, políticas culturais, museus, arquivos, narrativas e práticas artísticas, considerando disputas simbólicas e materiais em diferentes escalas.


Cultura política, disputas hegemônicas e reconfigurações democráticas no horizonte Sul-Americano

Coordenação:
Renata Peixoto de Oliveira (UNILA); Carolina Silva Pedroso (UNIFESP)

Dedica-se à análise das transformações políticas recentes na América do Sul, abordando disputas hegemônicas, crises democráticas, polarizações, mobilizações sociais, políticas públicas e os impactos das tecnologias digitais na circulação de narrativas e na esfera pública.


RELACult – Vol. 12, nº 02 | Segundo semestre de 2026

📅 Recebimento de artigos: 01/06/2026 a 31/10/2026
📖 Publicação prevista: 31/12/2026


Vidas insurgentes: afetos, vulnerabilidades e pedagogias do corpo

Coordenação:
José Rodolfo Lopes da Silva (UFPel); Júlia Pessôa Varges (UFJF); Lana de Araújo Gomides (Universidade de Aveiro)

O dossiê propõe reflexões sobre corpos, afetos e vulnerabilidades como dimensões centrais das disputas contemporâneas. Os trabalhos devem abordar pedagogias insurgentes, sofrimento social, precarização, raça, gênero, sexualidade, cuidado, educação e resistência em diferentes territórios e contextos socioculturais.


Folhas e Papéis: interações entre ciências sociais e literatura, ecologias e cosmologias

Coordenação:
Natalia Negretti (UNICAMP); Maria Candida Vargas Frederico (PUC-Rio); Nathanael Araujo da Silva (NDD/CEBRAP)

Reúne investigações sobre os encontros entre literatura e ciências sociais, explorando “folhas” e “papéis” como imagens e materialidades que atravessam livros, ecologias, cosmologias e territórios. O dossiê acolhe abordagens cosmopolíticas, ecocríticas e epistemologias não hegemônicas.


Culturalidade, territorialidade e identidade: afrofigurações nas linguagens

Coordenação:
Robson José Custódio (Universidade Federal do Paraná); Ana Josefina Ferrari (Universidade Federal do Paraná)

O dossiê reúne pesquisas sobre afrofigurações nas linguagens como formas de produção cultural, política e simbólica. São bem-vindos trabalhos que dialoguem com perspectivas decoloniais, antirracistas e críticas sobre identidade, memória, territorialidade e representações nas artes, literatura, mídia e educação.


História Digital da Educação e Patrimônios Educativos: entrelaçamentos, potencialidades e desafios da pesquisa

Coordenação:
Alessandro Carvalho Bica (Universidade Federal do Pampa); Simôni Costa Monteiro Gervasio (Universidade Federal do Pampa)

Dedica-se a estudos sobre cultura digital, história da educação e patrimônios educativos, explorando acervos digitais, metodologias digitais, narrativas multimodais e os desafios técnicos, epistemológicos e éticos da pesquisa histórica em ambientes digitais.


Submissões e orientações

Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema eletrônico da RELACult, conforme as Diretrizes para Autores:

🔗 https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/about/submissions
📩 Contato: relacult@claec.org

A Editora CLAEC reafirma seu compromisso com a ciência aberta, a diversidade epistemológica, a internacionalização da produção científica e o fortalecimento dos estudos culturais latino-americanos.