NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ORIGINAIS E PUBLICAÇÃO DE LIVROS

I. APRESENTAÇÃO

A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (Editora CLAEC) recebe em regime de fluxo contínuo propostas para publicação de originais em livros digitais.

II. MODALIDADES DE PUBLICAÇÃO

Serão realizadas publicações de livros de caráter científico, técnico e artístico, em meio digital, na seguinte modalidade: Selo Editora CLAEC.

Caberá aos autores/organizadores indicar a modalidade e a área de publicação, mas caberá ao Conselho Editorial, a decisão final sobre a área e modalidade em que o livro, se aprovado, será incluído e publicado.

1 – Selo Editora CLAEC

Objetivo: Publicar digitalmente livros técnicos, científicos e artísticos de destacada relevância, para contribuir com o fortalecimento da pós-graduação, das pesquisas e dos estudos produzidos no âmbito do CLAEC, bem como, por consequência, para a elevação da qualidade editorial da Editora CLAEC. Esta modalidade compreende as seguintes áreas do conhecimento: Ciências HumanasCiências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Apreciação: As propostas são analisadas em sua viabilidade técnica e em seu mérito pelo Conselho Editorial da Editora CLAEC, formado por especialistas das diversas áreas de conhecimento, de diferentes universidades e instituições científicas do Brasil e do exterior.

Financiamento: Recursos da Editora CLAEC e do próprio autor/organizador, podendo também haver possibilidade de parceria com outra instituição/modalidade de fomento.

Disponibilização digital: A cargo da Editora CLAEC, com participação dos autores/organizadores. Os livros serão disponibilizados inicialmente no Catálogo da Editora CLAEC. Há a possibilidade de disponibilização em outros sites e bases de dados, gratuitas e/ou pagas, conforme interesse da Editora e do autor/organizador e mediante autorização da Editora CLAEC.

2 – Selo CLAEC e-Books 

ObjetivoSelecionar, editorar e publicar obras organizadas por pesquisadores experientes ou iniciantes, por meio de editais de seleção de artigos. Esta modalidade compreende publicações das seguintes grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Por meio da publicação de e-books, o selo propõe agregar, divulgar e promover maior acessibilidade e visibilidade a produções acadêmicas e culturais, publicadas de forma digital e em acesso aberto com excelência científica. 

Apreciação: As propostas são analisadas em sua viabilidade técnica e em seu mérito pelo organizador da obra e pelo Comitê Editorial da Editora CLAEC. 

Financiamento: Recursos do próprio autor. 

Disponibilização digital: A cargo da Editora CLAEC, com participação dos autores/organizadores. Os livros serão disponibilizados inicialmente no Catálogo da Editora CLAEC. Há a possibilidade de disponibilização em outros sites e bases de dados, gratuitas e/ou pagas, conforme interesse da Editora e do autor/organizador e mediante autorização da Editora CLAEC. 

3 – Selo ArtesLatinas 

Objetivo: Publicar obras de caráter artístico e literário, oferecendo oportunidade de publicação a artistas iniciantes e experientes. Considera a produção latino-americana, as manifestações culturais e expressões identitárias, em especial, obras voltadas ao público infantil e juvenil. 

Apreciação: As propostas são analisadas em sua viabilidade técnica e em seu mérito pelo Conselho Editorial da Editora CLAEC, formado por especialistas das diversas áreas de conhecimento, de diferentes universidades e instituições científicas do Brasil e do exterior. 

Financiamento: Recursos da Editora CLAEC e do próprio autor/organizador, podendo também haver possibilidade de parceria com outra instituição/modalidade de fomento. 

Disponibilização digital: A cargo da Editora CLAEC, com participação dos autores/organizadores. Os livros serão disponibilizados inicialmente no Catálogo da Editora CLAEC. Há a possibilidade de disponibilização em outros sites e bases de dados, gratuitas e/ou pagas, conforme interesse da Editora e do autor/organizador e mediante autorização da Editora CLAEC. 

III. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ORIGINAIS – SELO EDITORA CLAEC E SELO ARTESLATINAS (PARA CLAEC E-BOOKS CLIQUE AQUI)

1 – Ao apresentar o original, o autor/organizador deverá entregar pelo e-mail da Editora CLAEC (editora@claec.org) o formulário constante no Anexo I preenchido e assinado, informando seus dados e os dados do original. Se preferir, pode redigir um ofício (direcionado ao Conselho Editorial) em que informe os mesmos dados solicitados no formulário.

2 – Os autores/organizadores deverão ser os legítimos detentores dos direitos autorais do original submetido à Editora CLAEC.

3 – A obra, em sua integralidade, deve ser inédita.

Parágrafo único – São passíveis de análise pedidos de republicação de obras esgotadas, de difícil acesso e raras.

4 – Quando da apresentação dos originais, os autores/organizadores deverão entregar à Editora CLAEC, os Termos de Cessão de Direitos Autorais (vias originais e assinadas) referentes a todas as obras e partes de obras de terceiros (fotos, ilustrações, obras literárias, artigos que componham uma obra organizada etc.) porventura utilizadas na composição do original.

Parágrafo Único – Nesses Termos, os legítimos detentores dos direitos autorais devem autorizar, na forma de cessão gratuita: (a) que os autores/organizadores utilizem tais obras ou partes de obras na composição do livro apresentado à Editora CLAEC e (b) que a Editora CLAEC utilize tais obras ou partes de obras nas edições impressas e digitais do livro dos autores/organizadores, a ser publicado, distribuído, comercializado e disponibilizado pela Editora CLAEC, caso aprovado, nada havendo os legítimos detentores dos direitos autorais a requerer ou a receber a esse título.

Os modelos de Termos de Cessão de Direitos Autorais para texto e para imagem encontram-se, respectivamente, nos Anexos II e III.

Tais exigências se fazem em cumprimento à legislação sobre direitos autorais vigente no Brasil, Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

5 – Deve ser entregue uma via do original em arquivo digital, gravado em processador de texto Word formato DOC ou DOCX, sem qualquer identificação de autoria, inclusive os paratextos, sendo que os dados dos autores/organizadores devem ser informados diretamente na ficha do anexo.

6 – Os originais devem ser apresentados com a seguinte formatação:

• Margens de 2,5 cm nas bordas superior, inferior e laterais do papel A4;

• Fonte Times New Roman, tamanho 12 no corpo do texto; tamanho 10 nas citações com mais de três linhas; tamanho 10 nas notas de rodapé;

• Espaçamento entre linhas de 1,5 no corpo do texto e espaçamento simples nas citações com mais de três linhas e nas notas de rodapé;

• Alinhamento justificado pelas margens direita e esquerda no corpo do texto;

• As citações com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo destacado do corpo do texto e iniciado a 4 cm a partir da margem esquerda;

• Gráficos e tabelas deverão ser construídos no Word ou assemelhado;

• As imagens devem constar no arquivo de texto, em formato JPG, TIF ou EPS e em resolução mínima de 300 dpi.

6.1 – Os originais devem ser apresentados à Editora CLAEC de forma completa e definitiva, dentro da seguinte estrutura:

  •     páginas pré-textuais
  •     folha de rosto (nome do autor e/ou organizador, nome da obra, local)
  •     dedicatória (opcional)
  •     agradecimentos (opcional)
  •     epígrafe (opcional)
  •     listas (se necessário)
  •     sumário
  •     apresentação (pelo próprio autor) e/ou prefácio (por alguém convidado)
  •     textuais (texto, elementos de apoio e localização)
  •     pós-textuais (posfácio, referências, glossário, apêndices, anexos, índice)
  •     paratextos (textos de capa – orelhas e texto de quarta capa, conforme a coleção em que o livro será publicado – e minicurrículos dos autores/organizadores).
  • Fotos dos autores (com resolução de 300 dpi), opcional, porém desejável.

Caso haja alguma sugestão de imagem para a capa, esta deve ser informada à Editora CLAEC e entregue junto aos originais.

7 – Os originais devem ser apresentados já em texto dentro do padrão da norma culta do Português (ou da língua em que esteja escrito), com as citações e referências bibliográficas de acordo com a normalização da ABNT (NBR 10520 e NBR 6023).

Deve-se utilizar o sistema autor-data para indicar a fonte/referência das citações no texto. Por conseguinte, as notas de rodapé devem ser exclusivamente notas explicativas. Não devem ser utilizadas notas de fim.

