ST 01 –  A perspectiva intercultural em estudos sobre língua(s) e linguagens

Descrição: O presente Simpósio objetiva refletir sobre estudos e pesquisas que tratam sobre diversidade linguística bidialetal, cultural, identitária, plurilíngue, políticas linguísticas e educacionais em contextos de língua nacional e estrangeira/adicional. Foca-se a diversidade linguística sob o enfoque cultural de interação comunicativa da língua portuguesa no contexto escolar, da competência linguística de línguas como língua franca em contato entre dois ou mais códigos linguísticos em comunidades de fala de imigrantes e seus descendentes e de fronteiras geográficas. A cultura enquanto instrumento de divulgação do conhecimento possibilita o desenvolvimento de estudos da diversidade, da competência linguística e da cultura, evidenciando entendimentos a partir de situações socioculturais, geográficas e históricas complexas sobre o bidialetalismo e o bilinguismo. Além de descrever e interpretar os caminhos utilizados sobre a pluralidade de usos linguísticos e culturais de línguas nacionais e estrangeiras/adicionais, como também das políticas linguísticas e educacionais. A partir dessa discussão, entende-se ser possível encontrar espaço para uma rediscussão sobre a diversidade linguística no contexto sociocultural escolar de ensino e de aprendizagem, especialmente no espaço contemporâneo de globalização vivenciado pela América Latina, haja vista as especificidades econômicas e socioculturais que a fundamentam.

Coordenadores: Dra. Laura Janaina Dias Amato (UNILA)


ST 02 – Saberes de desaprendizagens, Artes, Gênero e Sexualidade

Descrição: Este ST é a porta que abrimos para falar sobre desaprendizagens e lançar o desafio de pensar e repensar a dinâmica das relações culturais na contemporaneidade, propondo um debate que nos leve a refletir sobre a refundação de uma sociedade possível na perspectiva de um pensamento fronteiriço-queer, um debate produtivo para entender os efeitos da colonialidade do saber e os caminhos possíveis traçados por muitos pesquisadores no diálogo com saberes outros, de mundos e conhecimentos de outro modo (ESCOBAR, 2008), na construção mesmo de novos saberes. Neste ST, queremos entender como um conjunto de saberes e disposições políticas “empreendidos por feministas, gays, lésbicas, negros e negras, ou por sujeitos e grupos que rejeitam rótulos e títulos têm emergido questões, práticas, experiências que ousam subverter modos de vida e noções consagradas” (LOURO, 2012), que desafiam o monopólio de heranças clássicas de verdades únicas, masculinas, heterossexuais e brancas nas Artes. Desse modo, nos interessa trabalhos que discutam  a partir de categorias-chave que orientam esse queerer investigativo para, em seguida, pensar na potência desses “saberes de desaprendizagens” e suas contribuições estÉticas, caminhos de resistência e superação das perspectivas eurocêntricas de interpretação da realidade brasileira; subsídios fundamentais na reorganização e na reforma do pensamento social. Quando nos reportamos aos “saberes de desaprendizagem”, estamos falando de uma diversidade de posicionamentos políticos, teóricos e artístico-poÉticos tão diversos quanto potentes que dialogam sem limitação teórica ou interpretativa e se nutrem de forças políticas de enfrentamento a uma série de opressões sociais, culturais e epistemológicas construindo uma produção do conhecimento sempre aliada a projetos políticos e artístico-poÉticos decoloniais.

Coordenadores: Dr. Djalma Thürler (UFBA), Dr. Paulo César Garcia (UNEB) e Dra. Verônica Teixeira Marques (UNIT)


ST 03 – Desenvolvimento Regional Sustentável: meio ambiente, economia e cultura Sul-Sul

Descrição: O simpósio temático tem como escopo aprofundar a reflexão sobre as diversas modalidades de planejamento, de organização, de monitoramento e  de gestão das políticas ambientais, econômicas e culturais e como elas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

A proposta é criar um espaço interdisciplinar sobre a necessidade de repensar o aproveitamento sustentável dos recursos naturais, econômicos e culturais na região e seus atores, focando geograficamente e epistemologicamente no aspecto Sul-Sul.

Coordenadores: Dra. Cristiane Dambrós (CLAEC) e Dr. Guilherme Silverio Aquino de Souza (UEMS)


ST 04 – Raízes e razões da violência contra os povos originários na América latina 

Descrição: Para compreender a violência contemporânea contra os Povos Indígenas na América Latina, faz-se necessário partir de uma análise sistêmica e de longa duração, considerando que a mesma incida fundamentalmente sobre a territorialidade dos povos originários, seja nos conflitos e disputas pela terra e por recursos, seja nos processos que dificultam o reconhecimento permanente dos povos indígenas enquanto sujeitos políticos, dotados de especificidades culturais. Entre as diversas perspectivas que permitem a análise dos dilemas vividos pelos povos na região, destacam-se autores historicamente identificados como indigenistas, e, mais recentemente, aqueles identificados com a noção de Colonialidade do Poder, que acentuam a presença do epistemicídio e a necessidade de desconstruir, de forma radical o pensamento eurocêntrico que está envolvido nestes processos. Também se destaca a perspectiva marxista, que enfatiza a especificidade das formações históricas latino-americanas, exterminando, explorando e subjugando as populações originárias desde a Conquista, em um contínuo processo de expropriação de terras e territórios. Assim não obstante os avanços decorrentes da inscrição de direitos nas Constituições Nacionais e na legislação internacional, a violência, nesta perspectiva, permeia a ação do Estado, ao mesmo tempo em que cresce no continente a organização autônoma dos indígenas e o apoio de setores sociais não-hegemônicos a suas lutas e projetos, sinalizando, na contracorrente da violência e da barbárie, a possibilidade de novas perspectivas societárias que incluem e dialogam com a experiência histórica, cultural, cosmológica e epistemológica destes povos. Neste Simpósio, serão bem vindos trabalhos que se debrucem sobre casos específicos de formas de violência e de conflito, bem como reflexões teóricas relacionadas ao movimento indígena, sejam estas identificadas com as perspectivas teóricas proposta ou outras que contribuam para o avanço da análise da questão indígena e os desafios que esta apresenta no mundo contemporâneo.

