12/05/2020

Epistemologia da Escrita Acadêmica – Outras estéticas para a expressão do conhecimento

O curso busca apresentar e problematizar a escrita acadêmica enquanto constitutiva de epistemologias, e não apenas como meio de transmissão do conhecimento/pesquisa. Tendo em vista a ação autobiográfica no trabalho intelectual e a impossibilidade das separações entre sujeito/objeto, emoção/razão, arte/ciência o curso reflete sobre a expressão dos sujeitos nos textos científicos e o problema da construção de uma objetividade cartesiana no campo acadêmico.

Uma escrita asséptica de sujeito como garantia de objetividade não se justifica mais, até porque, quando refletimos sobre como essa escrita foi implementada, identificamos em sua origem uma cultura branca, falocêntrica e colonizadora. Assim, partindo de um embasamento teórico da Sociologia e da Arte, o curso visa possibilitar outras ações e práticas para a escrita acadêmica fornecendo aos participantes uma consciência crítica sobre o processo e a estética de suas produções textuais.

Objetivo:

O objetivo central do curso é desenvolver criticidade sobre a prática da escrita acadêmica e sua capacidade de criar epistemologias através da estética; a intenção é possibilitar aos participantes um enriquecimento dos seus processos de escrita e apontar outras formas de expressão científica por meio da Sociologia e da Arte.

Destinatários:

Graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, professores, técnicos, pessoas interessadas em escrever de qualquer área do conhecimento.

Docente:

Profa.  Ma. Camila Ribeiro de Almeida Rezende [Currículo Lattes]

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Paraná [bolsista Capes]. Mestra em Artes (Teorias e Processos Poéticos Interdisciplinares) pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015-2017) [com bolsa integral Pro-PG/UFJF de estágio docência]. Graduou-se na mesma instituição como Bacharela em Artes e Design (2010-2014), com período de intercâmbio acadêmico em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Portugal [com bolsa da Secretaria de Relações Internacionais da UFJF]. É pesquisadora nas áreas de Arte, Sociologia e Antropologia do corpo e da escrita. Investigou no mestrado as conexões entre fisiculturismo, arte e literatura, focando nas intersecções entre o corpo e o texto. Atualmente no doutorado, investiga escrita acadêmica e processos criativos, com ênfase no corpo e nas emoções. É coordenadora de atividades formativas e assessora de escrita acadêmica no primeiro writing center do Brasil – o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É também Integrante do grupo de pesquisa Internacionalização de Pesquisa Científica Brasileira em parceria com a University of Oxford e a University of Nottingham.

Código de área do conhecimento (CNPq):

8.00.00.00-2 Linguística, Letras e Artes

7.02.02.00-1 Sociologia do Conhecimento

Ementa:

[Aula 1]
Epistemologia da escrita – Como é a cultura escrita da minha área?

Objetivo:
Relacionar forma e conteúdo na produção intelectual; Fornecer aos participantes capacidade de identificar o gosto e a estética da escrita se sua área.

Bibliografia:
BECKER, Howard. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.


[Aula 2]
O trabalho da citação – Citar referenciando ou citar reverenciando?

Objetivo:
Diferenciar o que é produção e reprodução de conhecimentos; Problematizar o processo criativo do trabalho intelectual.

Bibliografia:
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.


[Aula 3]
Expressão e impressão de nós no texto acadêmico – As emoções, a Arte e a Sociologia

Objetivo:
Identificar o papel das emoções e dos mundos da Arte na forma e no conteúdo da escrita acadêmica.

Bibliografia:
BARBALET, Jackes M. Emoção, teoria social e estrutura social. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. BECKER, Howard. Mundos da arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.


[Aula 4]
A escrita em ação – O que eu espero da escrita? O que ela espera de mim?

Objetivo:
Fornecer aos participantes ferramentas para aprimorar e enriquecer o processo criativo da escrita.

Bibliografia:
REZENDE, Camila R. A. Objetividade na escrita acadêmica – Reflexões interseccionais sobre corpos que escrevem. In: BERTOTTI, Bárbara Mendonça et al. (Orgs.) Gênero e resistência, volume 1: memórias do II encontro de pesquisa por/de/sobre mulheres [recurso eletrônico], Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.


Cronograma:

Inscrições:
De 12/05/2020 (Terça-feira) a 30/10/2020 (Sexta-feira)

Curso:
De 02/11/2020 (Segunda-feira) a 30/11/2020 (Segunda-feira)

+ info via WhatsApp

+ info via Facebook Messenger

Reservar vaga

plugins premium WordPress