8 – Os resultados de pesquisas (monografias, dissertações ou teses) devem ser apresentados já em texto cuja forma seja compatível com o formato livro, eliminando-se características estruturais ou outras marcas inerentes às pesquisas acadêmicas e consideradas dispensáveis e/ou indevidas em um livro, tais como: resumo, abstract e variantes; longos agradecimentos; excessiva subdivisão em seções e subseções (numeração progressiva); repetição de conceitos; reprodução da metodologia; citações em demasia; uso de remissivas no corpo do texto (ver capítulo tal, etc.); redação excessivamente personalizada pelo uso do pronome pessoal (seja na primeira pessoa do singular ou no plural majestático); entre outras.

9 – Caso o original apresentado não atenda a todos os itens anteriores, não será encaminhado para avaliação e será devolvido ao autor/organizador.

IV. SELEÇÃO DE ORIGINAIS

1 – Os originais são avaliados em sua viabilidade técnica pelo Conselho Editorial ou enviados a pareceristas Ah Hoc, de acordo com a área de conhecimento da obra (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes). O Conselho Editorial pode nomear pareceristas ad hoc sempre que necessário.

Cada original de obra será submetido a dois pareceristas.

2 – Com a emissão dos pareceres, a obra pode ser:

• Aprovada;

• Recomendada com sugestões ou restrições (há necessidade de retorno ao Conselho Editorial ou parecerista, que verificará se as alterações solicitadas foram corrigidas de acordo com o parecer; caso não sejam, a obra não é recomendada para publicação);

• Não recomendada.

Os pareceres passam pela aprovação final do Conselho Editorial.

V. PROCESSOS E PRAZOS DE APROVAÇÃO E PRODUÇÃO

Leitura, avaliação e emissão dos pareceres: até 03 (três) meses.

Retorno da obra pelo autor/organizador ao Conselho Editorial para cumprimento do parecer (caso a obra seja aprovada com sugestões ou recomendada com restrições): até 01 (um) mês.

Revisão de texto: até 02 (dois) meses.

Retorno do original ao autor/organizador para última correção: até 20 (vinte) dias (não sendo cumprido, a obra aguardará momento oportuno para reingressar no fluxo de produção).

Projeto gráfico: até 15 (quinze) dias.

Revisão final pelo autor/organizador: até 10 (dez) dias (não sendo cumprido, a obra terá que aguardar momento oportuno para novamente ingressar no fluxo de produção).

Requisição do ISBN e/ou ISSN e da Ficha Catalográfica: até 01 (um) mês.

Disponibilização no Repositório Institucional e distribuição em outros meios de divulgação: até 02 (dois) meses.

Prazo total para finalização: 10 (dez) meses.

O prazo poderá ser menor a depender das características da obra.

VI. PUBLICAÇÃO

1 – As publicações dos Selos Editorais serão publicadas em formato digital. O formato digital poderá ser disponibilizado gratuitamente, mediante autorização dos autores/organizadores, no Catálogo da Editora CLAEC.

2 – Os direitos autorais dos livros publicados serão cedidos à Editora CLAEC, a partir da publicação da primeira edição da obra, em termos assinados pela Editora CLAEC e pelos autores/organizadores, bem como pelos detentores dos direitos autorais das obras ou partes de obras utilizadas na composição do livro, na forma do item III.4 deste regulamento.

No caso das publicações digitais pagas, os autores/organizadores receberão remuneração com base nos livros efetivamente comercializados, conforme percentuais a serem indicados posteriormente no contrato de comercialização.

No caso das publicações digitais, que serão disponibilizadas gratuitamente no Catálogo da Editora CLAEC, os autores/organizadores nada terão a requerer ou a receber da Editora CLAEC a título de pagamento pelos direitos autorais contratados.

VII – DISPOSIÇÕES GERAIS

A Editora se reserva o direito de propor a publicação de obras consideradas de interesse, ouvido o Conselho Editorial.

ANEXOS:

ANEXO I – FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

ANEXO II – TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS EM OBRA COLETIVA E ORGANIZADA

ANEXO III – TERMO DE CESSÃO DE IMAGEM