Coordenadores: Dr. Clovis Antonio Brighenti (UNILA) e Dra. Carmen Susana Tornquist (UDESC-SC/PPGPLAN)


ST 05 – Comunicação, narrativas audiovisuais e semiótica

Descrição:  A proposta é pensar a cultura por meio de construções de narrativas audiovisuais aplicadas em suas diversas linguagens, seus significados simbólicos e as suas produções sociais. Também buscamos discutir pesquisas que trabalhem com os variados conceitos aplicados a semiótica, análise de discurso e as diversas linguagens, por meio de análises comunicativas nas diversas culturas latino-americanas. Entende-se aqui comunicação e linguagem como constitutivas tanto das identidades socioculturais quanto das subjetividades. E a necessidade de se observar a comunicação de massa pela via da cultura como possibilidade de emancipação dos domínios hegemônicos midiáticos.

Coordenadoras: Ma. Vanessa Calvo Guerra (UEPG) e Esp. Antônio Leonardo Souza Silva (CLAEC)


ST 06 –  Cultura, Fronteira e Relações Internacionais

Descrição: Este ST visa à reflexão da cultura nas relações internacionais. Em especial, o interesse se dá no espaço da América Latina, no uso dos espaços e nos sentidos que são produzidos. Tais espaços citados são constituídos de múltiplas vozes, formando, assim um território de intercâmbio cultural. Nessa perspectiva, temos uma socialização de informações das mais diversas áreas do conhecimento, tanto do erudito quando do popular, que se torna visível através de estudos que entendem a cultura como instrumento de soft power nas relações internacionais.

Coordenadores: Dra. Maria de Fátima Bento Ribeiro (UFPel), Dra. Ângela Mara Bento Ribeiro (UNIPAMPA) e Dra. Naiara  Souza da Silva (UCPel)


ST 07 –  Diálogos interdisciplinares, filosóficos e metodológicos sobre a(s) cultura(s)

Descrição: Este simpósio busca estabelecer diálogos entre as diversas áreas, com foco nas Ciências Sociais Aplicadas, reunindo campos de conhecimento interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas e suas dimensões culturais. A interdisciplinaridade, como área do conhecimento, configura-se como uma forma de envolver diferentes perspectivas para a investigação científica, a produção de tecnologia e a intervenção social sob todas as demais áreas.  Sabe-se que as práticas culturais, como expressões de vivências e reprodução de valores e significados, são reflexos da história da humanidade, suas técnicas e tecnologias, adentrando em suas especificidades. Entre outros aspectos, busca-se a confluência de estudos sobre as vivências em sociedade, refletindo sobre as questões, processos e possibilidades de mudanças de paradigmas. Trata-se um ambiente para múltiplas abordagens da(s) cultura(s) sob os olhares do design, da arte, da arquitetura, das engenharias, turismo, comunicação, informação, das ciências sociais, humanas entre outras.

Coordenadores: Dra. Nadja Maria Mourão (UEMG)


ST 08 – (Des)vendando as relações entre Arte, Tecnologia e Sociedade

Descrição: O simpósio reúne pesquisas que refletem sobre questões relacionadas aos conceitos plurais de arte, tecnologia e sociedade, além de salientar as dissidências nas produções de visualidades contemporâneas. Nesse sentido, dá a ver os objetos de investigação em relação aos modos de pensar a arte, a cultura, a ciência, a tecnologia e as narrativas possíveis para todas as interações dos seus fazeres e saberes. A discussão tem a particularidade de reatualizar e (des)vendar o que pode definir-se enquanto narrativas outras no campo da arte em diálogo com outras áreas de conhecimento. Às vezes inusitadas, essas narrativas acabam por se consolidar pelos artefatos, pelas mediações, perceptíveis em suas vertentes históricas, poéticas ou alegóricas postas diante do limiar sensível, tomando conta dos demais contextos sociais, políticos, educacionais e culturais. As contribuições de investigações, portanto, podem ser desenvolvidas nas diversas áreas e interações de pesquisas acadêmicas.

Coordenadores: Dra. Rosa Amélia Barbosa (IFSP) e Ma. Luana Karoliny Desconci (IFSP)


SERÃO ESCOLHIDOS EM CADA SIMPÓSIO TEMÁTICO, ATÉ DOIS TRABALHOS DESTAQUES SELECIONADOS PELOS COORDENADORES. OS DESTAQUES RECEBERÃO CERTIFICADO PERSONALIZADO E UMA PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA EM FORMATO DE DOSSIÊ NA RELACULT – REVISTA LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA E SOCIEDADE (QUALIS B2), A SER LANÇADA JUNTO COM A PUBLICAÇÃO DOS ANAIS.