01/05/2019

Congresso Internacional Online de Estudos sobre #Culturas

TEMAA cultura do ser e o ser da cultura: contextos, formas de produção e desenvolvimento social na América Latina

DATA: 07 a 11 de outubro de 2019

SITE: http://claec.org/culturas/

REALIZAÇÃO: Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura – CLAEC

OBJETIVOS:

O #Culturas é um espaço criado para compartilhar estudos, pesquisas e iniciativas multidisciplinares no campo da(s) cultura(s). Por meio do intercâmbio de pesquisas nas grandes áreas das ciências humanas e sociais, que tenham como enfoque os estudos culturais nas suas diversas faces, contextos e aspectos.

A utilização do termo “Culturas” no plural, pretende demonstrar a amplitude e a abrangência que encontramos nas expressões culturais das mais diversas sociedades e grupos sociais existentes. Considerando também os seus múltiplos conceitos, a depender do contexto social, temporal e do espaço. A cultura é comumente tipificada como a suma da criação humana, ou seja os símbolos e códigos que utilizamos para nos comunicar como seres sociais. Por sua vez, a cultura se apresenta como mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação, principalmente nas áreas das ciências sociais e humanas.

Logo nesta primeira edição, propõem-se trazer análises que versam sobre os aspectos sociais, culturais, educacionais e artísticos das diversidades culturais nas  sociedades latino-americanas e caribenhas. Esse, como um veículo que permite questionar diferentes formas de dominação que operam nas nossas sociedades e que são mantidas e reproduzidas como o resultado de estruturas econômicas, de discursos e práticas que contribuem para a construção das diferenças entre as culturas coexistentes.

Buscamos proporcionar por meio do evento online, em acesso aberto e de livre participação, um espaço que permita ampliar e aprofundar as noções que cercam este tema, tão importante para a vida contemporânea, onde a cultura encontra-se imersa em um rápido contexto de globalização e multiculturalismo, por isso, sendo tão importante sua compreensão nas mais variadas manifestações apresentadas nos meios sociais.

plugins premium WordPress